Raspberry Pi 4

Grande salto de performance sim senhor. Gostava de ver um compare entre Odroid XU4 e N2 vs o Pi 4.

Estava a pensar arranjar 2xXU4/N2 para brincar e agora que aparece o Pi 4 pode mudar as ideias, mas julgo os Odroid continuarem por cima em hardware mas perdendo em software.
 
Tenho o 3, dou lhe pouco uso infelizmente. No entanto adoro comecar um projecto, possivelmente comprarei o 4, gostei da performance extra
 
Grande salto de performance sim senhor. Gostava de ver um compare entre Odroid XU4 e N2 vs o Pi 4.

Estava a pensar arranjar 2xXU4/N2 para brincar e agora que aparece o Pi 4 pode mudar as ideias, mas julgo os Odroid continuarem por cima em hardware mas perdendo em software.

O Odroid XU4 não faz grande sentido. O processador é bom, mas é antigo. É um Big.Little com A15 e A7. São cores 32 bit e acho que não faz sentido apostar em ARM 32 bit nesta altura do campeonato.
O N2 tem um quad core A73 + Dual core A53, a 1.8 Ghz feito a 12 nm. Além disso, tem um slot eMMC, entre outras vantagens. É melhor que este RPi4 a nível de especificações. No entanto, é mais caro e há sempre a questão de haver uma enorme comunidade no RPi. :)
 
Sim, o N2 é caro. Provavelmente pelo preço de 1 N2 dá para ter 2 Pi 4 e fica-se a ganhar em performance ahah. Pessoalmente tenho 1 Odroid e um 1 Pi e nada a apontar de ambos.
 
Bom, comprado em PT fica em 73 euros o "starter kit" (caixa + RPI 4 gb + fonte 15W), o que me sai a 330 reais... Talvez consiga revender o meu RPI 2 "completo" por perto deste preço, humm... E ele ainda ia com os dissipadores (irei por um maiores que sakei de uma board queimada no RPI4) e caixa de alumínio exótica :D

Claro que falta o cabo HDMI, mas numa pesquisa rápida fica em 25 reais/6 €, não vale a pena importar.

E tem o cartão SD, dado que ele faz 50 MB/S, talvez devia ir para algo mais possante.

Só não encomendo já, porque ia ficar até meados de Outubro parado e a queimar garantia...

Será que esta fonte 15W consegue alimentar um HD externo 2.5? dado que ele consome no máximo 8W, ainda sobra 7W para periféricos!
 
Sim, mas a área de cada bolacha também dá muito mais chips... 28 mm, isso é mesmo arcaico :(

Se fossem feitos a 7nm é que era...
 
Era... bom para dares alguns 200€ por cada um. :p
Pessoalmente já acho quase milagroso o poder que isto tem face ao preço. Com 4 A72 isto deve limpar o chão com muita box android a custar múltiplos do que isto custa...
 
Sim, mas a área de cada bolacha também dá muito mais chips... 28 mm, isso é mesmo arcaico :(

Se fossem feitos a 7nm é que era...
Os processos de fabrico têm um custo e yields - que aumentam ou diminuem custos também, associados.

14nm não é bleeding edge, mas é perto. A Intel ainda nem saiu dos 14nm... :D
Os custos de produção ainda são elevados com 14nm.

Mas arcaicos eram os 40nm dos Pi até agora.

O próximo Pi certamente deve ser 28nm também, ainda devem ter margem para bump de performance com melhorias e optimizações, como foram tendo com os 40nm nos anteriores.
14nm só lá para o Pi 6 ou Pi 7.
 
Última edição:
Com 4 A72 isto deve limpar o chão com muita box android a custar múltiplos do que isto custa...

Talvez limpe o chão a Atoms que não sejam Apollo e Gemini Lake. O IO continua a não ajudar. Além de um SD ou storage por USB não ser o ideal, o bus de memória deve continuar a ser de 32 Bits. Mas pelo preço dele e pela fantástica comunidade que tem, este RPi 4 está óptimo.
 
Isto agora têm excelentes capacidades para um NAS USB.
Não te metas nisso. A não ser que faças backup do conteúdo para a cloud.

Após ver os gráficos foi a primeira coisa que me veio a cabeça, por exemplo um owncloud agora já deve ter uma performance porreira :)
Para meia dúzia de clientes, deve servir perfeitamente.

Pessoalmente já acho quase milagroso o poder que isto tem face ao preço. Com 4 A72 isto deve limpar o chão com muita box android a custar múltiplos do que isto custa...
Isto. Estava a pensar comprar uma box android (o TyzenOS sucka em grande) e acho que isto é bem melhor :) (assim que tenha decode por hw)
 
Não te metas nisso. A não ser que faças backup do conteúdo para a cloud.

porque? podes fazer raid na mesma, podes usar como storage simples, podes usar como backup de backup.

claro que nao o vou usar como unico local onde esta guardado a key da minha wallet bitcoin
Agora para uso geral é uma optima solução lowcost.
 
Não é impossível.

IMO se for a substituir o rpi que tenho na garagem de um familiar ligada a varias cameras se segurança, se calhar devo meter la um disco externo grande e fico com outro ponto de backup offsite.
 
Parece-me um equipamento muito bom para substituir se top boxs.
Eu uso o modelo anterior com libreelec e kodi, ligado a um pvr+nas, controlado pelo comando da tv(hdmi-cec).
Para ligar a uma tv recente com 4k, ser controlado por hdmi-cec(confesso que nao vi se suporta no rpi4),rede com throughput suficiente, sera muito bom.

O que tenho montado é alimentado pela propria tv, duvido que seja possivel neste ultimo modelo, mas percebe-se.
 
Back
Topo