• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Ram para 5900X

Santy

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
180/200€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Apenas ram.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1080p para já)
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Adobe Premire, AE, Blender, Photoshop, Illustrator)
c) Office / Navegação web / Filmes



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 ou 6 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
É o pc da descrição, mas vou mudar para os seguintes componentes:
Ryzen 9 5900X
MSI B550 Tomahawk
Rtx 3080

6) Vais fazer Overclock?
Provavelmente sim.


7) Contexto, comentários adicionais.
Tenho umas memórias gskill trident z 3000mhz cl16, e pelo que vi não são grande pistola para dar OC, e visto que os zen3 beneficiam bastante de ram mais rápida, pensei em dar upgrade. Para já só 16gb (assumo que 32gb com este orçamento não me arranje nada de especial certo?) , e queria algo que fosse adequado ao 5900X, e que fosse decente no OC.
Gostava que fosse algo com RGB, mas se houver algo superior sem RGB posso dispensar perfeitamente.
=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
o zen3 beneficia de tere 4 modulos mesmo que o cpu/motherboard nao permita quadchannel.
aponta para 4 modulos mesmo que seja 3400.

E ja agora, aconselho aguardares um pouco antes de avançares para a 3080, para ver que bixo é a novas amd.
 
o zen3 beneficia de tere 4 modulos mesmo que o cpu/motherboard nao permita quadchannel.
aponta para 4 modulos mesmo que seja 3400.

E ja agora, aconselho aguardares um pouco antes de avançares para a 3080, para ver que bixo é a novas amd.

É o que estou à espera. Em princípio devo ir mesmo para uma 3080 porque provavelmente o ray tracing vai ser superior, mas sim vou esperar (como se tivesse alternativa haha)
 
Compra mas é um monitor imo xD

Quanto à memória vou fazer copy paste do meu outro comentário:

Está provado que 4 ranks de memória podem dar até mais 10% de performance nos 5xxx.

Ou seja, 4 single rank sticks ou 2 dual rank sticks é o optimal. Quanto à velocidade e latência diria que 3200 14 a 3600 16 são o sweet spot em termos de preço/performance.
 
Se comprar uns 32gb de CRUBL2K8G36C16U4B (Crucial Ballistix 16GB DDR4 2x8GB 3600 CL16) valem a pena? E em termos de oc, consigo ajustar frequências e timings? Ou tenho opções melhores?
 
3600 cl16 é capaz de ser o sweet spot
mas pelo custo de 32gb , vé lá se esses 5~10% a mais em alguns jogos são bem empregues, se calhar uma grafica melhor não ficava muito longe e tinhas muitos mais benefícios.

IMO

workstation: 5900x + 32gb
gaming: 5600x + 16gb (preferencialmente 4x4 3600cl16)
 
3600 cl16 é capaz de ser o sweet spot
mas pelo custo de 32gb , vé lá se esses 5~10% a mais em alguns jogos são bem empregues, se calhar uma grafica melhor não ficava muito longe e tinhas muitos mais benefícios.

IMO

workstation: 5900x + 32gb
gaming: 5600x + 16gb (preferencialmente 4x4 3600cl16)

A gráfica vai ser em princípio uma 3080, mas também estou á espera das novas RDNA2 (como se tivesse alternativa a não ser esperar).
Faço algum trabalho de workstation, já algumas vezes que gastei quase os 16gb, portanto acho que já que vou dar upgrade vai ser já para 32gb.
Não sei se essas ballistix são boas, ou se tenho melhores pelo mesmo preço.
 
Última edição:
Back
Topo