Raspberry Pi 4

Concordo com o que tem sido dito. 8GB de RAM e eMMC poderiam ser opções muito interessantes.

Não sei se estará nos planos, mas o Raspberry Pi zero já merecia uma renovação. Tem ficado esquecido, e tem muito potencial igualmente.

Vamos ver o que o futuro nos reserva
 
Benchmarks entre um RPi 3 Model B, um RPi 4 Model B e o RPi 400, com as diferenças em %, sendo a base o RPi 3 Model B:
ccVtkEy.png


Temperaturas aos longo dos testes:
1dYLkIx.png


https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=raspberry-pi-keyboard&num=1

A nível de Overclocking, o Tomshardware puxou-o até 2.2 Ghz, sem problemas de temperaturas:
uopQpHz.png


https://www.tomshardware.com/news/raspberry-pi-400-review-faster-cpu-new-layout-better-thermals
 
Uma pergunta, os produtos da raspberry, em particular esta geração, mantêm os preços até vir uma nova certo?!

Eu estou à espera do ecrã para o raspberry 4 mas este aqui será ligado apenas a um monitor directamente por HDMI, certo?!
 
Uma pergunta, os produtos da raspberry, em particular esta geração, mantêm os preços até vir uma nova certo?!

Eu estou à espera do ecrã para o raspberry 4 mas este aqui será ligado apenas a um monitor directamente por HDMI, certo?!
este continua com acesso ao GPIO, o teu ecran deve ser SPI ou parecido certo? continua compativel com este então.
 
Curti o teclado, se não fosse os impostos e dolar valorizado ainda pegava um para servir de desktop de backup/media center.

Só acho que nao ter a saida de audio/mic e mau e o storage ja merecia nvme... Nem que seja SATA ou pcie 2x 2.0
 
Não sei se é o melhor local, mas a Asus irá lançar uma segunda versão da SBC Tinkerboard, com variantes de 2 e 4 GB e uma versão com 16 GB eMMC incluídos. O CPU é o Rockchip RK3399.

pvqS0YZ.jpg


BZPRdEb.jpg


oB0Ayup.png


https://www.clubic.com/pro/entrepri...e-son-nouveau-concurrent-au-raspberry-pi.html

Os pontos interessantes parecem-me ser uma porta HDMI (não micro), 3 Portas USB-A 3.2 Gen1, 1 Porta USB-C 3.2 Gen1 (Com suporte para monitores), pode-se trocar a placa Wireless e eMMC integrado.

O artigo não refere preços.
 
Um cheirinho do que pode aparecer a nível de SOCs em futuros SBCs.

Aquele Rockchip RK3399 naquele SBC da Asus, apareceu em 2016 e é produzido a 28 nm. É bastante usado em SBCs e competitivo com o RPi4, mas não é algo recente. A Rockchip apresentou o sucessor, que deverá aparecer no mercado em 2021, com o nome RK3588.
1WAtZin.jpg


FLaHVE6.jpg


Q9dwQK5.png


  • CPU – 4x Cortex-A76 and 4x Cortex-A55 cores in dynamIQ configuration
  • GPU – Arm Mali “Odin” MP4 GPU
  • AI Accelerator – 6 TOPS NPU 3.0 (Neural Processing Unit)
  • VPU – 8Kp60 video decoding support, 8Kp30 encoding support
  • Memory I/F – LPDDR4x/LPDDR5 up to 32GB
  • Storage – eMMC 5.1, SDIO, SATA 3.0 (multiplexed with PCIe 2.0)
  • Video Output
    • Dual HDMI 2.1 / eDP up to 8Kp60 or 4Kp120
    • Dual DisplayPort up to 4Kp60
    • Dual MIPI DSI output
    • Up to four independent displays
  • Camera – 48M (2x 24M) ISP with HDR and 3D NR support; multi-camera input
  • Audio – Microphone array support
  • Networking – Dual Gigabit Ethernet
  • USB – 2x USB 3.1 Type-C, 2x USB 2.0
  • PCIe – 4-lane PCIe 3.0, and 3x PCIe 2.0 (multiplexed with SATA)
  • Manufacturing process – 8nm LP
https://www.cnx-software.com/2020/1...-8k-video-6-tops-npu-pcie-3-0-up-to-32gb-ram/

Não só são especificações interessante se aparecer em SBCs, como até tem especificações que podem ser interessantes num PC, como SATA, Pci-Ex, Dual Gigabit, 4 Displays, etc.
Sendo produzido a 8 nm (Samsung?) é possível que inicialmente não seja muito barato.
 
Bom a minha questão aqui é que por mais interessante que seja, pelo menos face ao propósito inicial, a Raspberry dá-se ao trabalho de ir desenvolvendo drivers Open source, mesmo que a Broadcom nesse particular não seja exemplo. Mas e a Rockchip?
 
Em relação ao RK3399, se não estou em erro, é um dos SOCs ARM melhor suportados no kernel mainline, porque foi usado nos Chromebooks e grande parte do trabalho foi feito nessa altura.
Não sei é em que estado está a parte do GPU. O GPU é da ARM e os drivers são binários. Existe a versão open source (Panfrost) e funciona no RK3399. A ARM há pouco tempo decidiu trabalhar com eles.

O meu post anterior também não é para endereçar directamente aquele RK3588 como o único caminho para futuros SBCs. Serve mais como exemplo para o que será possível com futuros SOCs. Um salto de 28 nm naqueles RK3389 e no SOC do RPI4, para 14, 12 ou 8 nm, irá permitir coisas interessantes. :)
Algo como o RK3566 naquele roadmap ou equivalentes, também poderão ser interessantes em SBCs mais baratos.
 
Acho que não há prazos oficialmente e eles não costumam anunciar datas de lançamento. Costuma aparecer tudo de "surpresa".
Apenas 2 pontos:
  • O teclado normal só teve layout PT em Julho deste ano, se não estou em erro.
  • Desde o lançamento do RPi400, há um enorme distribuidor que tem listados RPi400 com mais alguns layouts, além dos que foram anunciados, entre eles o layout PT.
    HRhglmt.png

    Esses outros layouts não anunciados, estão todos com data de espera de dia 1 de Abril (Formato americano da data), mas é bem possível que seja um placeholder, por isso, não levem isso como uma garantia. :)
 
Estava a pensar comprar 1 para mim e que desse tb para o meu filho.

Não o quero baralhar muito em relação ao teclado pt em que tem +- experiência (tem 8 anos).
 
Também estou a pensar num para o meu puto (5 anos), acham boa solução? Ele já começa a demonstrar curiosidade por computadores (quer um só para ele)
 
Com layout em português parece ser uma óptima solução. Bom e barato como se costuma dizer.
Parece-me que desta vez acertaram em cheio.
 
Back
Topo