Problema RAM Upgrade | Mem test OK | Windows 7/8 BSOD

PJTuga

Power Member
Boas pessoal,

Tenho um Chronos 7, NP700Z5A-S01PT com:
i7-2675QM
6Gb RAM - 4Gb soldados a board + 1 modulo de 2Gb

Decidi trocar o modulo de 2Gb por um de 8Gb.
Segundo a página da intel, o processador suporta apenas DDR3 1066/1333.
Mas quando fui a loja comprar, apenas tinham uma DDR3 1600Mhz disponível. Pelo que tinha lido, a memoria iria funcionar, mas apenas a 1333Mhz.
Acabei por comprar uma CORSAIR PC3-12800 1600MHZ 8GB VENGEANCE CL10 SO-DIMM DDR3

Após instalar a memória no portátil comecei a ter BSOD, cada vez uma causa de erro diferente. Tanto o windows 7 como 8 dão BSOD com esta memoria.
Corri o memtest 86+ (uma versão já antiga, não verifiquei se havia mais recentes) durante +/- 30min e não acusou nenhum erro.
Corri o teste de memoria do windows e também não se queixou.

Experimentei também a memoria noutro portátil que tenho cá em casa (Toshiba), mas que tem o mesmo processador e o resultado foi o mesmo.
Uma curiosidade, o portatil toshiba, tem memórias da samsung.

Qual será a causa do problema? Será problema de compatibilidade entre a Corsair e memoria samsung?
Problema de compatibilidade entre memoria e processador?
Ou o será mesmo a memoria com defeito?

O que me aconselham fazer?
Terei o direito de devolver a memória à loja/trocar por outra?

Obrigado,
Paulo
 
Boas,

Só para avisar que já descobri o problema.
Testei a memória no portátil do trabalho que é compatível com DDR3 1600Mhz e este deu kernel panic!
Testei também memória do pc do trabalho no meu portátil pessoal e funcionou sem problemas.

Conclusão: Memoria Corsair com defeito!
Só não consigo perceber como é que tanto o teste de memoria do windows como o memtest não se queixaram.
 
Back
Topo