1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raspberry pi B não deteta wifi

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Dr_Lion, 11 de Abril de 2018. (Respostas: 5; Visualizações: 301)

1. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Boas amigos, então é assim tinha o rpi ali encostado e decidi dar-lhe uso, é a primeira versão B, ainda tem o micro-sd de tamanho normal e sem chip wifi integrado.

Eu tenho uma antena exterior, as drivers estão instaladas e deveria estar a funcionar, até tenho wpa-supplicant instalado, e uma interface gráfica para gestão. No entanto não tem o network manager que é comum do debian/linux.

A minha questão é como ligar a uma rede wifi??

Se fizer o comando iwlist no terminal com a opção de listar as redes wifi que o pi apanha mostra as redes existentes.. Mas na interface gráfica nada..

Devo instalar alguma gui específica/diferente, alguma package especial para este assunto? Creio que apesar de ter a o raspbian inicial (aquele que traz a framboesa em fundo branco) o gestor de pacotes ainda está suportado..

Agradecido a todos pela ajuda.

2. Minguno

Minguno Power Member

passa o comando ifconfig.

Tenta modo manual ifconfig wlan0 up.

Vê se liga e tens net se for assim então o problema está na gestão gráfica do comando wlan, seria bom encontrar outro programa.
    Lembro-me de no passado ter problemas destes no Aptosid e outras distros Debian e ligava-me via terminal.

3. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Vou experimentar agora... É assim eu manualmente ponho a wlan0 up e ela "funciona" com o wilist pelo terminal consigo listar as redes, não me consigo é ligar a elas!

E também não sei o comando para me ligar pelo terminal, mas acho que secalhar vai ser mesmo por aí que vou começar, tentar descobrir o comando para me ligar a uma rede wifi via consola.

4. Minguno

Minguno Power Member

iwconfig wlan0 essid name key password

dhclient wlan0 para obteres IP para conectar em função de máquina

Tudo quanto vês gráficamente por clicks num sistema é passado a comando.

5. Dr_Lion

Dr_Lion Power Member

Pois eu imagino que sim, não tinha era a noção dos comandos!
    Ontem instalei o wicd como o irlm indicou no link e graficamente já consigo ligar à rede wifi...

Agora o próximo passo é tentar via cli, pois a ideia é ter o rpi longe do ecrã e para ter ligação gráfica teria que instalar mais coisas no pi que já não é propriamente rápido...

Vou tentar esses comandos e ver como me safo. E logo informo como correram os testes.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.

Partilhar esta Página