Dúvida Ramdisk

Gadelhass

Power Member
Viva;

Após uns post trocados com o utilizador JUDAS, e alguma leitura sobre o assunto, qual o software, mais indicado e estávél, para fazer um Disco Virtual com o "excesso" de RAM. Quando digo Excesso, são os gigas amais que o XP 32Bits não reconhece!

E já agora, para quem utiliza este sistema, quais as vossas opiniões??

Melhores Cumprimentos
Gadelhas
 
Viva;

Após uns post trocados com o utilizador JUDAS, e alguma leitura sobre o assunto, qual o software, mais indicado e estávél, para fazer um Disco Virtual com o "excesso" de RAM. Quando digo Excesso, são os gigas amais que o XP 32Bits não reconhece!

E já agora, para quem utiliza este sistema, quais as vossas opiniões??

Melhores Cumprimentos
Gadelhas


boas, acho que estás um pouco equivocado, quanto ao RAMDISK, o programa é para fazer um disco virtual no HDD para usar como cache ao inves do sistema recorrer a ram fisica, quando necessitas de rapidez em alguns programas que recorram muita a cache durante o seu funcionamento...

portanto não tem nada haver com a ram que tens desponivel e o windows não reconhece, se tens 4gb e ele só reconhece 3.5gb de ram, e faltam 500mb que ele não reconhece, assim vai ficar na mesma, com ou sem ramdisk, só com um sistema 64bits é que fazes o uso total da ram fisica instalada...

no entanto o programa é bom para pc's mais antigos, com pouca memoria, nos pc's actuais, isso já não faz lá nada, ou melhor nem aqueçe nem arrefece, pois a influencia nem se nota...


existe situações em que o ppl que testou ainda ficou pior no desenpenho do que sem ter o ramdisk a funcionar, pois ele vai basear a cache na ram fisica existente, logo vai roubar ram para a drive virtual...



touromelga....
 


vamos lá ver o ramdisk cria uma driver virtual no disco hdd, para instalares o programa no momento, acelera o acesso a cache o programa que está na drive virtual ,mas depois quando fazes shutdown, lá se foi tudo ao ar, mesmo para jogos, tem os seus snãos, dai a eu dizer que em maquinaria recente com grandes recursos isso não aquece nem arrefece...

quanto aos links eu já tinha visto todos, pois tambem já testei e fiquei na mesma, alem do mais no ultimo link durante a discussão, é mensionado este factor que eu mensiono...

touromelga...
 
Ele cria uma drive virtual mas não no hdd, mas sim com o espço de ram supostamente em excesso. E sim quando faço shtudown, vai tudo ao ar, mas a ideia é essa mesma é só usado para guardar coisas de momento. Além hà programas que guardam uma imagem desse disco no shutdown, caso seja necessário.
Mas já agora, já utilizaste algum?? se sim qual? Eu tenho dois p/ testar, mas existe tantos!!!
 
Utilizo o Gavotte Ramdisk (o 1º do teus links).

Fácil de instalar e de configurar. Utilizo o RAMDisk para navegação na Net com excelentes resultados. Para tal basta definir os Ficheiros Temporários da Internet para o disco virtual R:\ (por defeito é este). Consoante a RAM disponível que tenhas define o tamanho desse disco. É recomendado não exceder 1/4 da RAM total.

Tem duas vantagens: como os ficheiros são colocados na RAM a navegação pode ser mais rápida (o carregamento dos temporários é elevada); não existe necessidade de eliminar os temp. da Internet; o disco é poupado de gravar fich. sempre que navegamos, evitando trabalho ao disco.

Recomendo.
 
Back
Topo