RAM upgrade - 512 ou 1Gb?

whitex

Power Member
Boas!

Antes de mais, deixem-me dizer que não encontrei nenhum tópico relacionado com o assunto, razão pela qual decidi criar um novo.

Quando comprei o meu iBook G4 (1,42 Ghz, 512Mb RAM) fiquei francamente impressionado com a performance. Podia ter 6/ 7 aplicações abertas que não notava diferença praticamente nenhuma no desempenho de cada uma delas, ou do próprio sistema. Até cheguei a impressionar algumas pessoas com o Exposé cheio de janelas e vídeos. Acontece que, à medida que fui enchendo os disco e instalando mais e mais apps, noto que isto se começa a arrastar um bocado; nada de significativo, mas gostaria de voltar aos "tempos áureos". Ora, a grande dúvida está entre 512Mb ou 1Gb, já que o iBook só tem 1 slot de expansão e a diferença de preço entre ambas é... alguma coisa.

Para usar essencialmente com Messenger, Mail, iPhoto, Garage Band, iTunes, Azureus, Firefox, VLC, Word, dashboard com 2 ou 3 widgets e um Photoshop ocasional (e um ou outro jogo) acham que vou notar uma diferença que compense os $60-70 a mais? Fica a pergunta.

Ah, e parabéns pelo Forum. Dá gosto ver tanto Mac User português :beerchug:
 
até digo mais... vende os 512 e compra masé 2x1Gb... :D

nao, mas se podes comprar 1Gb claro e sim a diferença é grande, desde o arranque do sistema, as aplicações passando pelo tempo de resposta dos programas, é sempre o melhor...
 
a menos que penses trocar de computador nos próximos tempo, aconselho-te 1GB. se não corres o risco de mais tarde achares que o mac está outra vez lento e ter que comprar na mesma 1GB.
 
Bem, estou a ver que só me resta mesmo juntar mais uns cobres. Já agora, não há mais do que 1Gb? Há algum limite (dizem que é 1,5Gb, há alguma razão para isto?)?
 
Também tenho uma duvida parecida, Tenho um Macbook com 512 de ram, quero aumentar a ram, numa primeira altura comprar um slot de 1 giga e mais tarde outro para ficar com 2 gica de ram.
A minha duvida é se ao meter o slot de 1 giga devo retirar os dois slots já existentes ou posso ficar com um de 256 mb e o outro de 1 G.
 
Também tenho uma duvida parecida, Tenho um Macbook com 512 de ram, quero aumentar a ram, numa primeira altura comprar um slot de 1 giga e mais tarde outro para ficar com 2 gica de ram.
A minha duvida é se ao meter o slot de 1 giga devo retirar os dois slots já existentes ou posso ficar com um de 256 mb e o outro de 1 G.

Podes ficar com um de 256MB e outro de 1GB.
 
Boas!

Fiz o que aconselharam e mandei vir 1GB da Crucial. Deve chegar 2a (espero eu). Só há uma coisa que me está a preocupar: todos os guias de instalação falam em electricidade estática e dizem que isso pode estragar a placa de RAM/ o próprio computador. Acontece que eu não consigo perceber o que significam as recomendações. Alguém que já tenha feito isto pode dar uma ajuda?
 
Boas!

Fiz o que aconselharam e mandei vir 1GB da Crucial. Deve chegar 2a (espero eu). Só há uma coisa que me está a preocupar: todos os guias de instalação falam em electricidade estática e dizem que isso pode estragar a placa de RAM/ o próprio computador. Acontece que eu não consigo perceber o que significam as recomendações. Alguém que já tenha feito isto pode dar uma ajuda?

Não te preocupes com a electricidade estática, desde que a corrente esteja cortada toda e qualquer electricidade que tu possas passar ao equipamento é irrisível. Portanto, quando fores instalar a RAM ceritifica-te que não existe corrente no portátil, bateria, cabo de alimentação e tal e se ainda quiseres ir ao limite veste umas luvas de latex :-D
 
creio que para combater a hipotese de haver uma discarga de eletricidade estatica para o que quer que seja basta usares umas luvas de borracha

edit: ja vim atrasado :)
 
Não te preocupes com a electricidade estática, desde que a corrente esteja cortada toda e qualquer electricidade que tu possas passar ao equipamento é irrisível. Portanto, quando fores instalar a RAM ceritifica-te que não existe corrente no portátil, bateria, cabo de alimentação e tal e se ainda quiseres ir ao limite veste umas luvas de latex :-D

Are you crazy???

Tens razão quando dizes que a corrente tem que estar cortada. Mas a electricidade que possas passar aos módulos de memória ou mesmo ao computador não é assim tão isenta de riscos.

@whitex desliga o portátil do transformador e tira a bateria antes de colocares a RAM (ou mesmo se tivesses RAM antiga).
Quanto à electricidade estática acumulada no teu corpo, podes usar as luvas que já referiram e se descarregares a tua carga numa superfície metálica também não perdes nada (antes de colocares as luvas).

O problema da electricidade que vamos acumulando no corpo (ao andarmos por exemplo) é que se tocas (ou mesmo apenas aproximares a mão) numa parte metálica da RAM corres o risco de descarregar em cima da memória e estragar alguns circuitos integrados. Por isso é que te aconselho a descarregares primeiro numa superfície metálica e a usares alguma protecção, tentanto sempre não tocar nas partes metálicas da RAM.

Tenho colegas que já montaram vários computadores de raíz e nunca se preocuparam muito com a electricidade estática e sempre tiveram sorte porque nunca se estragou nada. Mas eu prefiro sempre não arriscar, principalmente porque estas coisas não são baratas :)

Boa sorte e depois conta o resultado
 
Back
Topo