1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raspberry Pi 4

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por JAFoNEXUS, 24 de Junho de 2019. (Respostas: 130; Visualizações: 7314)

1. reise

reise Power Member

Ou até mesmo um fonte ATX e fazer as ligações aos cabos USB da saida de 5V, amperes não faltam mesmo numa de pouca potência.

2. PJTuga

PJTuga Power Member

Thanks! Irei iniciar o projecto apenas quando estiver de férias, mas assim vou planeando com tempo o material que vou precisar

3. r_morgado

r_morgado What is folding?

fiquei curioso com esta ideia :D
    será que se consegue fazer umas brincadeiras com docker por exemplo?

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu nunca usei Docker, mas pelo que leio, penso que muitas vezes se usam templates de máquinas já disponíveis em repositórios. Containers feitos em x86 não vão funcionar no RPi, pelo menos nativamente.
    Além disso, não sei que mais requisitos precisa. De referir que o RPi Zero usado nesse cluster tem o mesmo hardware do primeiro RPi e usa um processador Single Core ARM11. Um core já antigo. Ainda é 32 bit por exemplo.

Eu estou mais interessado em LXC/LXD, QEMU/KVM, CEPH, etc. Além desse cluster, há outros mais caros, mas também mais avançados. Uma pequena lista do que já vi:
    Se a ideia for usar o RPi4 num Cluster, acho que faz sentido esperar até a poeira assentar e o hardware e software esteja mais maduro. :)

5. G00D

G00D Power Member

O de 4gb a que preço anda por aqui?

6. r_morgado

r_morgado What is folding?

Eu gostava de ter um cluster em casa para testes e brincadeiras.
    A minha ideia era ter um cluster para virtualização de maquinas mas acho que um cluster com raspberrys não ia aguentar grande coisa :S

Ronda os 60€

7. labfreak

labfreak Power Member

8. Neural

Neural Power Member

@labfreak Eu tenho o adaptador oficial do rpi3, dá para usar com boa margem no 4?

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O adaptador do RPi4 é Usb-c e se não estou em erro, o oficial tem 3A, contra os 2.4A do 3.

10. Neural

Neural Power Member

Sim, mas eu tenho conversores... A questão prendia-se com a potência fornecida...

11. labfreak

labfreak Power Member

Duvido, até porque agora tem usb c.. não testei com o carregador do telemovel, mas deve dar

Edit: não tenho como testar, não tenho adaptadores

12. ptfuzi

ptfuzi Power Member

já percebi que há confusão com alguns carregadores com PD..

13. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Isso do cabo não me aflinge, quando comprar vai com o oficial mesmo, não tenho nenhum cabo USB-C sobrando nem carregador potente.

Mas o oficial aguenta alimentar o RPI + 1 disco 2.5"?

14. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

15. XUTOS-83

XUTOS-83 Power Member

Sempre tive no meu Pi2 disco 2.5 com o carregador oficial da altura e aguentou, este por mt que gaste mais o carregador é bem mais potente.

16. miguelbazil

miguelbazil Moderador Ninja
    Staff Member

Honestamente, sou inteiramente fascinado pelos dados que estão aqui. Compreender exactamente o que afecta a performance do que fazemos tipicamente é extremamente interessante para mim. Mas só gostava de ver a diferença entre um microSD de classe baixa e elevada, só para ver o quanto vale o custo disso.

Um ponto importante, enquanto que o custo de um SSD é mais elevado que um microSD, mesmo de classe 10, o custo de um SSD sata de 128GB com IOPs minimamente decentes é, actualmente,extremamente baixo (~30€). Só não digo que é a melhor opção porque, honestamente, é mais de 50% do custo de um RPi destes. Ainda assim, food for thought.

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Sim. A maior parte das pessoas não dá a devida importância ao IO. Um utilizador normal nota maior diferença se o disco mecânico for trocado por um SSD e/ou se adicionarem mais RAM, do que trocando um i3 por um i5.

Seria muito interessante ver um comparativo do RPI4 com um microSD Class 10 e um microSD A2. :)

Os SSDs estão a cair muito de preço. O microSD "High Endurance" de 128 GB que comprei é mais caro que muitos SSDs com a mesma capacidade.
    O meu "problema" com a solução SSD é que tem que se adicionar ao preço o adaptador USB e é algo que fica "pendurado" ao RPi4.
    É uma pena o RPi4 não ter um slot eMMC. É a única critica que tenho ao RPi4, mas não é um "deal breaker". :)

18. skandal

skandal Power Member

@Nemesis11 não dá para "fabricar" uma porta SATA através do GPIO do RPi?

EDIT: Parece que . Mas também não é barato :P

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso fica ligado por USB. Tem um conversor USB <-> SATA.

Também existe este:

Isto fica tudo mais arrumado, mas é tudo USB <-> SATA, tal como o adaptador usado na review do Toms. Além disso fica algo caro, como dizes. :)

Não relacionado com isto. Um post com benchmarks em KVM e Containers:

https://blog.cloudkernels.net/posts/rpi4-64bit-virt/

Não está no post, mas foi utilizado a imagem do Ubuntu Server 18.04.2 LTS 64 Bit + Kernel 4.19.57. Não sei se tem limitações.

Partilhar esta Página