Raspberry pi B não deteta wifi

Dr_Lion

Power Member
Boas amigos, então é assim tinha o rpi ali encostado e decidi dar-lhe uso, é a primeira versão B, ainda tem o micro-sd de tamanho normal e sem chip wifi integrado.

Eu tenho uma antena exterior, as drivers estão instaladas e deveria estar a funcionar, até tenho wpa-supplicant instalado, e uma interface gráfica para gestão. No entanto não tem o network manager que é comum do debian/linux.

A minha questão é como ligar a uma rede wifi??

Se fizer o comando iwlist no terminal com a opção de listar as redes wifi que o pi apanha mostra as redes existentes.. Mas na interface gráfica nada..

Devo instalar alguma gui específica/diferente, alguma package especial para este assunto? Creio que apesar de ter a o raspbian inicial (aquele que traz a framboesa em fundo branco) o gestor de pacotes ainda está suportado..

Agradecido a todos pela ajuda.
 
passa o comando ifconfig.

Tenta modo manual ifconfig wlan0 up.

Vê se liga e tens net se for assim então o problema está na gestão gráfica do comando wlan, seria bom encontrar outro programa.
Lembro-me de no passado ter problemas destes no Aptosid e outras distros Debian e ligava-me via terminal.
 
Vou experimentar agora... É assim eu manualmente ponho a wlan0 up e ela "funciona" com o wilist pelo terminal consigo listar as redes, não me consigo é ligar a elas!

E também não sei o comando para me ligar pelo terminal, mas acho que secalhar vai ser mesmo por aí que vou começar, tentar descobrir o comando para me ligar a uma rede wifi via consola.
 
iwconfig wlan0 essid name key password

dhclient wlan0 para obteres IP para conectar em função de máquina

Tudo quanto vês gráficamente por clicks num sistema é passado a comando.
 
Pois eu imagino que sim, não tinha era a noção dos comandos!
Ontem instalei o wicd como o irlm indicou no link e graficamente já consigo ligar à rede wifi...

Agora o próximo passo é tentar via cli, pois a ideia é ter o rpi longe do ecrã e para ter ligação gráfica teria que instalar mais coisas no pi que já não é propriamente rápido...

Vou tentar esses comandos e ver como me safo. E logo informo como correram os testes.

Desde já agradeço a todos pela ajuda.
 
Back
Topo