Raspberry Pi 3

Passo à frente. O meu wishlist pro RPI4

- 2GB RAM ou mesmo 3/4
- USB 3.0 e gigabit, mesmo que não aproveite a 100% não é pedir muito. Gigabit já uso a 10 anos (DFI Nforce 4 foi a primeira aqui em casa)!
- Gostava que tivesse memória flash embutida, uns 8GB era suficiente. o SD será apenas para expansão do storage e/ou muitiboot. Ganhava-se em performance e provavelmente endurance, já que microSD não foram criados a pensar para servir de SSD 24/7.

Os 2GB parecem-me realísticos, 3/4 talvez seja sonhar alto.
USB3.0 não digo, uma SATA seria 5*, gigabit sim se a acompanhar a SATA. A alternativa seria USB 3.0 e ligava-se a porta de rede lá como está agora(também poderia ser gigabit em USB3), ainda sobraria bastante para periféricos, provavelmente o bottleneck continuaria no SOC.

Memória flash não é exatamente barata, no mínimo gastariam mais 1€ e qualquer coisa.

Anexo a essa lista que arranjem os circuitos de som, que aquilo está um pouco a improviso. Para que o PI debite som sem estalos tem que estar com o output sempre ligado mesmo não estando a fazer nada. No Raspbian deve de ser o caso, já ter isso por defeito, mas não é o politicamente correto.

Por ultimo, que tirem a necessidade de um blob para arrancar e façam daquilo hardware opensource que pode haver quem queira aprender. Ou é totalmente "des-blobado"(nem sei se o termo encaixa em português :b) ou não encaixa na categoria de FOSS.
Eles tem tido um esforço neste sentido, mas não sei até onde vão. Ainda à sensivelmente 1 mês lançaram um rework do driver proprietário da broadcom em opensource e foi aceite no mesa pelo que entendi, alem disso o RPi já corre com kernels mainline. Já não está longe :)
 
Mas ao implementarem essas alterações numa futura versão do RPI (mais memória, gigabit, sata, usb3..., etc), vai de certeza aumentar os custos de produção, se calhar alterar o tamanho da placa para poder acomodar essas alterações(não percebo nada de hardware, por isso se calhar estou a dizer asneiras :) ) e por conseguinte aumentar o preço ao consumidor final, e isso se calhar já iria contra os princípios/objectivos da organização, que é proporcionar o acesso aos computadores a pessoas de fracos recursos (penso eu que seja esse o princípio da organização, computadores baratos para pessoas com fracos recursos financeiros).

Por outro lado, verdade seja dita, têm consigo melhorar o RPI e ao mesmo tempo mantido o preço de venda nos $35. Por isso, resta-nos esperar para ver o que acontece daqui para a frente.
 
Eu gostava de ver um modelo C mais caro mas com um A57 ou A72, gigabit, eMMC ou M2, usb3, 2 GB de Ram, etc.
A nível de processador está tudo a nivelar por baixo, nos A53. Gigabit fora do bus usb era interessante. eMMC integrado ou uma porta M2 low profile. Usb3 para ligar outros dispositivos com grande velocidade. 2 ou mais GB de Ram para se poder ter um Desktop melhor e/ou mais serviços a correr. Wireless 5Ghz, etc.

Isto ia encarecer o produto, mas eu acho que iriam haver compradores.
 
Também sou da opinião que podiam ter melhorado com 2GB de RAM, etc... mas da preservativa empresarial, se há procura e se o mercado aceita e podem faturar milhões com o que têm +processador +wifi +bluetooth, porque avançar para melhorias mais significativas. Há que fazer render o peixe...

Eu passo neste RPI3, mas se não tivesse um RPI2 adquiria este.
 
A RAM continua a ser um PoP, será que o SoC suporta 2GB de RAM?
É que já o outro era um SoC de Set Top Box, dai não ter tudo e mais alguma coisa..
 
Depende é se tem ou não bolas para suportar fisicamente os 2GB de RAM, no SoC de todos os outros 1GB de RAM era o máximo, e dado que é LPDDR2 não me admirava muito que fisicamente seja esse o limite :/
 
Óbvio que o custo seria maior, mas continuavam a vender as versões mais básicas.

Se calhar conseguiam fazer uma coisa engraçada e a custar 50$.
 
Só para esclarecer, eu não acho que eles devam deixar de fabricar o Modelo B com o tecto nos 35€. Acho que deve continuar. O que podiam era fazer um modelo C onde não tivessem o custo como principal limitador do projecto.
 
Só para esclarecer, eu não acho que eles devam deixar de fabricar o Modelo B com o tecto nos 35€. Acho que deve continuar. O que podiam era fazer um modelo C onde não tivessem o custo como principal limitador do projecto.
E já agora um D para Desktop :D
Foi o Eric Schdmit que andou a espalhar pela RPi foundation a ideia do nada melhor que barato, que não valia a pena fazerem um de 50€.
http://blogs.wsj.com/digits/2015/11/26/raspberry-pi-rolls-out-5-computer/

Houveram projetos interessantes para boards com performances mais elevadas (pelo menos para paralelismo) como o parallella, mas não sei porquê deixou-se de ouvir falar delas.
 
Não entendo a "birra" em relação ao RPi, tendo em conta que é um produto de uma organização sem fins lucrativos e com um objectivo bem definido. O que não falta são alternativas, algumas com muitas das features que alguns aqui pedem e claro que com preço a condizer, pois são de "empresas" que tem outra finalidade que não a da Raspberry Foundation, e provavelmente sem metade do suporte do RPi, que ainda é uma das suas maiores vantagens.
 
Cada vez que sai uma nova versão dizem que o preço se mantém, mas a verdade é que está cada vez mais caro.
E não, não são as lojas a meter a "mão" pois sei de fonte segura que as lojas mais conhecidas por cá que vendem isto estão a ganhar 1€ por unidade vendida, se tanto!
Este já está listado cá em PT por 49,90€. Bom, com Wi-fi e BT e mais CPU...não é que o preço seja descabido, mas pronto.
 
Cada vez que sai uma nova versão dizem que o preço se mantém, mas a verdade é que está cada vez mais caro.
E não, não são as lojas a meter a "mão" pois sei de fonte segura que as lojas mais conhecidas por cá que vendem isto estão a ganhar 1€ por unidade vendida, se tanto!
Este já está listado cá em PT por 49,90€. Bom, com Wi-fi e BT e mais CPU...não é que o preço seja descabido, mas pronto.
quando saiu o primeiro vi pessoal a dar quase isso
 
tendo em conta que é um produto de uma organização sem fins lucrativos e com um objectivo bem definido. [...] [há alternativas] provavelmente sem metade do suporte do RPi, que ainda é uma das suas maiores vantagens.
Ser sem fins lucrativos não quer dizer que não possa ter projetos paralelos para se financiar. A Mozilla também é non-profit e no entanto tenta-se financiar em diversos mercados.

O objetivo do RPi é que ninguém seja impedido de ter acesso a um computador pelo fator custo. Fazer uma plataforma acessível para aprender ciência da computação e programação.
Existe muita coisa que está restrita de aprender pelos specs da maquina em questão.

Estás a supor que queremos altos maquinões para fins recreativos, mas há usos legítimos, usos esses no âmbito da fundação.


quando saiu o primeiro vi pessoal a dar quase isso
Dei 27€ cá em PT pelo primeiro.
43€ pelo segundo, e bem que andei a fazer birra pelos forums com isso. A ***** certamente que vende em quantidade suficiente para justificar preços um bom bocados mais baratos, alguém tinha de andar a tirar algum pelo caminho. E não, o Euro não desvalorizou 37% face à libra, pelo menos estou crente que não.

Os 49€ devem de ser temporários. Se for ficar nesse preço, certamente que mais vale pagar os 32€ + portes do UK.
 
Pois anda mesmo caro. Dei 40 pelo segundo e 30 e tal pelo primeiro.

Quanto ao ter uma maquina mais potente em nada invalida o objetivo da fundação. Nem sequer é pedir um "alto maquinão" para correr crysis (:D) mas algo que tenha specs um pouco além com uma margem maior.

Mesmo que custe 99$ continua sendo barato e já deve ser uma maquina engraçada.

O bom disso que obteve uma comunidade poderosa e com isso tem imenso software e goodies para explorar o bixinho.
 
Soube hoje que foi lançado o RPi3. Excelentes noticias.

O meu velhinho RPi mantém-se firme como media center. Consegui resistir ao Raspberry 2 e muito provavelmente vou comprar este.

Vou aguardar por alguma descida de preços e por mais desenvolvimentos, pois ainda hoje li uma noticia sobre o aquecimento exagerado do RPi3.
 
Vou aguardar por alguma descida de preços e por mais desenvolvimentos, pois ainda hoje li uma noticia sobre o aquecimento exagerado do RPi3.

O Raspberry Pi nunca foi propriamente fresco. Este tendo cpu mais potente e mais componentes (wi-fi + bt) é normal aquecer mais, bem como o consumo ser superior.
 
Back
Topo