1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ram?Para que serve exactamente?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por jogregopy, 25 de Dezembro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 1573)

  1. jogregopy

    jogregopy Power Member

    Olá pessoal! Desculpem esta pergunta parva mas gostava de saber em que aspectos o aumento de ram favorece o computador... Aumentando a ram o computador arranca mais rapidamente?Torna-se mais rápido a abrir os programas? Nota-se alguma mudança significativa aumentando a ram de um macbook core duo de 512 Mb para 2 Gb????
     
  2. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Faz esta introspecção para ti:

    De que te serve o cérebro (RAM) se apenas precisas de processador (Coração) ou da Motherboard (Sistema Nervoso)

    Se nao forem bem 'capacitado' do cérebro trabalhas mais depressa ou menos depressa?
     
  3. abuso

    abuso Power Member

    Da wikipedia:
    Se não tiveres RAM suficiente para os programas que estás a correr o sistema operativo vai ter de guardar o excedente no disco rígido que é muito mais lento que a RAM, assim sendo, o aumento de RAM trás sempre beneficios, mas só os notas até um certo ponto, se nunca excederes a quantidade de RAM que tens instalada não vais sentir diferenças se instalares mais.

    Quanto ao aumento de RAM que referes para o MacBook, claro que vais sentir diferença em termos de performance, até o salto para apenas 1 Gb já é sifnificativo, aliás nem percebo porque razão a Apple não colocou 1 Gb na configuração base.

    Como curiosidade deixo este video que mostra a performance de MacBook de 2.0 Ghz com 2Gb de RAM: http://www.youtube.com/watch?v=BxdK-bZQ698
     
    Última edição: 25 de Dezembro de 2006
  4. denmarkknight

    denmarkknight Power Member

    Não é a comparação mais correcta de todo, especialmente em termos fisiológicos.
     
  5. Sox

    Sox Power Member

    Lol, e quando é que uma comparação entre informática e anatomia humana pode ser bem feita?
     
    Última edição: 26 de Dezembro de 2006
  6. jogregopy

    jogregopy Power Member

    Obrigado pessoal pelas respostas... COntinuação de um bom natal :D
     
  7. bsod

    bsod Power Member

    Aproveito o tópico iniciado para meter isto: quando meti mais 512 MB no meu iMac, notei que o startup ficou bastante mais lento (no uso normal está óptimo, muito melhor...). Será por ter de testar mais RAM? Ele demora-se tanto na parte cinzenta da maçã (que substituiu o happy mac :() como na parte Welcome to Mac OS X, portanto não pode ser só testes...

    Além disso, o iBook da minha mãe tb é assim: o tipo q lhe vendeu o computador, disse que o startup era mt mais rápido com os 128 MB de origem do que com os 640 MB da expansão... é prática corrente nos Macs isso acontecer? Tal nunca ocorreu nos meus Macs "velhos"! :)
     
  8. metabolic

    metabolic Power Member

    Eu pus mais 512Mb no meu (fiquei com 1Gb) e não notei/noto nada disso. Não sei lol. Macbook Pro here.
     
  9. Ricardo.RPL

    Ricardo.RPL Power Member

    Por acaso, parece-me que o meu iMac está mais lento a ligar agora do que quando o comprei, em que nem dava para ler o que estava escrito naquela janela inicial. Não fiz updates à RAM, o que me leva a pensar que foi qualquer definição que se mudou (@bsod: poderá ter sido isso que te aconteceu?).
     
  10. John'Z

    John'Z Power Member

    Por exemplo: Tens 20 paginas web abertas, cada uma ocupa ram! Imagina que tem outros programas abertos mais ram é ocupada... Se tiveres 512Mb ficas com um X de ram disponivel, se tiveres 1Gb, 2Gb, ficas com um X de ram disponivel muito maior, ou seja o pc nao fica lento...


    Cumps
     
  11. Sox

    Sox Power Member

    Se calhar foi de algum update ao sistema.
     
  12. Ola pessoal. Acabei de comprar um macbook desses novos, brancos. windows sinto me em casa. aki nem pouco mais ou menos. precisava de um "santo" que me ajudasse com maior interactividade. um gajo mmo porreiro ke se disponibilizasse a me dar o mail para o poder melgar no msn. so em coisas BASICAS. so preciso saber a base, o resto aprendo sozinho. se alguma alma caridosa me puder enviar uma mesnagem privada com mail... ficar lhe ei eternamente grato. muito obrigado, feliz natal a todos.
     
  13. abc

    abc [email protected] Member

    No meu, sempre que o desligo à bruta sem shutdown o gajo demora muito mais tempo do que é normal e sempre o fez em tais circunstâncias. Parece-me que antes de meter 2GB (tinha apenas 512MB) o boot era bem mais rápido nestas circunstâncias especiais.

    Ele claramente faz um special boot quando é desligado à bruta, percebi isso por me aparecer uma pasta chamada "Damaged Files" na root folder bem como outras subtilezas que não vale a pena levantar aqui.

    É um PowerBook 17''.
     
  14. bsod

    bsod Power Member

    Realmente, quando ia "à bruta" ficava imenso tempo a remoer. Mas se calhar preciso de fazer algumas rotinas de optimização... vou ver se trato disso ;)
     
  15. Watermelon

    Watermelon Power Member

    Quando tenho um boot lento (muito raramente), arranco em Safe Mode e corro o Applejack ;) Depois disso, voa outra vez :-D
     
  16. JPCarvalhinho

    JPCarvalhinho Colaborador
    Staff Member

    Melhor analogia da memória é pensares num escritório...

    Tens os teus documentos guardados em pastas e dossiers, arrumados num armário (Disco rígido)

    Tens em cima da mesa (memória) os documentos que estás a trabalhar bem como as ferramentas que usas normalmente como o telefone, o teclado, o monitor, uma ou outra pasta, etc...

    E tu és o processador... que fazes o trabalho de moiro!


    Quanto maior for a mesa (memória) mais documentos podes ter abertos assim como outras ferramentas que no momento não estás a precisar mas podes vir a precisar em qualquer altura...

    Acho que é bem mais explicativo desta forma...

    Latrine
     
  17. bruno_eg

    bruno_eg Banido

    lol, daqui a pouco temos uma aula de Sistemas Operativos neste tópico.

    Resumindo: Mais é bom, o que não implica que tenha que melhorar a performance.

    Acho que o Mac OS X com 512MB não corre como deve ser, mesmo para uso normal, neste caso recomendo o mínimo de 1GB. Será que "morres" com os 512mb... claro que não.
    A mudança de 1GB para 2GB só sentirás diferença de acordo com o trabalho que faças, para os profissionais de edição de imagem e video por exemplo, os 2GB são poucos. E para mim que gostos (e as vezes tenho) que corre outro SO pelo Parallels, os 2GB dão bastante jeito.
     

Partilhar esta Página