Avaria Rampage Formula DET-DRAM

fabio-8800gts

Power Member
Tenho uma Rampage Formula que durante uns tempos teve watercooling. Retirei o watercooling porque andava a suspeitar dp que vou dizer a seguir. De vez em quando o pc bloqueava e ao reiniciar aparecia o erro DET-DRAM. Eu tirava e metia as memórias e tudo ok mais uns tempos. Agora o problema persiste.
Tenho neste pc 2 modulos Corsair CM2X1024-6400C4 e 2 módulos Corsair CM2X1024-6400C5DHX. Estas memórias testadas noutro pc com MEMTEST86 estão ok e passam sem erros. Na rampage formula nada o faz arrancar agora com essas 4.

Apenas consegui arrancar com outra memória Corsair CM2X1024-6400 que tenho além das de cima. Tenho também uma Kingston de 1 GB 533MHz que não arranca e outra Kingston de 512MB a 667MHz que também não faz o pc arrancar.

Sinceramente não sei o que se passa aqui. Bios actualizada e tudo. Cheira-me a problema nos barramentos e não das memórias uma vez que ssas dão outros pcs sem problema algum. Ou será que tenho que mudar alguns valores na BIOS?


Obrigado
 
Utilização de todos as slots de uma motherboard pode originar alguns problemas.
Já viste no manual da board se essa configuração é aceite pela capacidade de endereçamento dela ?
 
Concordo que a utilização dos 4 slots possa trazer erros. Tive a ver o manual da motherboard. Posso colocar 2 GB em cada módulo totalizando 8 GB no máximo suportados.
Tive a ver os modos suportados e tenho 4 opções:

Ter 1 módulo no 1º slot A1
Ter 1 módulo no 3º slot B1
Ter 1 módulo no 1º slot A1 e no 3º slot B1
Ter 1 módulo em cada slot.

Tive a ler outra situação.
"Due to chipset limitation DDR2-800 with CL4 will be downgraded to run at DDR2-667 by default setting"
Tenho duas memórias com temporização 4-4-4-15 se não me engano enquanto as outras tem uma temporização diferente. Não me admiro nada de isto estar a fazer conflicto.

Tenho lá apenas um módulo. Vou me deixar andar assim um tempo ou então vou meter mais dois e testar durante uns bons meses a ver o comportamento. Obrigado
 
Com apenas um módulo de 1 Gb da coirsair DDR2 Pc6400 o pc fica ok. Tem temporização 5-5-5-15
Ontem meti lhe duas memórias também de 1 GB cada DDR2 PC6400 mas com temporização 4-4-4-12 O pc ainda funcionou bem mas hoje a ligar outra vez o erro DET DRAM tive de tirar essas duas e voltou a arrancar.

Penso que quando coloco estas memórias devido ao que diz no manual que memórias com CL 4 são baixadas para 667 MHzficado com duas a 667 MHZ e uma a 800MHz e faz conflicto. terei de colocar aqui memórias com temporizações 5-5-5-15 como a outra que tenho certo? Recomendam me a ter todas as memórias com as mesmas temporizações?

Obrigado
 
Back
Topo