Raspberry Pi 4

Uau, excelente e detalhada resposta, muito obrigado :)

É a primeira vez que estou a pensar em adquirir um Raspberry Pi, este agrada-me bastante, para substituir o meu velho servidor, que é um computador grande antigo, um Core2Duo E8400 com 8GB de RAM com Debian 10 (Buster) e Emby e Transmission instalados através de Docker. Tenho também Wireguard configurado, mas nativo, não através de Docker.

Vou estudar formas de colocar discos 3.5 ligados ao Raspberry (por enquanto só tenho um, mas talvez queira mais no futuro) e arranjar algum tipo de caixa para tudo, uma solução completa, oficial ou não.

Irei pesquisar muito bem, não estou a pedir nada sem querer pesquisar :) Mas ideias são bem-vindas :D
 
Tenho um R Pi de 4gb que serve como servidor ligado a um switch de 1Gigabit. A performance é igual à do escritório onde trabalho ou seja a máxima da rede. Tenho dois discos 3.5 em caixas externas ligados por usb 3.0. Uso Snapraid para fazer duplicação todas as madrugadas.

De resto tenho também uma VPN para aceder remotamente e o Koha (para uso privado) instalados com o Docker (já que não me agrada a ideia de andar a fazer testes no mesmo sistema que gere o servidor - a companheira podia não gostar de alguma coisa que corresse mal :P ). Como tenho um stick amazon Fire com VLC instalado, consigo sem problemas ver filmes e séries directamente do servidor.

Uso da RAM "normal": 22 %. Sistema: OMV 5.

Tendo em conta que as caixas externas também não são propriamente grátis, pesquisaria por uma solução integrada primeiro e tentaria ver se vale a pena usar uma extensão para ligar os disco por SATA em vez de usb3, antes de ir para a solução que me parece mais simples.
 
Há uma versão do Windows 10 ARM a correr já decentemente no Raspberry Pi 4.
Ver último vídeo do ETA Prime do YouTube.

Há coisas (saída de som, porta de rede)que ainda não funciona totalmente, mas outras (portas USB) sim e está estável e funcional.


Mais, consegue correr aplicações e jogos x86, portanto emulação a funcionar.
Claro que os jogos correm de 2 a 6 fps, mas está funcional.

@Nemesis11 como estava a situação da Microsoft emular x86 e a Intel ameaçar a Microsoft?
Será sinal que a Microsoft vai arriscar?
 
@Nemesis11 como estava a situação da Microsoft emular x86 e a Intel ameaçar a Microsoft?

x86 32 bit já é feito binary translation no Windows 10 ARM. Não vi o video, mas deve ser assim que correm jogos x86 no RPi 4.

Será sinal que a Microsoft vai arriscar?

Há sinais que sim. https://github.com/microsoft/cppwinrt/pull/556/commits

As ameaças da Intel podem ser só Bluff, mas como há casos "fora do comum" em tribunais americanos, também podem não ser Bluff. Não é a mesma coisa, mas basta ver a "saga" nos tribunais, entre a Oracle e a Google no uso das APIs do Java no Android, por exemplo.
 
É este vídeo:

Era bom que a Microsoft apostasse no desenvolvimento do Windows ARM, com emulação total do x86/x86-64

Atendendo a que o SoC do Raspberry é relativamente fraco (embora o exemplo do video seja com oc para 2 GHz, é um A72), será que algo tipo Snapdragon 865+ (A77, @3GHz) já conseguiria correr jogos x86 (mesmo que antigos) com fps 'jogáveis' ou perto disso?
Ou a emulação/binary translation não escala bem com a performance do cpu?
 
Alguém tem experiência de usar o TVHat? Estava a pensar em montar um género de box alternativa para o Meo com epg, agendamento gravações, streaming para outros dispositivos, etc. Não sei se vale a pena ou se vou encontrar problemas inultrapassáveis.
 
Deixo aqui isto. Pode ser que seja útil a alguém.

Há uns dois meses testei a performance do Wireguard e do OpenVPN em vários computadores, com diversos Sistemas operativos do lado servidor e cliente. Dentro desses computadores, estão o Raspberry Pi 3+ e Raspberry Pi 4.
Fiz estes testes usei um Cliente numa Máquina Virtual Hyper-V, com 2 cores, num Core i3-8100, numa rede Gigabit, a usar como gateway os computadores que testei, ligados sem VPN, com Wireguard e com OpenVPN. Para testar a velocidade, fazia um teste de velocidade a partir do cliente, usando o servidor mais perto do ISP no speedtest.net. A ligação à Internet é de 500 Mbits de download e 100 Mbits de upload e não estava a ser usada, sem ser para estes testes.

Do lado do servidor, a fazer de gateway, sem VPN, com Wireguard ou com o OpenVPN, usei o seguinte hardware:
Do lado do cliente, usei o seguinte hardware:
Do lado do servidor, a fazer de gateway, sem VPN, com Wireguard ou com o OpenVPN, usei os seguintes Sistemas Operativos:
  • Raspbian 32 bit
  • Ubuntu 18.04 64 bit
  • Ubuntu 20.04 64 bit
Do lado do cliente, usei os seguintes Sistemas Operativos:
  • Windows 10 1909 64 bit (Quando nada é indicado indicado dentro de Parêntesis no gráfico)
  • Ubuntu 20.04 64 bit (Quando indicado dentro de Parêntesis no gráfico)
Configuração do Wireguard, do lado do servidor:
Código:
[Interface]
PrivateKey = XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Address = 10.6.0.1/24
ListenPort = 51820
PostUp = iptables -A FORWARD -i %i -j ACCEPT; iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
PostDown = iptables -D FORWARD -i %i -j ACCEPT; iptables -t nat -D POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
[Peer]
PublicKey = XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PresharedKey = XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
AllowedIPs = 10.6.0.2/32

Configuração do OpenVPN, do lado do servidor:
Código:
dev tun
proto udp
port 1194
ca /etc/openvpn/easy-rsa/pki/ca.crt
cert /etc/openvpn/easy-rsa/pki/issued/rpiopenvpn.crt
key /etc/openvpn/easy-rsa/pki/private/rpiopenvpn.key
dh none
ecdh-curve prime256v1
topology subnet
server 10.8.0.0 255.255.255.0
push "dhcp-option DNS 10.8.0.1"
push "redirect-gateway def1"
client-to-client
duplicate-cn
client-config-dir /etc/openvpn/ccd
keepalive 15 120
remote-cert-tls client
tls-version-min 1.2
tls-crypt /etc/openvpn/easy-rsa/pki/ta.key
cipher AES-256-CBC
auth SHA256
user openvpn
group openvpn
persist-key
persist-tun
crl-verify /etc/openvpn/crl.pem
status /var/log/openvpn-status.log 20
status-version 3
syslog
verb 3

NOTA1: Naquela altura, só existia módulo de kernel do Wireguard em Linux. Isso é importante, porque, na maior parte das situações, quando o servidor e cliente estão a usar o módulo de kernel, a diferença de performance nota-se e muito.
NOTA2: Do lado do cliente, em Windows, usei os clientes oficiais que estão nos sites do Wireguard e do OpenVPN.
NOTA3: No Raspberry Pi 4, com o Ubuntu 18.04, a compilação do módulo de kernel do Wireguard falhava e não percebi onde estava o problema.

Aqui ficam os resultados :) :
VPN_25087_image001.png
 
Última edição:
Node Mini Server v3:

https://n-o-d-e.net/node_mini_server3.html

Uma caixa e modificações para ter um RPi 4 numa caixa 92x92, caixa 3D printed, com todos os conectores do mesmo lado, ter um mSATA interno (Há uma conexão entre o adptador USB/mSATA com uma porta USB externa), possibilidade de cooling activo com 1 ou 2 ventoinhas.
Parece-me estar bem porreiro. Falta ali só um suporte para colocar vários num Rack. :)
 
Outra caixa que vai sair para o RPi4 que me parece muito interessante. DeskPi Pro.

kom7oDq.jpg


uY0dF3P.png


EJd4pOB.jpg


HYjRN0u.png


Caica em Aluminio, 6 portas USB, botão de power frontal, leitor MicroSD frontal, 2 portas HDMI (normais e não micro), baia 2.5'' para um disco ou SSD via conversor USB 3.0 para SATA

vrEpHbo.jpg


Vem com este dissipador e pode ser colocado com ou sem cooler activo e este cooler pode ser controlado via software. https://github.com/DeskPi-Team/deskpi


https://deskpi.com/products/deskpi-pro-for-raspberry-pi-4

O problema é que isto tudo não sai nada barato. :sad:
 
Raspberry Pi 4 Vulkan Driver "V3DV" Merged Into Mesa 20.3

Consulting firm Igalia working under contract with the Raspberry Pi Foundation has been developing V3DV as a Vulkan driver for the Raspberry Pi 4 and presumably future generations of the Raspberry Pi SBC. The driver recently reached a level roughly to Vulkan 1.0 conformance and thus began focusing on upstreaming the driver into Mesa, which is now landed in Git today.

The merge is just under twenty-nine thousand lines of new code for V3DV in Mesa 20.3, which will be released as stable around early December.
https://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=V3DV-Raspberry-Pi4-Mesa-20.3
 
Raspberry Pi Compute Module 4 on sale now from $25

https://www.raspberrypi.org/blog/raspberry-pi-compute-module-4/

Raspberry Pi Compute Module 4
  • 1.5GHz quad-core 64-bit ARM Cortex-A72 CPU
  • VideoCore VI graphics, supporting OpenGL ES 3.x
  • 4Kp60 hardware decode of H.265 (HEVC) video
  • 1080p60 hardware decode, and 1080p30 hardware encode of H.264 (AVC) video
  • Dual HDMI interfaces, at resolutions up to 4K
  • Single-lane PCI Express 2.0 interface
  • Dual MIPI DSI display, and dual MIPI CSI-2 camera interfaces
  • 1GB, 2GB, 4GB or 8GB LPDDR4-3200 SDRAM
  • Optional 8GB, 16GB or 32GB eMMC Flash storage
  • Optional 2.4GHz and 5GHz IEEE 802.11b/g/n/ac wireless LAN and Bluetooth 5.0
  • Gigabit Ethernet PHY with IEEE 1588 support
  • 28 GPIO pins, with up to 6 × UART, 6 × I2C and 5 × SPI

Compute Module 4 IO Board
  • Two full-size HDMI ports
  • Gigabit Ethernet jack
  • Two USB 2.0 ports
  • MicroSD card socket (only for use with Lite, no-eMMC Compute Module 4 variants)
  • PCI Express Gen 2 x1 socket
  • HAT footprint with 40-pin GPIO connector and PoE header
  • 12V input via barrel jack (supports up to 26V if PCIe unused)
  • Camera and display FPC connectors
  • Real-time clock with battery backup
 
Excelente! pena só usb3 ter que ser por via pci-e... hum...

O USB3 já é via Pci-Ex no RPi 4 model B. O SOC do Rpi4 tem uma ligação Pci-Ex 2.0 1x a um chip VLI VL805, que por sua vez disponibiliza 2 portas USB 3.0.
A vantagem no Compute board é que a lane Pci-Ex 2.0 agora é disponibilizada à IO Board e na IO board, podes fazer o que quiseres com essa lane. Podes ter o chip VLI VL805, ou um slot Pci-Ex (como na IO board deles) ou outra coisa qualquer. :)

A outra vantagem que vejo neste compute board e que já existia nas anteriores, é ter versões com eMMC integrado. Melhor ainda (mas talvez mais caro), é se tivesse um slot para colocar eMMC, como a Odroid faz.
Já agora, no compute board, talvez fizesse sentido uma versão com 16 GB de RAM.

O Compute Board não será muito utilizado no mercado consumidor, mas será interessante se aparecerem IO Boards para fazer um Cluster.
O meu "sonho" seria algo tipo uma IO board Mini-Itx ou Micro-Atx, que desse para ligar uma fonte ATX, backplate ATX para IO, com uns slots para uns quantos Compute Boards Rpi4, dentro de uma Caixa Mini-Itx/Micro-Atx. :)
 
O USB3 já é via Pci-Ex no RPi 4 model B. O SOC do Rpi4 tem uma ligação Pci-Ex 2.0 1x a um chip VLI VL805, que por sua vez disponibiliza 2 portas USB 3.0.
A vantagem no Compute board é que a lane Pci-Ex 2.0 agora é disponibilizada à IO Board e na IO board, podes fazer o que quiseres com essa lane. Podes ter o chip VLI VL805, ou um slot Pci-Ex (como na IO board deles) ou outra coisa qualquer. :)

A outra vantagem que vejo neste compute board e que já existia nas anteriores, é ter versões com eMMC integrado. Melhor ainda (mas talvez mais caro), é se tivesse um slot para colocar eMMC, como a Odroid faz.
Já agora, no compute board, talvez fizesse sentido uma versão com 16 GB de RAM.

O Compute Board não será muito utilizado no mercado consumidor, mas será interessante se aparecerem IO Boards para fazer um Cluster.
O meu "sonho" seria algo tipo uma IO board Mini-Itx ou Micro-Atx, que desse para ligar uma fonte ATX, backplate ATX para IO, com uns slots para uns quantos Compute Boards Rpi4, dentro de uma Caixa Mini-Itx/Micro-Atx. :)

Expressei-me mal... que queria diser era que pena não ficarmos com a slot pci-e livre para outras funcionalidades, muitas na verdade... e termos usb3 na placa mesmo. mas para não ser mal interpretado sei que existe limitações ;) mas existem sempre soluções, sim com custs adicionais e o projecto deles é reduzir ao máximo mantendo-se "acessível"

sim concordo, eMMC é soldado, seria melhor separado como no odroid e outros concorrentes... quanto a ter uma versão 16gb talvez no futuro. mas vir actualmente com eMMC é bem melhor que SD :P
 
Outra vantagem de um Slot para eMMC é que podiam diminuir o numero de SKUs em 1/4 no Compute Module, de 32 para 8.

ieQYEUT.png


Mas tudo bem, eles devem ter uma boa justificação para colocar soldado. :)
 
Outra vantagem de um Slot para eMMC é que podiam diminuir o numero de SKUs em 1/4 no Compute Module, de 32 para 8.

ieQYEUT.png


Mas tudo bem, eles devem ter uma boa justificação para colocar soldado. :)


ya no forum da comunidade apontaram isso... existem varias justificações para tal decisão, mas pessoalmente preferia não soldado.
 
Back
Topo