Raspberry Pi 4

Segundo a (pouca) documentação existente, o design\implementação do Wi-Fi é exactamente o mesmo do 3b+, incluindo o bus. Teve um ligeiro update (bt e mais uns tweaks) e pouco mais que seja relevante. Continua a ser um pouco “manhoso”.

Quem anda de volta disto (especialmente developers de expansion boards) ainda não sabe ao certo do que se trata, mas suspeitam que seja devido ao design do circuito Wi-Fi do RPI, especialmente antena.

Para quem tem problemas deste tipo, por agora é usar a frequência 5Ghz, se tiver equipamento para isso.

Os próprios conversores usb-sata ainda são hit /miss, existe uma panóplia grande de problemas por resolver.

O último firmware para o controlador usb ajudou no consumo, mas tem criado uma série de problemas.

De qualquer modo, é incrível a quantidade de pessoas da comunidade que está a fazer debug dos vários problemas que têm surgido.
 
Eu fui brindado com o bloqueio das unidades sata ligadas por usb.

Mas tens transferências de baixa velocidade ou o controlador do adaptador simplesmente bloqueia o bus?

Se estiveres a usar algo baseado no buster podes tentar reverter ou actualizar o firmware do controlador do pi, não é garantido mas pode ajudar.

Se for a questão do bootloader (boot directo) , ainda não foi feito o release do código, por agora só movendo o rootfs (e usar um cartão de memória).
 
este é o FW qie tenho: vl805_fw_0137a8
sobre o bloqueio é mesmo o usb bloqueado
o buster está atualizado. comprar logo foi um erro mas é o preco a pagar para tanto problema.
 
Bom dia!
Que cuidados devo ter na compra de um transformador para o RPI4 numa loja qualquer para que depois não fique com um tijolo na mão?
 
Comprar com fatura, e devolver se não funcionar.

Fica dificil de compilar uma lista de lojas onde se pode comprar modelos específicos quando nao se pode muitas vezes mencionar as ditas.
 
Bom dia!
Que cuidados devo ter na compra de um transformador para o RPI4 numa loja qualquer para que depois não fique com um tijolo na mão?

Tendo em conta (segundo a Wikipedia) que o consumo pode ir até 1,25 A, só a placa, eu começaria por não comprar uma fonte de alimentação barata/sem qualquer qualidade reconhecida. Por exemplo, fontes de 5V 2 ou 3 A que se vendem em sites chineses por "50 cêntimos", e depois vai-se a ver e duram 1 semana porque o transformador que têm está dimensionado para 1 A ou menos.

De qualquer forma, penso que mesmo a fonte de alimentação mais rasca falhe por "brownout" (queda de tensão/potência) e não por "picos", pelo que dificilmente a fonte de alimentação estragará a placa. O mais provável é que provoque funcionamento errático/corrupção de dados.
 
Os cartões ficam corrompidos, falta de power ou instabilidade no fornecimento da corrente, não sei.

Sei que corrompi dois cartões com um pi2 + carregador chinês, à pala dessa brincadeira. Entretanto troquei para um carregador oficial/qualidade e tem estado sem stresses, a correr 24/7.
 
Os cartões ficam corrompidos, falta de power ou instabilidade no fornecimento da corrente, não sei.

Sei que corrompi dois cartões com um pi2 + carregador chinês, à pala dessa brincadeira. Entretanto troquei para um carregador oficial/qualidade e tem estado sem stresses, a correr 24/7.

Verdade, com o Raspberry Pi 3 também corrompi alguns cartões devido à utilização de carregadores não originais :smilliex:
 
Não percebi.

Não estou a falar de corrupção de dados. Os cartões ficam inutilizados, mesmo.

Não percebeste? em 3 posts descreves 3 consequenciais diferentes...

Seja como for IMOO não me parece que que isso seja normal, ja tive vários rpis a correr de baterias/painéis solar e so inutilizava cartões quando eram eles próprios de qualidade inferior.

Basta dares conta que baixar a tenção de entrada, em algo que ja regula a tenção para ~3V, fica difícil que danifiques o cartão mesmo, mesmo que o que pode acontecer com carregadores baratos seja que eles deixem passar uma componente AC.
 
Epá... 3? Continuo a não perceber, mas também já não sei se quero.

Quanto ao resto, ficam as mensagens com as três possíveis interpretações. Cabe a cada utilizador decidir por si, na hora de escolher um carregador.
 
Epá... 3? Continuo a não perceber, mas também já não sei se quero.

então para os mais distraídos eu vou fazer quote aos teus 3 posts sobre o que pode acontecer aos cartões SD ao usar uma alimentaºão mais fraca.

queimar cartões SD é quase certo

Os cartões ficam corrompidos

Não estou a falar de corrupção de dados. Os cartões ficam inutilizados

meteste 3 posts destinos onde os danos não são todos iguais.
 
Eu ca acho que pode ser mais do cartão SD. Há muito lixo no mercado, os famosos fakes/clones do chinoca e até já deixei a minha preocupação com cartões SD que não foram concebidos para funcionarem como SSD 24/7 mas para uso esporádico para fotografias e afins.

Dai que preferia que o RPI pudesse vir ou ter uma versão com um slot M2 2242/2260.

eu preferia dar mais uns trocos e comprar versões "endurance", como por exemplo este sandisk se derem um uso mais hardcore.

Já que tenho um RPI 2 com um carregador de telemóvel de 2.1A (original BQ), um microSD normal e até hoje impecável.

Agora se andam a estoirar cartões com reputação, aí que tem que investigar a fonte ou outra coisa.

eu ando a pensar no RPI4 e se calhar vai a fonte original mesmo de 3A, até porque quero ligar um disco externo. Tenho vários discos 2.5" que podem ser úteis.
 
Última edição:
Eu tenho um rpi3 ligado a uma tv, alimentado por um cabo usb da propria tv(por vezes aparece a info que nao tem energia que chegue), é ligado quando a tv alimenta usb e desligado quando a tv corta os usb, ate hoje sem problemas.
Sei que qualquer dia vai acontecer, mas ate agora funciona muito bem.
 
Back
Topo