1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Random PC Freeze and Reboot

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tivie, 29 de Agosto de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 868)

1. Bem, fartei-me de ver posts neste forum acerca de PCs que reiniciam e freezam sozinhos, mas nenhum se enquadra bem no meu caso, por isso decidi postar aqui o meu problema.

Recentemente adquiri um equipamento velhito de um familiar. Era um Highscreen da Vobis. As specs são as seguintes (aquilo que consegui descobrir):

Mobo - Jetway Infofield P4M266 - 8235 Chipset VIA
    Fonte de Alimentação: Deer DR-B300ATX
    CPU - Pentium 4 2,5Mhz
    RAM - 2x256 Mbs (pelo slot sei que é DDR mas não sei mais nada O_o)
    Grafica - Geforce 4 MX 440 AGP (não vinha de origem, a placa original não faço ideia)
    Disco - Maxtor 120 Gbs (que tb meti visto o ouro estar frito)
    Placa de Som Crative Live 1024 Player (tb meti de um pc velho que tinha)
    Duas drives DVD-RW da LG
    Placa de tv da hauppage PCI
    Placa Wireless PCI da USRobotics PCI

O que se passa é que o PC, volta e meia, freeza e reinicia. Posso estar a fazer algo que puxe mais por ele, ou só a escrever um mail, ele reinicia. Parece completamente ao acaso. Ás vezes, depois de freezar e reiniciar, quando entro no windows dá um quadro azul. Outras vezes fica bem. Ás vezes aguenta-se 2 ou 3 horas ligado. Outras vezes nem 5 minutos.
    A temperatura está porreira, por isso não é por excesso de calor.

Já experimentei trocar a grafica, tirar todas as outras placas PCI, as drives de CDROM, meter cada placa da RAM em separado e o problema mantem-se. Já corri vários programas de diagnostico: Checkit Diagnostics, Micro-scope, etc... e não detectam nenhum problema. Alguma sugestão?

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Talvez seja a fonte de alimentação.

Já correste um memtest para testar mesmo as memórias?

3. Kamipt

Kamipt Power Member

E vê se consegues apanhar algo nos logs do eventviewer , start/run/eventvwr.msc

4. Obrigado pelas sugestões!

O logevent não diz nada de especial. E os programas de diagnostico que usei fizeram o hard test da memória RAM. Ainda n experimentei o memtest mas acho que não custa nada tentar.
    Quanto à fonte de alimentação, pode estar a dar o berro, de facto, mas não tenho outra de P4 para testar com esta Mobo e não me apetecia estar a dar 40€ por uma nova sem ter a certeza que me resolvia o problema. Há alguma maneira de verificar a fonte de alimentação sem testar com uma nova?

5. nelsondac

nelsondac Power Member

usas outra igual.. emprestada ou assim... ou compra OEM... uns 15€...

6. bem, n consegui encontrar ninguem com uma fonte para p4, n sei porque. A maior parte do people tem AMD e as fontes não davam porque lhe falta uma das entradas de power (uma entrada pequena de 4 pinos que liga perto do processador).
    Fartei-me de procurar na net e não encontrei nenhum programa de diagnostico de fontes de alimentação. Sinceramente, nem sei bem o que procurar. Se calhar um medidor de voltagem ou assim. Ninguém sabe de nada?

Partilhar esta Página