Raspberry Pi 4

Tvh pode correr em tudo e mais alguma coisa, ate no router openwrt.
Solucoes mais baratas, se nao consegues comprar rpi, talvez uma box wetek, compras nos usados muito barata, funcionam bem e tem tunner(as play) ou sem tunner (core).

Qualquer uma ficas bem servido para o tvh.
1GB DDR3 parece-me ser pouco para TVHeadend
 
Agora perdi-me, estavas a referir as wetek?

Se usares libreelec lu coreelec, tens o tvh no repo deles, no proprio equipamento podes fazer de cliente servidor.
Se for uma play ou play 2 tem tunner integrado.
Se for a core ou hub, tens de usar tunner usb ou sat>ip.

Qualquer uma delas corre tvh como servidor sem problemas.

Neste momento, tenho

Wetek play como sat>ip server
Wetek core como cliente

O servidor esta numa asrock j5005, e tenho outra instalacao numa NAS em docker.
 
Eu comprei a minha esta semana a ver que faço com ela.

160120221247.jpg


É um Kit com caixa carregador e cartão mais cabo.
Também comprei um teclado para se a for usar num monitor e o dissipador e uma caixa com ventoinhas, à parte porque este modelo aquece muito.

A antiga talvez a vá usar em algum outro projeto.

Estava para comprar o pi400 também mas não tem saída jack e em monitores antigos o som assim não tem porto de uso e por isso não comprei mas quem tiver tudo em HDMI ou não se importar com isso vale a pena como computador de uso e transporte sempre que nos locais haja monitores.

Acho que existe muita falta de raspberry no mercado porque eu vi um site que as tinha para compra mas era em reserva de lote para lista de unidades e posterior venda à lista de entrada de reservas dos clientes (ou seja por ordem de reserva) e havia um lote programado para chegar ao retalhista onde nem o primeiro volume de reservas cobria e já havia segundo item de loja para reserva em lista ou seja o pessoal que comprar entra na lista faz a reserva mas a alguns só chegará muito depois do acto de reserva e tal como anda o problema dos recursos electrónicos os novos pedidos de lotes devem demorar um pouco.
Isto para não falarmos daquela coisa estranha que eu vi na china de lotes de Raspberrys aos montes a serem vendidas via China a 200 e tal euros... Algo que também não termino de entender ainda.

É isso, este modelo é um modelo muito importante pois acho que marca definitivamente e sólidamente o caminho deste mini computador no que respeita a desenvolvimento principalmene do tema rendimento gráfico para num futuro modelo vermos um computador com umas prestaçoes médias altas em todos os ramos da tecnologia que pode abarcar.
 
200 €? Por 150 € monto um i7 4690k com 16GB DDR3, com PSU e caixa incluida.. duvido que os modelos mais recentes sejam superiores a isto..

Isto não tem haver com custo, mas sim finalidade e tipos de utilizações, os RPI são destinados para outros tipos de uso cujo o qual o hardware convencional de um pc não é o indicado, não se pode meter tudo no mesmo saco e olhar só ao preço.
 
Há muita coisa que não precisa de um i7 4690K. Na verdade, há muita coisa que não precisa sequer de um Raspberry Pi.

Anyway, tinha colocado noutra thread, mas aqui fica. Há uns dias montei um RPi Zero 2 W, powered pela porta USB e onde se pode configuar vários tipos de ligações via USB OTG (Rede, Serial Port, Storage, etc). É algo muito simples e se monta em menos de 15 minutos.
Umas fotos:
cEON1If.jpg


scSJnNB.jpeg


3pamhOq.jpeg


MnCtulA.jpeg


uH5fpbT.png


Não é para ficar com GUI, foi só para experimentar como ficava instalar um Desktop e aceder via xrdp. Nem é mau de todo, mas claro que 512 MB limita muito este cenário nos dias de hoje.
 
Na minha opinião é ridiculo comparar equipamentos com TDP de 2-8w a outros com outros com 25x maior consumo e diferentes potencialidades como i7, mas ok...

@Nemesis11 podes indicar onde se arranja um kit desses?
Ficou mesmo porreiro :D
 
Última edição:
@Nemesis11 podes indicar onde se arranja um kit desses?
Ficou mesmo porreiro :D
Eu comprei este, mas há outros. Um exemplo, outro exemplo. Aqueles vêm sem o Pi Zero. Deverá haver outros Kits. É procurar.
Para experimentar as diversas formas de o colocar em Gadget mode, este é um bom artigo, apesar de um pouco desactualizado. Eu só ainda o usei a passar ethernet, serial e storage, mas há outros modos.
Se o colocares em ethernet e usares Windows, é preciso instalar este driver. Nos outros modos que experimentei, funcionou sem ser preciso instalar nada.
no base com a porta usb tirei os led’s
Para mim é um bocado indiferente os LEDs e não procurei nada sobre eles, mas pensei que houvesse forma de os desligar via Software.
 
Última edição:
Aproveitei a Raspberry modelo 3 para montar um robô e a 4 já a tenho a funcionar com Recallbox + Kodi, e tenho outro cartão com raspbian para usar em pc quando quiser.
Com esta nova Raspberry 4 usa-se o pc com raspbian bem para ver vídeos, office etc portanto cobre muito bem as necessidades de uso geral.

O que me intriga é que eu neste périplo por obter uma tive contacto com retalho de lojas em que já tinha comprado outras coisas e contaram-me que recebem as coisas muito a gota a gota, mas contactei diretamente representantes da China que mas ofereceram por 150 para cima mas não tiveram cuidado nas fotos que me enviaram porque literalmene vi armazéns cheios de modelos 4 das distintas capacidades e não liga uma coisa com outra ou seja se têm aqueles montoẽs delas porque não as escoam para os retalhos europeus que lhas pedem ?

Existe aqui alguma coisa um pouquito estranha, sobre o motivo de contactar diretamente com os da China é porque pensei em montar uma aranha mecânica com câmara e com a raspberry dá mas depois abandonei por enquanto a ideia porque não tenho dinheiro para tudo essencialmente, mas como andei a pensar nisso contactei com eles. Depois acabei por decidir o robo por tracção e foi nessa altura que tive sorte e vi cá em Portugal uma loja com 2 unidades e comprei uma, um achado porque andei em lojas Espanha, Alemanha e por aí e era reserva de compra e o preço era 120 mais ou menos mas se o kit.

É isso.

Deixo a dica para quem quiser e sobre os pcs - com i7 ou outros o fado do stock é o mesmo, as empresas que sobreviverem a 2022 no ramo das vendas de IT têm sorte porque segundo me dizem algumas lojas - os stocks estão sobre-valorados, chegam aos poucos e são equipamentos caros em virtude do tempo de vida real dos sectores - gaming , produção.
 
Back
Topo