Rapidez no loading: disco onde está o sistema operativo, ou outro?

Boas.

Tenho um disco SATA Samsung 80GB, e acabei hoje de comprar outro SATA Maxtor de 160GB (em segunda mão).

Vou ter que reinstalar o Windows, e vou fazer duas partições em cada um dos discos.

O que eu quero saber é: Como é que obtenho melhor performance, especialmente no loading de jogos: tendo os jogos instalados no mesmo disco onde está o sistema operativo (mas noutra partição, e isto não é "negociável"), ou tendo os jogos instalados no outro disco?

Desde já obrigado a quem responder...
 
Última edição:
Liga os dois discos em raid... deste modo eles vão utilizar os mesmos barramentos, ou seja, é como se fossem só um disco........ É o crossfire/sli dos discos:lol:

Por exemplo: imagina que cada disco tem 4 sectores - (Disco1 - 1a 2a 3a e 4a) + (Disco2 - 1a 2a 3a e 4a)

em raid passa a ser: (Disco 1 - 1a 2a 3a 4a 5a 6a 7a e 8a)

Raid é ligar os discos como se fossem só um e faz o remapeamento das cordenadas de sectores do disco secundário.

Cumps
 
Última edição:
Liga os dois discos em raid... deste modo eles vão utilizar os mesmos barramentos, ou seja, é como se fossem só um disco........ É o crossfire/sli dos discos:lol:

Cumps


Mas para ligar em raid não é preciso ter uma placa controladora? É que se for, está fora de questão, todos os meus €€ foram gastos neste upgrade (ou melhor, ainda tenho mais uns 2o para gastar em memória...)
 
queres q ele faça raid0 com um disco de 80gb e outro de 160 de marcas diferentes .... isso era capaz de dar barraca da grande ... não ao inicio mas ao fim de um tempo ...

mete o SO no disco de 80GB numa partição de 40/50GB e certifica-te que qd instalas as coisas ... mantens sempre uma percentagem de 10/15% de espaço livre no disco ...

desfragmentação recomenda-se regularmente assim como limpeza do registry e chkdsk ...
 
queres q ele faça raid0 com um disco de 80gb e outro de 160 de marcas diferentes .... isso era capaz de dar barraca da grande ... não ao inicio mas ao fim de um tempo ...

mete o SO no disco de 80GB numa partição de 40/50GB e certifica-te que qd instalas as coisas ... mantens sempre uma percentagem de 10/15% de espaço livre no disco ...

desfragmentação recomenda-se regularmente assim como limpeza do registry e chkdsk ...

40 ou 50GB? Até agora tinha 6, e chegava (os jogos sempre foram instalados noutra partição)...

Acho que vou utilizar uns 15GB, e sobra muito...

Quanto à desfragmentação e limpezas, está sempre tudo um brinquinho... :D
 
só não percebo se já sabem o q querem para q é q vem perguntar ....

mas acredita q instalares tudo noutra partição é um pouco dúbio e perdes performance ... dai os 40/50 .... falo por experiência própria ...

mas já tens a ideia formada por isso força ...
 
Se tiverem os dois a mesma taxa de tranferência não estou a ver qual é o prob... isto são discos, se ainda fossem memórias a conversa já era outra. Eu já tive um seagate de 160Gb em raid com um Maxtor de 80Gb há vontade por uns dois anos e se fores a ver o Maxtor ainda cá canta. O seagate pus noutro pc.
 
Se tiverem os dois a mesma taxa de tranferência não estou a ver qual é o prob... isto são discos, se ainda fossem memórias a conversa já era outra. Eu já tive um seagate de 160Gb em raid com um Maxtor de 80Gb há vontade por uns dois anos e se fores a ver o Maxtor ainda cá canta. O seagate pus noutro pc.



queres as desvantagens?

capacidades diferentes .. perda de 80GB do disco de 160...

tempos de acesso diferentes (apesar de da taxa de transf ser igual ) perda de fiabilidade na gravação de dados ...

queres q continue ou posso parar por aqui? .... existe dois modos de fazer as coisas ! a maneira correcta e maneira errada escolhes aquela q te der mais jeito ...
 
só não percebo se já sabem o q querem para q é q vem perguntar ....

mas acredita q instalares tudo noutra partição é um pouco dúbio e perdes performance ... dai os 40/50 .... falo por experiência própria ...

mas já tens a ideia formada por isso força ...
:x2:

Se tiverem os dois a mesma taxa de tranferência não estou a ver qual é o prob... isto são discos, se ainda fossem memórias a conversa já era outra. Eu já tive um seagate de 160Gb em raid com um Maxtor de 80Gb há vontade por uns dois anos e se fores a ver o Maxtor ainda cá canta. O seagate pus noutro pc.
Raid com 1 disco e parte de outro não me parece grande espingarda... Modernices :002:
 
queres as desvantagens?

capacidades diferentes .. perda de 80GB do disco de 160...

tempos de acesso diferentes (apesar de da taxa de transf ser igual ) perda de fiabilidade na gravação de dados ...

queres q continue ou posso parar por aqui? .... existe dois modos de fazer as coisas ! a maneira correcta e maneira errada escolhes aquela q te der mais jeito ...

Posso estar enganado mas se o Raid for feito via software não existe perda de capacidade de armazenação embora seja menos eficiente em termos de velocidade. É que existem vários tipos de raid, o stripping e o linear são uns desses tipos e no linear não há perda de espáço.
 
Última edição:
Posso estar enganado mas se o Raid for feito via software não existe perda de capacidade de armazenação embora seja menos eficiente em termos de velocidade. É que existem vários tipos de raid, o stripping e o linear. e no linear não há perda de espáço.

menos eficiente é favor ... por isso nem meto essa hipotese em cima da mesa pois isso nem a é maneira errada de fazer raid ... é mesmo raid à sapateiro ...
 
Primeiro, raid0 com discos de tamanhos de 80/160GB é desperdicio de 80Gb, a questão das latências nem é muito relevante assim como os ganhos a nível de performance, depois se um dos discos avaria lá se vão os dados todos pro galheto, logo raid0 é perfeitamente dispensável.
Segundo memória virtual não é relativo a discos mas sim ao sistema operativo, podes é colocar o ficheiro de cache da MV em qualquer um dos discos ou partições se te convir, ou mesmo desliga-lo se tens bastante memória RAM, há quem defenda que aumenta performance, eu pessoalmente tenho as minhas dúvidas.
Terceiro, eu punha os jogos no 2º disco, não que faça muita diferença se os discos forem semelhantes, só evitas algum multitasking do disco na eventualidade de ser necessário o acesso a ficheiros do sistema do SO e do jogo (é pouco provável que ocorra em simultâneo de forma relevante).
 
Se não querem perda de espáço mas querem raid então é o melhor que vão arranjar. Agora se para ti é a sapateiro ou não não sei nem quero saber. Fizeram-me uma pergunta, apontaram-me o dedo e eu respondi. se não estão contentes com a unica solução possivél isso já não é comigo.
 
raid com discos diferentes?... pelo preço que estão os discos hoje mais valia arranjares outro de 80Gb...

anyway.. instala os jogos no disco de 80Gb.. e o SO no de 160..
se o SO que vais utilizar é o Vista, deixap para este e programas, uns bons 50Gb-100Gb..

pessoalmente ponho tudo no mesmo disco
 
Segundo memória virtual não é relativo a discos mas sim ao sistema operativo, podes é colocar o ficheiro de cache da MV em qualquer um dos discos ou partições se te convir, ou mesmo desliga-lo se tens bastante memória RAM, há quem defenda que aumenta performance, eu pessoalmente tenho as minhas dúvidas.

Se ele desactivar a memória virtual no disco secundário vai evitar que o sistema operativo esteja constantemente a aceder a ele e assim poupa a sua taxa de transferência.
 
raid com discos diferentes?... pelo preço que estão os discos hoje mais valia arranjares outro de 80Gb...

anyway.. instala os jogos no disco de 80Gb.. e o SO no de 160..
se o SO que vais utilizar é o Vista, deixap para este e programas, uns bons 50Gb-100Gb..

pessoalmente ponho tudo no mesmo disco

Se fosse eu a escolher as opções acredita que era mesmo para outro disco mas como não sou limito-me a a arranjar soluções para aquilo que querem...
 
antes de mais aprende a usar o botao edit, já é o 3º report que faço..


É assim.. o raid esquece.. ou discos iguais ou não mexas nisso

metes o SO e os jogos nos disco de 160Gb... depois controlas as partições com o tamanho que queres
 
Essa do "já agora aprende a usar o botão do edit" foi para mim? É que caso não tenhas reparado foram dois posts diferentes... Aprende a usar os olhos...
 
Back
Topo