RAM para portátil

rpedro5

Power Member
Boa tarde.

Tenho um acer5920g, com 2gb de RAM, mas estou a pensar alterar para 4 gb. Só que como não estou muito por dentro do assunto gostava que alguém me ajudasse.

Como sei se uma determinada RAM é compatível com o meu portatil?
Como sei qual é o maximo que posso meter no portatil?

Obrigado
 
O chipset presente na tua board permite 4GB de ram, no entanto podes ter de fazer um update à bios para suportar esses 4GB (o que não creio que seja necessário, visto no site do fabricante indicar que este portátil suporta 4GB de ram).

Terás de comprar duas slots de 2GB DRR2 667Mhz cada. Estas parece-me uma boa compra: Kingston DDR2 667.

Presumo que tenhas o Windows Vista 32bit instalado. Como podes procurar informar-te por limitações do Vista 32bit não iras dar uso aos totais 4GB de ram.

Instalando o SP1 do Vista de 32bits a memória irá aparecer no seu total em "O meu computador", isto porque ai é referida a memória total instalada no sistema, não a memória disponível para o SO.

Resumindo, para se poder usufruir de toda a memória de 4GB de ram temos de ter instalado o Vista 64bits, caso contrário com a edição de 32bits o SO apenas utiliza um máximo de 3.12GB (pode ser menos dependendo da configuração do portátil).
 
Atenção que isto dos 3.xx GB nada se deve ao vista, mas sim a qualquer sistema operativo de 32 bits. Seja ele o Vista, o XP... Linux, Mac OS, ... etc. Para aproveitares os 4GB tens de ter um SO que funcione a 64 bits (seja ele qual for).

Cumps
 
Atenção que isto dos 3.xx GB nada se deve ao vista, mas sim a qualquer sistema operativo de 32 bits. Seja ele o Vista, o XP... Linux, Mac OS, ... etc. Para aproveitares os 4GB tens de ter um SO que funcione a 64 bits (seja ele qual for).

Cumps

Existem distribuições de linux 32bits que conseguem endereçar mais do que 4gb de ram. No entanto para o utilizador penso que se quer aproveitar ao máximo a sua memória tem de ser com um Windows Vista de 64bits.
 
Com algumas artimanhas consegue-se sempre endereçar a memória, a questão é endereçá-la eficientemente. Não há só distribuições de linux que sendo de 32 bits conseguem endereçar mais de 4 gb, há também windows, e os Mac's eram conhecidos por isso também.

Usando o PAE da Intel até o windows 2000 faz isso.

Mas isto não invalida o que o JohnyC diz, se queres o controlo simples e eficiente da tua ram mete um SO a 64, pois um SO de 32 bits por definição usa sempre parte desses bits para endereçamentos internos.
 
Terás de comprar duas slots de 2GB DRR2 667Mhz cada. Estas parece-me uma boa compra: Kingston DDR2 667.
.
Preciso de comprar 2? ou posso comprar uma e juntar á minha?

Sim, o meu SO é de 32bit. Alguem me explica as diferenças?

Já agora o que é isso de Update á Bios?

Obrigado a todos
 
Back
Topo