[Rant] Jogos NTSC -> PAL e como fomos tramados por.. nos proprios.

A velocidade é mesmo ser calão. É que aqui não dá para disfarçar à pressão como as barras. Se for hipótese o formato PAL fosse a 75 Hz agora a queixa era que os jogos corriam acelerados.

Sim, mas uma coisa é um jogo ser mais rápido do que era suposto e outra é ser mais lento do que era suposto.
Em ambos os casos a experiência de jogo é prejudicada, a queixa não é bem em relação a ser-se diferente do formato NTSC mas, sim, do jogo que nos é dado ser, mais lento do que tinha sido planeado e, isso, num jogo, é algo de muito importante.
 
Sim, o que estava a referir é que o número de linahs consegue-se disfarçar sem trabalho (não que fique lá muito bom...)

A frequência... não.
 
Uma pequena adição a este rant e, até, um aviso a quem ponderar comprar uma PS2, nasceu após ter, finalmente, comprado um cabo de sinal por componentes para a Playstation 2, começo com as boas noticias ao indicar que é da noite para o dia, a qualidade de imagem é impressionante. Agora eis que o promenor da consola ser PAL nos "morde no rabo", os jogos que suportam progressive scan (480p) já são bastante limitados, limite esse que é reduzido para 20% nas versões PAL...

Gran Turismo 4 (que até suporta 1080i) nem suporta 60hz quanto mais 480p na versão PAL.
O Soul Calibur III, vá lá, suporta 60hz mas, vá se lá saber porque, nada de 480p em PAL.

E a parte que me chateia mais é que, mesmo que arranje as versões NTSC dos mesmos, estou tramado que, via Swap Magic, o ecrã da Playstation 2 em que se activa o progressive scan é passado à frente...

E eu testei no Black e no Shadow of the Colossus, a qualidade da imagem é extremamente surpreendente para uma PS2.

Estou mesmo a ver que vou ter que comprar uma FAT NTSC...
 
E a parte que me chateia mais é que, mesmo que arranje as versões NTSC dos mesmos, estou tramado que, via Swap Magic, o ecrã da Playstation 2 em que se activa o progressive scan é passado à frente...

Podes jogar jogos ntsc com progressive scan na tua ps2 ligada por componentes, basta que no iniçio do jogo, logo após o logo da Playstation 2, clices simultaneamente no triangulo e no X e mantenhas pressionado (isto nos jogos que suportam progressive scan claro.. tipo soul calibur 2, 3, tekken 4 e 5, outrun 2006, gt4, touristic trouphy, etc)

Podes ver a lista de jogos compativeis em: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_HD_Enhanced_PS2_games

Eu só jogava versões em ntsc, dai ter comprado importado vários jogos

Agora com a ps3 já não me preocupo pois jogo tudo o que é ps2 nela e a ps3 força a resolução que eu quiser
 
Tens toda a razão, reparei nisso agora, já fico mais descansado.

Embora ainda continue chateado com o pormenor do meu Soul Calibur III PAL não suportar 480p...
 
List of Playstation 2 games with HD support

Soul Calibur II - 480p on PAL -> Yes
Soul Calibur III - 480p on PAL -> No

Como é que um jogo tem uma função que a sequela não tem? Enfim...

Claro que nem tudo ganha com progressive scan, o aumento da resolução da imagem pode dar lugar a uma imagem mais pixelizada e não tão suavizada, resultado da resolução baixa num televisor que sabe como ligar com ela, no meu caso, que é um de 26 polegadas, confesso que alguns jogos ficam melhores apenas em 60hz e não em 480p, em alguns casos nota-se uma falta de cuidado com o ganho da resolução extra, mas também ainda tenho que atinar bem com esta TV.
 
Última edição:
Indeed, já me vejo a arranjar versões NTSC dos jogos que já possuio em PAL.
Só não arranjo a versão NTSC dos Final Fantasy porque não estou para perder 120 horas de jogo...
 
Back
Topo