Raspberry Pi 3

Normalmente mantém-se.
Nem por isso. O 2 também começou com preços parvos porque uma ou outra loja conseguiram ter antes de o stock esgotar, por isso fizeram o preço que queriam.

Ele agora provavelmente está esgotado dos distribuidores, assim que o pessoal possa comprar diretamente ao distribuidor, as lojas baixam o preço ou não vendem nada.
 
O rpi2 comprei na altura do lançamento e o preço pouco mudou desde então. Acredito que se mantenha nos 50 euros. Logo se vê...
 
Tendo em conta que hoje em dia já há mais versões no mercado e tendo em conta que é praticamente impossível para a distribuição baixar mais o preço a essas versões, quase de certeza que o preço desta nova versão se vai manter.
 
O que é que acontece? Acontece o mesmo que das outras vezes...nada.
Concorrentes ao raspberry existem desde a primeira versão. Porque é que o raspberry continua a vender bem mais do que os outros? Simples: comunidade.
Comunidade ganha-se e perde-se. Olha a beagleboard, já em tempos foi muito conhecida, porquê é que não ouves falar dela agora?
Concorrentes chineses que só traziam o SOC e meia duzia de portas, acessórios muito limitados e documentação nenhuma.
Esses são novos ao mercado exceto a odroid, tem todos eles acessórios feitos ou em testes, e já alcançaram mais comunidade do que os projetos chineses que haviam no tempo do RPi 1 (exceto o Pine, até porque esse é 100% chinês).

Ad populum, vender mais não implica ser melhor. Pode ser, pode não ser.
Existem milhares de sites de tutoriais/noticias (conteúdo cheio de azeite, remendos e copy pasta por norma), tipo pplware se tiver de dar exemplo de um português, que replicam tutoriais de coisas genéricas a qualquer Linux, mas metem Raspberry Pi no titulo. Isso não é documentação a meu ver ainda que possa ser se seguindo o dicionário à risca.
Sim, existe muita coisa para o PI, não há volta a dar quanto a isso, mas fora bibliotecas como o WiringPI e essas coisas especificas, muita da restante documentação aplica-se a todos os concorrentes.

Eu quando ando pelo eBay é frequente procurar por Arduino quando quero coisas para o RPi, para os concorrentes pode dar no mesmo.
O Arduino é mais popular que o PI no que toca a eletrónica, no entanto muito do HW do mesmo, e documentação são portáveis para qualquer coisa.

Isso foi o que eu já tinha dito, e até me admira ter sido o DigitalBoy de todas as pessoas a dizer isso, mas usar SoC da Allwinner :nie2:

Só para ter uma ideia, primeiro faz-se uma campanha no kickstarter e depois pede-se a ajuda à comunidade
http://forum.armbian.com/index.php/...-64bit-quad-core-12ghz-single-board-computer/

Não fazia ideia desse problema por parte do pessoal do PINE.
Eu não sou a favor da Allwinner, não apoio violadores de GPL, mas bem vendo a broadcom também não é santa nenhuma e não é propriamente adepta do opensource. Nem tão pouco vende soc para mais nenhuma board que não o PI AFAIK.

Mas se vamos por ai também deixava de dizer que os BMW's são alternativa aos Audis: https://www.reddit.com/r/linux/comments/48sgnk/email_from_bmw_australia_refusing_to_comply_with/
Não concordo que roubem (sim, neste contexto a palavra é certa), mas são uma alternativa valida por menos que goste deles.

Dos 95% que querem media centers, a maioria não quer saber se é um PI ou um odroid, querem pagar o mínimo e após 30 minutos chegar na TV, encaixar, e a coisa tem de funcionar sem inventar muito

Sim, o meu post foi excessivamente otimista, para causas algumas que nem merecem o meu apoio, mas não apoio incondicionalmente o RPi, tenha ou não a comunidade. Ex: O Windows tem comunidade e não é por isso que o vou utilizar.
Gosto do PI, mas gosto ainda mais de ter alternativas ás coisas para que não estagnem e sejam obrigadas a inovar.
 
Eu devo ser dos poucos aqui que tem experiência de um A53 em PC e a experiência não foi agradável a nível de performance. Acho que o A53 nem sequer é razoável num telemóvel, quanto mais num PC.
Sendo o little num big.little em que só entra em acção em idle ou em loads baixos, não vejo problema. Como cpu principal, acho que vai deixar muitas pessoas desagradadas, especialmente depois de verem que é 64 bit.

A Odroid tem actualmente o XU4 com o A15, penso que num soc da Samsung. Se sair um XU5 com A57 ou A72, acho que não vou conseguir resistir. Sei que vai ser bem mais caro que um Rpi, mas também devo conseguir fazer coisas que não consigo no Rpi (Tenho um Rpi de primeira geração, modelo B).
Não estou muito preocupado com o suporte. A Odroid patrocina o Arch Linux Arm e eles têm builds para os Odroids. Para mim basta.
Se ele conseguisse usar o kernel upstream sem patchs, então era ouro sobre azul.
 
"Se sair um XU5 com A57 ou A72" e "ele conseguisse usar o kernel upstream sem patchs".
Esse é um dos grandes problemas do HW ARM...
Ainda no outro dia questionei um op no #archlinux@freenode que estava por ali a resmungar com o x86, e ele argumentou que é tudo uma questão de status quo o fato do x86 estar em monopólio à décadas, e duvidava que ARM/RISC ou algo do género alguma vez pudesse dominar porque as pessoas apenas não gostam de mudança.

Não sei se ele está certo, que dentro de 20 anos ainda andamos com x86 em 99% do desktop, mas ter standards e ver o hw devidamente suportado (pelo próprio fabricante) é um dos musts para o ARM ir a algum lado. Funcionar com kernels mainstream é o mínimo dos mínimos que se pode exigir.
Meanwhile: http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=Raspberry-Pi-3-Upstream-State

Ainda estamos muito longe de ir à pagina da distribuição, sacar um ISO genérico, e colocar numa qualquer placa ARM para ver arrancar... :/
 
Ainda estamos muito longe de ir à pagina da distribuição, sacar um ISO genérico, e colocar numa qualquer placa ARM para ver arrancar... :/

Não acho que estejamos assim tão longe, porque no mercado empresarial há um grande apoio a haver apenas uma imagem para todos os ARM que queiram entrar nesse mercado.
A Red Hat já disse que não vai lançar uma release para ARM que suporte apenas um soc. Será uma imagem para todos os socs que existem nesse mercado. Está do lado dos fabricantes de hardware suportarem suportarem open standards.
Eu acho que vai começar por aqui, o mercado empresarial, onde uma Allwinner, Mediateks, etc não competem mas mais tarde ou mais cedo vai influenciar os socs consumidor.

Mesmo hoje, já há alguns avanços. Arch Linux para ARM já tem uma imagem para ARMv8 chamada "ARMv8 AArch64 Multi-platform", usando o kernel mainline.
 
Última edição:
Este pi aquece um bocado...

embed.php


http://phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=RPi2-vs-RPi3-SoC-Temperature
 
Houve malta que reportou as mesmas temperaturas do Pi 2. Parece-me que há é mais lotaria no silício. Podes ter sorte ou azar :P
 
Tenho um Odroid C1 e dois Odroid C1+, mas agora saiu o Odroid C2 que é consideravelmente melhor e o preço não sobe muito ($8 de diferença), a comunidade é menor, mas são muito bons.

Interessante esse Odroid C2. Grande preço e características superiores ao RPi3. Tu utiizas o Odroid como media center? Porta-se bem?

Queria algo mais rápido para substituir o meu velhinho RPi1. Estou indeciso entre o RPi2 ou RPi3 e agora este Odroid.
 
Back
Topo