Raspberry Pi 4

Desculpem o double post. Resultados iniciais do Phoronix. Coloco aqui o resumo dos resultados, sendo que o artigo tem os detalhes.

CsorBKq.png


d5p0Vnu.png


R44znMm.png


https://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=raspberry-pi4-benchmarks&num=1

A versão de 4GB estava dentro da caixa oficial e a versão de 2GB estava sem caixa.
 
Possivelmente. Mas se for, isto é em workloads que levam o cpu a 100% durante um bom bocado.
Há um teste feito sem dissipador e com o firmware original, e o RPi4 só entrava em Throttling ao fim de 4 minutos e 30 segundos a ser puxado a 100% com o stress-ng.

Tinpomn.png


The initial ramp-up from the SoC’s idle temperature is rapid, though it must be noted this test took place in an ambient temperature of nearly 25°C. Once the SoC hits 70°C after around 25 seconds, the temperature rise slows; by two minutes it is around 77°C; by three minutes it’s around 81°C. As is to be expected, these readings — taken from an internal sensor located on the GPU portion of the SoC — are higher than the external package temperature measured during the thermal imaging test.

Interestingly, the first thermal throttle operation isn’t captured until around four and a half minutes into the test, and a quick glance at the rest of the graph shows why: where earlier Raspberry Pi models would tend to hit a throttle point and stay there the Raspberry Pi 4 is instead spending as little time as possible at its throttled clock speed of 1GHz, returning to 1.5GHz as quickly as it can. With the measurements being taken at a rate of one per second but the CPU’s frequency switching taking place on a much shorter timescale, it’s likely the Raspberry Pi 4 was throttling earlier but for too short a time to be captured.

This benchmark clearly demonstrates additional cooling is going to be a must-have to maintain top performance for workloads including sustained CPU activity over the four-minute mark— but for those who are using the device as-is, expect to see less sustained throttling than in previous models after the thermal throttle point is reached.

https://medium.com/@ghalfacree/benchmarking-the-raspberry-pi-4-73e5afbcd54b

Este post tem mais info, com benchmarks, consumo, etc.
 
OK, interessante. Parece-me ser o primeiro Pi em que arrefecimento activo parece-me verdadeiramente de considerar para se extrair a performance máxima. Aquelas quedas são bem feias :P
 
Ena, isso é mesmo à entusiasta :biglaugh: Claramente que não é uma opção para todos, mas para quem anda a tentar extrair a performance máxima... É sempre interessante de ver que é possível.
 
Atenção, eu sei que isto é um bocado exagerado, mas eu tenho esta pontinha de cientista maluco no que toca a hardware. Se conseguisse ter o meu ordenado actual a fazer este tipo de coisas, eu mudava-me já para passar a implementar esse tipo de soluções só para ver até onde vai o hardware.
 
Desculpem estar a cair aqui de pára-quedas, mas gosto de ler o que vocês escrevem sobre o tema. Andei duas páginas para trás e como me parece que este vídeo não está aqui, decido partilhar.


Achei interessante os resultados, apesar de previsíveis claro.
 
Expectável que, quando se começa a puxar por ele, o cooler com fan faça mais diferença. Claramente que é algo que não deve fazer sentido para muita gente, mas é interessante ver que algo tão simples consegue manter isso bem fresco a ser puxado. Por outro lado, o heatsink simples, ou com a fan, pode ser mais que suficiente para muita gente.
 
Há uns tempos vi uma caixa/cooler para o RPi3, que me pareceu muito interessante, porque faz de caixa e cooler ao mesmo tempo, além de ser totalmente passiva.

uKX4ueg.jpg


QJihODH.jpg


qtiGrV7.jpg


http://www.fanlesstech.com/2019/06/tiny-raspberry-pi-fanless-case.html

Não sei se já existe uma versão para o RPi4, mas achei uma solução muito inteligente, que deve ajudar muito ao cooling e é silenciosa.
Brutal esta!!! Agora só uma compativel com RPI4 e está a andar (se calhar até esta é compatível já.
 
Brutal esta!!! Agora só uma compativel com RPI4 e está a andar (se calhar até esta é compatível já.

Não é. Se calhar a maior parte das pessoas não se apercebeu, mas além das 2 portas Micro-HDMI em vez de HDMI, no RPi4, a LAN trocou de lugar com as portas USB em relação aos RPi anteriores. Este facto iria dar algumas dores de cabeça com aquela caixa/cooler, porque a LAN é mais "comprida" que as portas USB. :)
 
A não ser que seja feita para o RPi4 propositadamente, não estou a ver como é que aquela caixa pode ser colocada no RPi4.

Imagem do RPi3+:
nW038mA.jpg


Imagem do RPi4:
ZCW2Uno.jpg


Olhem a posição e comprimento das portas USB e LAN, nestas 2 versões do RPi.
 
Back
Topo