1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAM upgrade - 512 ou 1Gb?

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por whitex, 19 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 33; Visualizações: 2186)

1. whitex

whitex Power Member

Boas!

Antes de mais, deixem-me dizer que não encontrei nenhum tópico relacionado com o assunto, razão pela qual decidi criar um novo.

Quando comprei o meu iBook G4 (1,42 Ghz, 512Mb RAM) fiquei francamente impressionado com a performance. Podia ter 6/ 7 aplicações abertas que não notava diferença praticamente nenhuma no desempenho de cada uma delas, ou do próprio sistema. Até cheguei a impressionar algumas pessoas com o Exposé cheio de janelas e vídeos. Acontece que, à medida que fui enchendo os disco e instalando mais e mais apps, noto que isto se começa a arrastar um bocado; nada de significativo, mas gostaria de voltar aos "tempos áureos". Ora, a grande dúvida está entre 512Mb ou 1Gb, já que o iBook só tem 1 slot de expansão e a diferença de preço entre ambas é... alguma coisa.

Para usar essencialmente com Messenger, Mail, iPhoto, Garage Band, iTunes, Azureus, Firefox, VLC, Word, dashboard com 2 ou 3 widgets e um Photoshop ocasional (e um ou outro jogo) acham que vou notar uma diferença que compense os $60-70 a mais? Fica a pergunta.

Ah, e parabéns pelo Forum. Dá gosto ver tanto Mac User português :beerchug:

2. ajax

ajax Banido

Isso não tem discussão. 1 Giga claro e sem espinhas!

3. augusto.ivo

augusto.ivo Power Member

1GB. Sem duvidas possiveis

4. Xeon3D

Xeon3D 1st Folding then Sex

1Gb... Upgrades de RAM, é sempre ao máximo que a carteira disponha... então em Mac..

5. Romani48

Romani48 Power Member

até digo mais... vende os 512 e compra masé 2x1Gb... :D

nao, mas se podes comprar 1Gb claro e sim a diferença é grande, desde o arranque do sistema, as aplicações passando pelo tempo de resposta dos programas, é sempre o melhor...

6. johncool

johncool Power Member

Os iBooks só têm uma slot disponível. A memória de origem vem soldada na motherboard.

7. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

a menos que penses trocar de computador nos próximos tempo, aconselho-te 1GB. se não corres o risco de mais tarde achares que o mac está outra vez lento e ter que comprar na mesma 1GB.

8. Romani48

Romani48 Power Member

eu sei tava so a ser sarcastico :P lol

cumps

9. whitex

whitex Power Member

Bem, estou a ver que só me resta mesmo juntar mais uns cobres. Já agora, não há mais do que 1Gb? Há algum limite (dizem que é 1,5Gb, há alguma razão para isto?)?

10. bruno_eg

bruno_eg Banido

Talvez limitação da motherboard.
    Compra 1GB que vale apena. Na Crucial costumam ter bons preços.

11. Também tenho uma duvida parecida, Tenho um Macbook com 512 de ram, quero aumentar a ram, numa primeira altura comprar um slot de 1 giga e mais tarde outro para ficar com 2 gica de ram.
    A minha duvida é se ao meter o slot de 1 giga devo retirar os dois slots já existentes ou posso ficar com um de 256 mb e o outro de 1 G.

12. RaaR

RaaR Power Member

Podes ficar com um de 256MB e outro de 1GB.

13. whitex

whitex Power Member

Boas!

Fiz o que aconselharam e mandei vir 1GB da Crucial. Deve chegar 2a (espero eu). Só há uma coisa que me está a preocupar: todos os guias de instalação falam em electricidade estática e dizem que isso pode estragar a placa de RAM/ o próprio computador. Acontece que eu não consigo perceber o que significam as recomendações. Alguém que já tenha feito isto pode dar uma ajuda?

14. inlogic

inlogic Power Member

Não te preocupes com a electricidade estática, desde que a corrente esteja cortada toda e qualquer electricidade que tu possas passar ao equipamento é irrisível. Portanto, quando fores instalar a RAM ceritifica-te que não existe corrente no portátil, bateria, cabo de alimentação e tal e se ainda quiseres ir ao limite veste umas luvas de latex :-D

15. OldMan

OldMan Power Member

creio que para combater a hipotese de haver uma discarga de eletricidade estatica para o que quer que seja basta usares umas luvas de borracha

edit: ja vim atrasado :)

16. BlackRiver

BlackRiver Power Member

Are you crazy???

Tens razão quando dizes que a corrente tem que estar cortada. Mas a electricidade que possas passar aos módulos de memória ou mesmo ao computador não é assim tão isenta de riscos.

@whitex desliga o portátil do transformador e tira a bateria antes de colocares a RAM (ou mesmo se tivesses RAM antiga).
    Quanto à electricidade estática acumulada no teu corpo, podes usar as luvas que já referiram e se descarregares a tua carga numa superfície metálica também não perdes nada (antes de colocares as luvas).

O problema da electricidade que vamos acumulando no corpo (ao andarmos por exemplo) é que se tocas (ou mesmo apenas aproximares a mão) numa parte metálica da RAM corres o risco de descarregar em cima da memória e estragar alguns circuitos integrados. Por isso é que te aconselho a descarregares primeiro numa superfície metálica e a usares alguma protecção, tentanto sempre não tocar nas partes metálicas da RAM.

Tenho colegas que já montaram vários computadores de raíz e nunca se preocuparam muito com a electricidade estática e sempre tiveram sorte porque nunca se estragou nada. Mas eu prefiro sempre não arriscar, principalmente porque estas coisas não são baratas :)

Boa sorte e depois conta o resultado

17. pr0p

pr0p Power Member

Há mts problemas de incompatibilidade de rams com os G4's?

18. Sox

Sox Power Member

Desde que compres a memória correcta não deverá haver problema.

19. pr0p

pr0p Power Member

A minha questão é se qq ram SO-DDR funciona, ou apenas as Crucial?

20. johncool

johncool Power Member

Eu tinha um módulo Kingston no meu Powerbook G4.

Partilhar esta Página