Raspberry Pi 3

Nemesis11

Power Member
Screenshot-from-20160226-2058581456520377.png


O Raspberry Pi 3 chegou à FCC e fica aqui o link:
https://fccid.io/2ABCB-RPI32

Fotos:
https://fccid.io/document.php?id=2912424

Parece que vai ter Bluetooth e Wireless integrado.
 
Hum, a acompanhar, mas alem do wireless/BT (o estranho e não ver o integrado, já que só se vê o CPU, memória e I/O dos USB e rede), que outras alterações terá?

Agora só troco o meu RPI2 por um com USB 3.0/3.1 e gigabit :P
 
Demoraram uma eternidade até ao 2, agora vai já ao 3?
Por favor que tenha um CPU MUITO MUITO melhor (outro salto de 5-6x melhor seria bom, mas muito improvável). Isto é só a maquina ideal para OpenCV anexando um modulo de camara, mas um 2 com certos algoritmos facilmente leva bottleneck no CPU, mesmo a 640*480 :(
 
So me vejo a comprar este se viesse com Gigabit, para o meu uso o 2 serve bem.
Se for mais um SoC com a mesma capacidade de IO até que podia ser ethernet terabit que o bottleneck ia estar sempre nos controladores/cartão.
Esperemos que seja uma coisa nova visto que pelos vistos até vai ser 64bits.

Primeiro a descobrir specs ganha um like e um amendoim (portes ao cargo do vencedor).
Estou mesmo mesmo mortinho para ver o que sai daqui, the hype is big.
Era da maneira que evitava um Pine64, Odroid ou um SoC dos chineses com suporte duvidoso.

Março dizem (fontes não oficiais, aka rumores).
 
Hum, a acompanhar, mas alem do wireless/BT (o estranho e não ver o integrado, já que só se vê o CPU, memória e I/O dos USB e rede), que outras alterações terá?

Agora só troco o meu RPI2 por um com USB 3.0/3.1 e gigabit :P

Acho que ainda não se sabe que mudanças terá além do wireless e bluetooth. Pessoalmente, não me admirava que essas fossem as únicas alterações em relação ao 2.
 
E não perde compatibilidade com todo o código que já existe?

O pi zero é que comprava logo na hora se houvesse à venda mesmo naqueles kits com cabos e transformador! Ou a procura é mesmo fenomenal ou foi um publicity stunt (tipo loss leader) que lhes vai sair pela culatra (canibalização rasp 1)
 
Será que eles vão usar o novo A32? Tinha sido apresentado como o sucessor do A7 mas já ARMv8.

Deve ser um quad core A53 ou um custom core, mas se tivesse que apostar, apostava no A53. Gostava muito que fosse um A57 ou A72, mas não acredito que usem esses cores ao preço que vendem o Rpi.

E não perde compatibilidade com todo o código que já existe?

Acho que pode continuar a correr software 32 bit. Pelo menos quando vou à pagina da Arm sobre Armv8, tem isto logo de entrada:

The ARMv8 architecture introduces 64-bit support to the ARM architecture with a focus on power-efficient implementation while maintaining compatibility with existing 32-bit software.

http://www.arm.com/products/processors/armv8-architecture.php
 
A53 parece-me demasiado ambicioso para o posicionamento da Raspberry, apostava mais no recentemente anunciado Córtex A32, que pela descrição deles mantém (ou até reduz) os consumos do A7, mas este já tem as instruções ARMv8-A, pelo que me parece mais enquadrado com o propósito do Pi.
 
A53 parece-me demasiado ambicioso para o posicionamento da Raspberry, apostava mais no recentemente anunciado Córtex A32, que pela descrição deles mantém (ou até reduz) os consumos do A7, mas este já tem as instruções ARMv8-A, pelo que me parece mais enquadrado com o propósito do Pi.

Primeiro e essencial, o A32 não é 64 bit. A ser parecido com o A32, teria que ser o A35.

Segundo, a Jide no seu kickstarter vendeu o Remix Mini a 30$ com um quad core A53. Link para a review. Até por ter um é que gostava que não fosse um A53, porque pelo menos a performance em Android é má.
Preferia um single core A57 ou A72 a um quad core A53.

Continuo a apostar que o Rpi3 vem com um A53.
 
Pois erro meu que na apresentação do A32 apenas li a parte do ARMv8, faltou a parte do "optimizado para 32bits".

Mas esses 10w de consumo do Jide não são tipo o dobro do actual RPi 2?
 
Pois erro meu que na apresentação do A32 apenas li a parte do ARMv8, faltou a parte do "optimizado para 32bits".

Sim, o A32 só suporta a parte 32 bit do ARMv8. Mas ok, eles até podem escolher o A35 que é 64 bit. A questão é que já o A53 não é um processador para desktops, quanto mais o A35. O A53 já é o little no big little.
Ou há alguma coisa de muito errado com o Remix Mini ou o A53 é mesmo um processador muito fraco. Tenho visto anúncios de processadores com 8 cores A53 e abano a cabeça cada vez que vejo uma coisa dessas. Não vejo outra razão para lançarem estes processadores sem ser puro marketing. Ou então um "race to the bottom" onde a única coisa que conta é o maior número de Cores ao menor preço.

Eu espero que haja alguma coisa de errado no Remix mini ou se não houver, que o Rpi tenha menos cores, mas com um core melhor ou mais provável, um custom core. Se for o A53, tenho receio que as pessoas tenham a expectativa alta, por ser 64 bit e depois tenham uma desilusão.

Ou então estamos a discutir o sexo dos anjos e ninguém quer saber que cpu tem o Rpi3, porque só querem usar como media center, onde o que conta é o Gpu.

Mas esses 10w de consumo do Jide não são tipo o dobro do actual RPi 2?

Sim é para aí o dobro ou mais do Rpi2. Se tiver o A35 por causa do consumo......mmmm......pode ser que o meu Remix mini tenha algum problema que não o Soc.
 
Pois, já precisa de uma fonte mais robusta. A que uso é de 2.1A logo é pouco. Por um lado parece já aguentar ligar um disco externo, embora continua em falta o USB 3 :P
 
Quad core A53. Era o que esperava. Espero que as pessoas não fiquem com expectativas altas por ser um cpu 64 bit a 1.2 Ghz.

Outra novidade é o uso de LPDDR2.

O Gpu será o mesmo? Como não falam nada sobre o Gpu, presumo que seja o mesmo.
 
Meh... mais do mesmo.
O que gostava que este salto tivesse sido como do 1 para o 2.
A RPi foundation tinha que ser um bom bocado menos conservadora, meter ali hw mais a sério. O low end eles já tem covered, a missão deles do permitir a toda a gente ter um ambiente para programar já foi concluida, time to move on.
 
Back
Topo