Random Reboots e Monitor sem sinal

brabed

Power Member
Boas malta,

nos passados dias o meu pc tem estado com um problema recorrente e que ocorre diversas vezes e após um tempo de uso aleatório (as vezes 5 min outras 30 min ou mais). Quando estou a jogar o monitor perde o signal (No signal, uso displayport) e o computador reinicia-se sozinho após pouco tempo ou mantém-se ligado sem imagem forçando um hard reset. Já tentei conectar nesse momento um outro monitor com HDMI (está avariado só consigo ver 30% de imagem) mas também dá sem sinal.

Também denoto que antes de reiniciar os meus phones emitem o som de como tivessem sido disconectados/conectados novamente.
Já tentei solucionar o problema mas todos os esforços não resolveram a situação.

1. Já testei a GPU num outro PC que tenho e após algumas horas a jogar não ocorreu este problema (sempre com o mesmo Cabo DisplayPort e Monitor).
2. Corri DDU e instalei diversas drivers (recuei a drivers desde o início deste ano e nada resolvido). Algumas das versões, quando crasha as drivers dão unistall.
3. Testei individualmente com cada stick de ram e persiste.

SPECS:
AMD 2600
MSI B450 Mortar
XFX RX570 8gb
Corsair 2x8Gb 3200 MHz
Seasonic S12III 550W


Só me falta mesmo testar a PSU que estava a pensar fazê-lo este fim de semana. Poderá ser uma falha neste componente?
Não testei HDD, só corri o crystaldiskinfo que retorna resultado saudável.

Há alguma forma de obter um reporte de ultimos erros no PC? A bord tem o EZDebug mas não mostra nenhuma luzinha portanto todos os componentes passam o teste inicial.
Alguém tem alguma dica/sugestão/ideia do que poderá se estar a passar com o sistema?
Obrigado
 
Se tens outra fonte para testar, começa por aí. Como já testaste a GPU e parece estar ok noutro PC, apontaria para a PSU. Quantos anos tem essa fonte? Pode haver algum problema com a fonte e assim que o sistema pede mais por ela, desliga-se. E isso tanto pode ocorrer nos primeiros 5 min como no fim de 30, como reportaste.
 
Isso aconteceu-me no passado com uma rx580 de 8gb. Bloqueava ao fim de algum tempo com carga na gráfica (fosse muito ou pouco) e com umas boas pesquisas vi que haviam imensos relatos idênticos e tudo apontava para problema dos drivers.

Acabei por usar o DDU para fazer limpeza completa aos drivers da gráfica e ir instalando versões mais antigas até ter chegado a uma versão onde não tinha o problema
 
Back
Topo