• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Ram - Upgrade memória ou velocidade

doi.t

Power Member
Bom dia,

Fiz recentemente um upgrade geral ao pc, apenas não troquei as memórias ram.

Neste momento estou com 2x8gb 2400mhz e estou na dúvida se troque agora estes 2 sticks para apenas 16gb mas a 2933Mhz e mais tarde fazer o upgrade para 32gb ou se mantenha as que tenho e invista em mais 2x8gb fazendo já os 32gb mas apenas com 2400mhz. Nos benchmarks do lumion e pelas specs recomendadas pelo vectorworks, os 16gb já começam a ser limitados daí estar agora na dúvida.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
80€, na próxima semana

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Um componente - RAM

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - Project Cars 2, Assetto Corsa Competizione, F1, Red Dead Redemption 2, Battlefield, entre esse genero
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) - Lumion, Vectorworks, Autocad, Sketchup, Photoshop, Illustrator


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Só daqui a 2 gerações de CPU

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
I7 10700
RTX 3070
2x8GB 2400Mhz G.Skill Aegis
B460 D3h

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).



d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> 1x16Gb ou 2x8gb com mais velocidade ou 2x8Gb a 2400mhz


11) Contexto, comentários adicionais.
A Moba pelo que vi só suporta até 2933Mhz, dito isto na vossa opinião, é melhor manter o que tenho actual e investir num par igual fazendo os 32Gb mas com 2400mhz ou é melhor trocar a ram e investir para já em 16gb a 2933mhz fazendo o upgrade para 32gb mais tarde?

Obrigado desde já
 
Pois na altura só tinha mesmo esta disponível... Agora não vou investir numa nova board ahah sendo assim, opto então por mais 2x8gb a 2400mhz. Thanks!
 
Mudares de 16gb para 32gb não te vai dar performance nenhuma em gaming. A não ser que sejas jogador de microsoft flight simulator..
Pode ser vantajoso para o teu trabalho, isso tens que ser tu a avaliar.

Agora, a tua board b460 só suporta memorias até 2666mhz, o que podes fazer é subir as tuas memorias de 2400hmz para 2666 que não deve ser difícil.

De resto, não há mais nada a fazer, a não ser que facas upgrade á board. As tuas opções nessa área seriam uma z490 ou b560.
 
O gaming pouco interessa neste caso, sei que para já os 16gb chegam. É mais para trabalho mesmo, nomeadamente com Vectorworks e Lumion e como li nas especificações da board que suporta até 2933mhz com os I7/I9 dai ter falado nisso. Sendo assim, vou para as 2x8gb 2400mhz.

O problema de me atirar já para 2x16gb é que sai muito caro e neste momento não tenho dinheiro para isso. Estava a pensar aproveitar o upgrade agora porque estou com uma nota de crédito aqui parada e caso fosse necessário metia mais uns € em cima. Mas mais quase 100, já sai muito fora do orçamento.
 
nem tinha visto que tinhas um i7 na b460, nesse caso sim, podes ter velocidades até 2933.

Nesse caso sempre podes comprar um kit igual 2x8gb e tentas subir as memorias, não sabendo eu a capacidade de OC delas nem a capacidade de oc dessa board com esse cpu diria que deves conseguir pelo menos 2666.

Fazer OC a ram é... trabalhoso em muitos casos, dai terem-te sugerido já por os 32gb a uma velocidade superior, deixavas de ficar limitado pelos teus kits atuais, misturar rams e velocidades também não é aconselhado.

Em conclusão, se queres mesmo 32GB na tua build e não te interessa investir tanto em ram o que faria no teu lugar era arranjar um kit 2x8gb igual ao que tens e tentares por tudo a 2666mhz como um primeiro passo que não deve ser nada difícil, acredito que ainda de para mais um bocado mas precisarás de tempo com trial & error para ver os limites delas.
 
Back
Topo