RAPTOR-X Clear Cover chega a Portugal

DJ_PAPA disse:
E é nessas situaçoes que o Raid 0 é melhor. Em large transfer files.
O Raptor é rapido, tem baixas latencias e pouco throuput.
O Raid 0 permite altas taxas de transferencias, isto é, tem uma grande throuput mas altas latencias.

Pois mas eu n ando a transferir esses ficheiros tão lah quietinhos, mas partilhados eu só os acedo uma x por outra.
Agora o k tem k ser rápido é o OS / program files / swap / jogos, para isso 150GB dá e sobra.

DJ_PAPA disse:
Prefiro a segunda opçao devido ao imensa quantidade de informaçar que tenho espalhados pelos discos. Pra veres o quao confio no Raid 0, o unico backup de dados que tenho é uma pen de 256mb com algumas coisas da faculdade.
Tens tido sorte, mas esta n dura para sempre...

Sway disse:
... e esse raptor quanto custa? nem quero saber... ate deve assustar!

+- 300€ sem janela 350€ com janela
 
Neste momento tenho 740Gb em discos ligados ao meu PC e nenhum foi á viola.
95 a 99% dos casos de avarias vêm de 2 pontos:
- Ma refrigeraçao
- Má fonte

Nestes pontos nao tenho problema. Os discos tao arejados e quanto a fonte, uma OCZ Powerstream 520W fala por si.

Mais cedo avaria um disco a alguem que nao se preocupa nestas condiçoes, que em alguem que mesmo com Raid 0 tem consciencia da importancia dos factores que disse acima.
Tudo passa por uma questao de escolhas. Quem tem dinheiro e pode comprar desses brinquedos (2 para fazer Raid :D) fica bem servido, mas alguem com menos posses que quer ter uma plataforma rapida e com alta capacidade sem duvida a escolha recai ao Raid 0.
Fica inclusivamente + barato comprar 2 discos de 200gb que 1 disco de 400gb e ainda se tem performance acrescida.
 
Fica inclusivamente + barato comprar 2 discos de 200gb que 1 disco de 400gb e ainda se tem performance acrescida.

Fica ligeiramente mais barato mas mais densidade melhora a performance.
 
Última edição:
Epá, muito voces falam de mim, e pelos vistos bem! :D


Eu pessoalmente acho que o "meu disco" é sem duvidas o melhor do mercado (tirando SCSI), e apesar deste já possuir 150GB, continua a ser muito pouco.

Eu pessoalmente tenho 1.3TB de total de discos no meu PC, antes tinha Raid 0 nos dois de 250 aonde tinha o SO, e agora retirei e no dia a dia nao noto diferenças significativas.


Mas o que está aqui em questão é o facto de já existir em PT a versão com a janela.
Comprava, se tivesse uma caixa que desse para ver, porque de resto... é para ficar dentro de uma "gaiola de discos", portanto é indiferente.
 
este tem janela, mas não tem uma tecnologia qualquer que o raptor "normal" tem...
li isso algures, mas agora n encontro o artigo em que li isso, e n sei dizer o nome da tecnologia.
mas acho que tem impacto no desempenho...
 
DJ_PAPA, por muitos discos que ponhas numa Array RAID 0, nunca consegues os cerca de 5-6 ms de tempo de acesso que os Raptor têm. Para ti pode não ser importante, mas daí a comparar quatro discos em RAID0 com um Raptor...

Como já foi dito, o Raptor é o mais próximo dos discos SCSI que existe. Nenhum outro disco com interface SATA consegue chegar sequer perto deste disco, no que respeita a tempos de acesso. E sim, para algumas aplicações o tempo de acesso é importantíssimo. O pessoal é que se lembrou de usar Raptors em "gaming-machines", pq esta não é a aplicação deles, e não é aqui que eles se mostram bastante vantajosos.
 
Por isso mesmo eu optava pelo Raid de discos em vez de um disco desses.

O que eu comparo é muito simples. Tenho x euros e agora o que posso comprar com isto?
Certamente axo + vantajoso se tiver 300 euros para discos empregar em 3 x 200Gb e colocalos em Raid 0, do que comprar 1 so disco destes.

Eu proprio ja disse + acima:
- O Raptor é rapido, tem baixas latencias e pouco throuput.
- O Raid 0 permite altas taxas de transferencias, isto é, tem uma grande throuput mas altas latencias.

Axo este disco interessante para um servidor ate 2500/3000 euros, mas nao axo nada interessante para o user comum que tem necessidades completamente diferentes de um servidor e usa um outro tipo de aplicaçoes completamente diferente ;)
 
DJ_PAPA disse:
Para quê dar balurdio por 1 disco so para desempenho quando posso reunir tudo um pouco num sistema Raid 0.
Tenho desempenho, tenho armazenamento por um preço muito razoavel.

Nao se trata de escolher o Top do top que 99% das pessoas nao pode comprar. Trata-se de escolher a soluçao mais racional em qualidade/preço.

Vai-se um dos 4 perdes os dados todos. Repara que existe malta que dá algum valor aos dados que tem no computador e simplesmente não tem paciência para backups a toda a hora.

Existe mercado para este tipo de disco, eu por exemplo até tou a pensar comprar um sem janela simplesmente porque não quero os riscos associados aos discos multiplicados por 4. Mais vale comprar um com um bom MTBF e boa performance.

Se for RAID5 ainda me convences, mas já se torna abusado.
 
Eu dou valor aos dados no PC e o meu unico backup é uma pen de 256mb.
Simplesmente sei as condiçoes em que tenho os discos e tenho plena confiança no sistema.

Agora nao venham a agoirar para os discos fanarem :D
 
DJ_PAPA disse:
Eu dou valor aos dados no PC e o meu unico backup é uma pen de 256mb.
Simplesmente sei as condiçoes em que tenho os discos e tenho plena confiança no sistema.

Agora nao venham a agoirar para os discos fanarem :D

Dás valor aos dados e recomendas RAID 0 (que nem é um verdadeiro RAID, pois não tem redundância) ??

Bigger :lol:
 
com 4 discos, RAID10 (1+0, whatever) é uma solução bastante agradável...
mas, não tem comparação com raptors, simplesmente porque são coisas diferentes, apenas partilham o facto de armazenarem dados.

mas raid por raid, também se faz raid com raptors...
mas sem duvida que o raptor, é o melhor, para quem não tem dinheiro para SCSI (se bem que eu acho que o seu sucesso, é noutros segmentos... e este modelo rapor-X é o exemplo acabado disso)
 
Última edição:
blastarr disse:
Dás valor aos dados e recomendas RAID 0 (que nem é um verdadeiro RAID, pois não tem redundância) ??

Bigger :lol:
Eu recomendo a qq um Raid 0.
Agora cada um sabe das condiçoes em que tem os discos.....
Nunca nenhum disco me fanou. Ou tenho tido um cuidado particular com estes dispositivos ou sou um gaijo com muita sorte :D (e atençao que um dos discos ja tinha 8 anos quando o arrumei num caixote a funcionar perfeitamente. Era de 1.2gb :D)
 
DJ_PAPA disse:
Eu recomendo a qq um Raid 0.
Agora cada um sabe das condiçoes em que tem os discos.....
Nunca nenhum disco me fanou. Ou tenho tido um cuidado particular com estes dispositivos ou sou um gaijo com muita sorte :D (e atençao que um dos discos ja tinha 8 anos quando o arrumei num caixote a funcionar perfeitamente. Era de 1.2gb :D)

Eu tenho um disco de 1.2GB a funcionar (um Quantum Fireball), mas também tive um Maxtor recente de 80GB morto há uns meses...

Os discos SATA e IDE não são discos para fiabilidade de dados a longo prazo em situações mais intensivas, ponto final.
 
DJ_PAPA disse:
Eu dou valor aos dados no PC e o meu unico backup é uma pen de 256mb.
Simplesmente sei as condiçoes em que tenho os discos e tenho plena confiança no sistema.

Agora nao venham a agoirar para os discos fanarem :D


DJ_PAPA, desculpa lá, mas este é o statement mais disparatado que li ultimamente.

gostaria de saber qual a entidade divina que te disse que os teus discos nunca iriam avariar, ou que a tua fonte nunca se iria passar com uma descarga e lixar um disco.
______

Raid 0 para backup!? epá ... só te desejo a melhor das sortes, porque é a única coisa com que podes contar.
 
Será que quem faz aqui comparações entre um Raptor e um qq Raid 0 de discos Sata já testou pelo menos uma vez na vida um Raptor ?

Se tivessem conhecimento de causa n faziam c certeza certas afirmações...


Qto a recomendar Raid 0 para storage... no comments... 8o


Só a título de exemplo: a mim há uns meses com Powerstream 520w, com UPS Online e com WC nos discos, morreu-me um WD 160 Gb Sata...
 
Michel disse:
Será que quem faz aqui comparações entre um Raptor e um qq Raid 0 de discos Sata já testou pelo menos uma vez na vida um Raptor ?

Se tivessem conhecimento de causa n faziam c certeza certas afirmações...


Qto a recomendar Raid 0 para storage... no comments... 8o


Só a título de exemplo: a mim há uns meses com Powerstream 520w, com UPS Online e com WC nos discos, morreu-me um WD 160 Gb Sata...

Esse é que é o problema... a maior parte das pessoas falam aqui do Raptor sem sequer ter pegado num, e comparado com um vulgar disco SATA. A realidade é que é um disco que fica algures entre a média do SATA, e a média do SCSI... e o melhor de tudo é que não é preciso gastar dinheiro nas caríssimas controladoras SCSI, e depois nem ter bus para aguentar a largura de banda que este bus fornece. Por acaso tou a usar dois Raptors de 74GB num servidor web, e devo dizer que são do melhor para este tipo de necessidade. Simplesmente tenho um sistema bem mais acessível, já que não tive de recorrer ao SCSI para ter uma performance semelhante à que os discos para este bus fornecem.

Se não precisasse de muitos GB, e tivesse alguma facilidade financeira, não vejo porque não usar um Raptor ou dois como discos para o meu sistema. Como se nveste em processadores, memórias, pq não investir também nos discos. São caros, sim, mas são o melhor da sua gama.

Ter certezas que os discos não avariam... pessoalmente é dos componentes do computador dos quais desconfio mais. Nada se pode fazer para o evitar, mas podem-se tomar precauções para reduzir a probabilidade de acontecer. DJ, tu tas a tomar as precauções como forma absoluta de evitar o dano dos discos.
 
o disco RAPTOR de 74gb custa a volta de 200/250€ o de 150gb ainda so vi com janela e custa 325 +/- se soubesse postar imagens ate punha aki....mas basta pegar no nome dele(topico) e fazer uma search no google..
http://www.wdraptorx.com/index.asp?bhcp=1


Performance Specifications

Rotational Speed 10,000 RPM (nominal)
Buffer Size 16 MB
Average Latency 2.99 ms (nominal)
Contact Start/Stop Cycles 20,000 minimum

Seek Times

Read Seek Time 4.6 ms
Write Seek Time 5.2 ms (average)
Track-To-Track Seek Time 0.4 ms (average)
Full Stroke Seek 10.2 ms (average)

Transfer Rates

Buffer To Host (Serial ATA) 1.5 Gb/s (Max)
Buffer To Disk 84 MB/s (Sustained)

Physical Specifications

Formatted Capacity 150,039 MB
Capacity 150 GB
Interface SATA 150 MB/s
Actuator Type Rotary Voice Coil
Number of Platters 2
Bytes Per Sector 512
User Sectors Per Drive 293,046,768
Servo Type Embedded


English
Height 1.028 Inches (Max)
Length 5.787 Inches (Max)
Width 4.00 Inches (+/- 0.010 inch)
Weight 1.81 Pounds (+/- .10 lb)

Metric

Height 26.1 mm (Max)
Length 147 mm (Max)
Width 101.6 mm
Weight 0.822 kg (+/- .082 kg)

Acoustics

Idle Mode 39 dBA (average)
Seek Mode 0 46 dBA (average)

Temperature (English)

Operating 41° F to 131° F
Non-operating -40° F to 149° F

Temperature (Metric)

Operating 5° C to 55° C
Non-operating -40° C to 65° C

Vibration

Operating

Linear 10-300 Hz, 3.0G (0 to peak)
Random 10-300 Hz, 0.008 g² / Hz


Electrical Specifications

Current Requirements

12 VDC

Read/Write 470 mA
Idle 375 mA
Standby 18.75 mA
Sleep 18.75 m
 
Última edição:
Back
Topo