Raspberry Pi 4

Eu tenho HA e uso a deCONZ. Preferes o Zigbee2mqtt?
Entre deCONZ e Zigbee2mqtt não tenho uma preferência. São ambos bastante robustos.
Do que sei, conbee II com deCoNZ faz uma combinação robusta.
Comecei com Zigbee2mqtt porque um amigo que me estava a convencer a gastar uma fatia significativa dos meus ordenados em IoT (foi a minha desgraça... Obrigado @kasparov), ofereceu-me um CC2531 e comecei pelo Zigbee2mqtt, visto (na altura) suportar bastante mais dispositivos que o deCONZ, mas pelo que tenho visto, essa diferença já é muito pequena.
Na altura, em 2019, tive preferência pelo Zigbee2mqtt, mas se fosse hoje, a minha escolha voltaria a recair pelo CC2531 com Zigbee2mqtt, porque:
- Conbee é mais caro que um CC2531, embora ligeiramente mais estável;
- é possível flashar um CC2531 para ser coordinator ou router;
- Zigbee2mqtt já tem interface gráfico muito interessante, com bom debug e muita documentação de boa qualidade;
- uso HomeAssistant, e a integração é muito boa com o Zigbee2mqtt;

Edit: já temos novas pens ZigBee: CC2652
Torna as coisas mais interessantes para o Zigbee2mqtt
 
Última edição:
Muito obrigado pela tua explicação, valeu mesmo!!

Agora estou indeciso entre a conbee ou o dongle CC2531 , sendo que o cc2531 é muito mais económico e pelo que estive a ver, aparenta funcionar muito bem também.

Mais uma vez, muito obrigado pela tua ajuda.
 
De nada! ;)
Uma sugestão: se tens um servidor mqtt a correr no homebridge, então diria que Zigbee2mqtt num container à parte seria a tua melhor solução, e aí vale a pena apostar já numa CC2652 (com antena, mas ainda é caro. A sonoff lançou uma baratinha mas não há ainda em pt nem é fácil encomendar) em vez de uma CC2531.

Se falei chines (containers), então arrisca mudar o teu ambiente para home assistant.
Qualquer ajuda que precises, andamos por aqui ;)

Tudo a correr bem, e boa sorte com o mundo fantástico da domótica inteligente
 
@Suicide-Squid, agradeço mais uma vez pela tua ajuda. Vou ter mesmo que experimentar o HA, deve ser mesmo outro campeonato! Sinto q estou servido com o Homebridge porque aqui em casa usamos todos iOS e tem funcionado bem mas lá está nunca experimentei HA.

Ainda sou muito “fresco” no q toca a casas inteligentes. [emoji38]
 
É pena, por um lado, não haver mais raspberry pi 4 à venda. por outro lado, é bom ter alguns em casa (tenho 4 raspberry pi 4 de 8 gb, um raspberry pi 4 de 4 gb, 2 raspberry pi 3, 1 raspberry pi 2 e 1 raspberry pi 1, todos modelo b) para os meus projectos.
 
É pena, por um lado, não haver mais raspberry pi 4 à venda. por outro lado, é bom ter alguns em casa (tenho 4 raspberry pi 4 de 8 gb, um raspberry pi 4 de 4 gb, 2 raspberry pi 3, 1 raspberry pi 2 e 1 raspberry pi 1, todos modelo b) para os meus projectos.
E fazeres um cluster de k3s com os rpi4 todos? Deve ficar um mimo!
Instalas o MetalLB nos k3s, e ficas com um serviço de cloud self hosted com load balancing e high availability.
Ainda não me meti nisso porque tenho andado a automatizar estores e luzes em casa (já são 60 shellys no total :P )
Abraço
 
Última edição:
Um rpi4 1GB - adquirido há um ano -, com carregador original, caixa original, dissipadores colocados e cartão SD 32 GB. Para primeiro raspberry e experimentar umas coisas, por 45€ vale a pena?
 
Um rpi4 1GB - adquirido há um ano -, com carregador original, caixa original, dissipadores colocados e cartão SD 32 GB. Para primeiro raspberry e experimentar umas coisas, por 45€ vale a pena?
1GB é curto... Diria que 2GB seria o mínimo para poderes tirar partido em condições.
O preço não é mau. Mas acho pouca RAM.
 
Claramente superior. Não há dúvidas quanto a isso.
Um 4b de 1GB de RAM chega para se experimentar docker, pivpn, pihole, librelec, batocera.
Mas se pensares em fazer um servidor para ficar ligado 24/7 a responder a pedidos a sério, aumenta a partição de swap para pelo menos 2 a 4GB.
Um rpi 3b nesta fase teria de ser mesmo muito barato para compensar.

Mas um 4b para fazeres uso de um servidor 24/7 recomendo 4gb ou 8gb de RAM como sugere o @Matanza
 
Última edição:
E a subir para números bem inflacionados.

Vou fazer o mesmo que nas gráficas, esperar que o mau tempo passe, ou avançar para uma alternativa.
 
Alguém sabe onde comprar um Raspberry Pi Model 4 de 4 ou 8 GB? Isto está complicado...
Ou algum outro dispositivo que dê para fazer servidor de TVHeadend que não esteja mau o stock?
 
Última edição:
Tvh pode correr em tudo e mais alguma coisa, ate no router openwrt.
Solucoes mais baratas, se nao consegues comprar rpi, talvez uma box wetek, compras nos usados muito barata, funcionam bem e tem tunner(as play) ou sem tunner (core).

Qualquer uma ficas bem servido para o tvh.
 
Back
Topo