1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Raspberry Pi 4

Discussão em 'Hardware - Novidades e Notícias' iniciada por JAFoNEXUS, 24 de Junho de 2019. (Respostas: 388; Visualizações: 43630)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso vai depender se o que vais usar a nível de software, precisa mais de 4 GB de RAM. :)

Nem a propósito. Lêem-me os pensamentos. :D

https://turingpi.com/

Uma IO Board para o CM4, para Clustering, Mini-Itx, com conector Power ATX, com um switch integrado, Mini Pci-Ex, SATA III, USB, HDMI, etc.............E uma Caixa toda bonita. :)

2. rjSampaio

rjSampaio Power Member

vale a pena para que? se for o que precisas ? nao sabemos do que precisas.

3. Matanza

Matanza Power Member

Irei fazer um projecto relacionado com cybersecurity, simulando uma rede empresarial com cerca de 5/6 servidores.

4. rjSampaio

rjSampaio Power Member

continua a não ajudar muito, o que vai estar a correr dentro do rpi mesmo? nao vai simular a toda a rede dentro do rpi certo?
    ou ou rpi vai fazer de "servidor" com alguns serviços a correr?

5. Matanza

Matanza Power Member

vou simular vários servidores independentes, individualmente em cada raspberry pi, não tudo junto!

6. rjSampaio

rjSampaio Power Member

então quase de certeza que o rpi v1 servia :)

7. YoZ

YoZ Power Member

Ou fazer uma laboratorio virtual.

8. Matanza

Matanza Power Member

Aceito ideias para o meu projecto de curso.

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que passou um pouco ao lado, mas há poucos dias a VMWare lançou uma Tech Preview do ESXi 7 para ARM publicamente e suportam o Raspberry Pi 4 com 4 ou 8 GB, apesar de como é óbvio, recomendarem a versão com 8 GB. :)
    É preciso colocar o Firmware UEFI do RPi4, para o usar.

Um video:

Um How-To: https://www.experts-exchange.com/ar...sor-7-0-ESXi-7-0-ARM-on-a-Raspberry-Pi-4.html

Download: https://flings.vmware.com/esxi-arm-edition (Penso que é necessário registo).

EDIT: Apesar do ESXi, em si, ser um Sistema Operativo bastante pequeno e leve, nunca pensei ver o ESXi a correr um Raspberry Pi. :)

Última edição: 23 de Outubro de 2020
  10. whitelines

whitelines Power Member

11. Suicide-Squad

Suicide-Squad Power Member

Eh lah!! Isto já é outro assunto! Finalmente!

12. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Já agora, a Canonical também lançou uma versão do Ubuntu 20.10 "Desktop" para o RPi4, requerendo pelo menos a versão do RPi4 com 4 GB de RAM.
    Eu nunca tentei no RPi, mas não deveria ser dificil instalar um Desktop no Ubuntu Server para o RPi.
    Também têm um How-to.

How-to

Download

13. Nabais

Nabais Power Member

1000x usar KVM no RPi do que VMWare. Mas para a minha utilização, prefiro containers, no caso Docker.

14. Matanza

Matanza Power Member

Alguém já experimentou a versão ubuntu server no raspberry pi 4 (4gb/8gb) que me possam dar opiniões? Grato.

15. Nabais

Nabais Power Member

É o que estou a usar, no de 8GB. Tinha RaspberryPi OS 64-bit Beta, mas tive problemas para instalar Wireguard devido a não ter kernel headers e vi o processo demasiado manhoso. Acabei por guardar Raspberry PiOS num cartão SD à parte, para coisas que precise posteriormente, como upgrades de firmware.

Em relação ao ubuntu server no RPi, impecável performance. Não tenho qualquer ambiente gráfico, apenas Ubuntu Server, Wireguard e Docker (com Emby e Transmission) e um disco USB.

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Para os velhotes aqui do sitio, que ainda não morreram de COVID, devem-se lembrar do Spectrum ou do Amiga 500, que eram computadores integrados no teclado.
    Foi anunciado o Raspberry Pi 400, que é um Raspberry Pi integrado num teclado:

As especificações são algo diferentes. O processador, por exemplo, passa para 1.8 Ghz e o nome é diferente. Se percebi bem, só amanhã é que vão falar do lado tecnico deste computador, mas penso que o processador deve ser uma nova revisão do que está na versão SBC e Compute Module:

Além disso e apesar de ele ter uma área de dissipação muito maior, acho as temperaturas demasiado "boas" para não ser uma revisão do CPU. Temperaturas do RPI 400 a 1.8 Ghz:

Versão SBC a 1.5 Ghz, com uma caixa de metal passiva:

Anuncio: https://www.raspberrypi.org/blog/raspberry-pi-400-the-70-desktop-pc/
    Teardown: https://www.cnx-software.com/2020/11/02/raspberry-pi-400-teardown/
    Review: https://www.cnx-software.com/2020/11/02/raspberry-pi-400-review-benchmarks-vs-raspberry-pi-4/

Ainda não existe com Layout PT, mas irão lançar proximamente mais versões com mais layouts de teclado. O teclado "simples" que eles vendem, existe em layout PT, por isso há a esperança que este RPi 400 apareça com layout PT.
    O preço é de 70$ com 4 GB de RAM.
    Mais uma vez, é pena não existir uma versão com eMMC. Então com este formato de computador completo, que pode ser usado no dia a dia, ainda seria mais necessário.

Talvez seja o Computador ideal para as Escolas em Portugal. :)

Última edição: 2 de Novembro de 2020
  17. igorcoelho

igorcoelho Power Member

:facepalm: obstante desse comentário algo desnecessário...:rcarton: concordo contigo deviriam ter vindo com eMMC.

18. Rafx

Rafx Power Member

Isto realmente trás á memória o velhote 128k, só falta arranjar leitor de k7. E agora os jovens aqui do sítio questionam-se o que é uma k7.

É de facto muito interessante.
    Espero que tenha sucesso, para que nos próximos Pi façam versões destas.

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Tens razão. Estive a reler a frase e de facto é de bastante mau gosto e não devia ter aqui colocado. Vou tentar não repetir. Isto já são sintomas do Alzheimer. :D

E talvez até uma versão com 8 GB de RAM. A diferença deveria ser de uns 20 a 25$, tendo em conta a diferença de preço entre essas duas capacidades no Modelo B.
    Além disso, se eles conseguem ter 32 SKUs no Compute module, também conseguiriam ter o dobro dos SKUs (1 por layout de teclado) neste RPi 400.
    Ter só a versão 4 GB também é aceitável.

Já agora, eles também têm um Kit que inclui o RPi 400, carregador, MicroSD com RPI OS, Rato, cabo Micro HDMI para HDMI e o Beginners Guide por 100$. :)

Esta versão em Kit até é capaz de ser mais interessante. :)

20. igorcoelho

igorcoelho Power Member

Acontece a todos, tentamos por vezes minimizar assuntos sérios com brincadeira que por vezes somos infelizes, acontece comigo e com todos ;) é um pouco de sermos portugueses... tentamos animar mesmo quando não gostamos do que se passa ;)

Voltando ao tópico... este modelo sem duvida é uma excelente aposta, e um elo produto! mas claro sempre poderá ficar melhor... mesmo com acrescento de custo, penso que os 8GB ainda irá aparecer uma versão. Agora eMMC não será desta neste modelo, talvez num próximo modelo,claro se isto pegar e vender bem :P existe mercado vamos ver se pega.