Raspberry Pi - Um caso a ter (muito) em conta!

SDragon

Power Member
Abri este tópico para podermos falar sobre um caso "recente" e que poderá ser um caso sério como media center.

Estou a falar-vos do Raspberry Pi, um mini-computador desenvolvido por uma empresa com cariz de solidariedade e educação e de que tanto se fala hoje em dia. Gostaria que os temas discutidos aqui fossem não sobre a multifuncionalidade do aparelho em si, mas sim do seu potencial como um verdadeiro media center (senão não fazia qualquer sentido abrir um tópico destes dentro do sub-forum Home Cinema).

PC2365272.jpg


modelb_blue_label.jpg


Existirão 2 modelos (para já só está o modelo B à venda e o seu preço... $35!!! o que dá à volta de 27€ (encarece com taxas e portes - Paguei 39€ ao todo))

raspberrypi_specs.png



Após uma noitada inglória no computador e depois meses à espera de um código finalmente mandei vir na terça-feira (19) o meu Raspberry Pi! :) Estou ansioso para experimentar o RASPBMC (um XBMC desenvolvido de raiz para o Raspberry Pi) e, para amantes do XMBC como eu, é sem dúvida muito interessante.

Embora o hardware à primeira vista possa não ser impressionante é garantido correr avis e afins a 1080p sem qualquer lag, permitir airplay entre outras funcionalidades. O RASPBMC promete e ainda agora está numa release candidate 3.

Neste momento tenho uma Apple TV 2 que comprei há quase 1 ano e que uso e abuso (melhor compra dos últimos tempos) mas só dá 720p e mesmo assim n flui em todos os tipos de filmes (avis principalmente) nessa resolução. Estou ansioso que chegue este mini-computador para o espremer nos seus gloriosos 1080p! :)

Assim que o receba irei dar sempre que puder inputs e conselhos, bem como pedir ajuda a pessoas mais "experimentadas"! Afinal cada dia a mais com o aparelho dá para descobrir n coisas! hehe

Venham dai os vossos comentários, sugestões, dúvidas e experiências.

Abraços e Cumps a toda a malta do forúm! :)
 
Última edição:
Olá,
Para já só se consegue comprar com invitation code, é isso? Como o conseguiste?

Cumprimentos

Registei-me no dia em que o Raspberry saiu. Ainda tentei comprar um nesse dia mas estava tudo tão lento que acabei por desistir.

Para te pores na fila e receberes um invitation code regista-te aqui: http://uk.rs-online.com/web/generalDisplay.html?id=raspberrypi

Assim que chegue a tua vez eles envia-te a invitation para o comprares online.

Tens ainda este site para te registar (são tb distribuidores oficiais do Raspberry Pi): http://pt.farnell.com/raspberry-pi?ref=lookahead

Cumps
 
Viva,

Máquina excelente, já a conhecia, mas confesso que só me interessei verdadeiramente após saber que tem um port de xbmc. Por aquilo que vi, parece-me muito bom.

Infelizmente tb tenho uma ATV3 a ganhar pó....Se o raspbmc provar ser eficaz no stream pela rede, fico com uma atv3 para venda :)
 
Viva, Máquina excelente, já a conhecia, mas confesso que só me interessei verdadeiramente após saber que tem um port de xbmc. Por aquilo que vi, parece-me muito bom.Infelizmente tb tenho uma ATV3 a ganhar pó....Se o raspbmc provar ser eficaz no stream pela rede, fico com uma atv3 para venda :)
O RASPBMC vai funcionar igual ao XBMC à medida que o tempo passe. O projecto ainda agora começou e já dá que falar! :DQuanto à tua ATV3 é uma questão de se esperar que saia um jailbreak. Neste momento não existem grandes avanços e as noticias não são muito animadoras mas vamos ver no que vai dar. Assim que saia tens ai um maquinão! :)
 
Qd comprei a ATV3, já sabia que o jailbreak ainda tardava...O meu O!play R1 ainda vai servindo, mas falta-lhe funcionalidades e ser "user friendly".

Como fui utilizador do XBMC na Xbox original, tenho a familia habituada aquilo...Quando migrei dos divx para mkv, lá se foi a Xbox, que aquilo não tem motor para 720, menos ainda para 1080.

A ver vamos como se vai portar o RPI...pelo que vi no youtube e no forum do raspbmc, aquilo funciona relativamente bem.
 
O preço do Raspberry Pi é de facto brutal... para por a fazer de media player é algo a considerar!
SDragon como sabes tal como tu, ainda estou à espera do plasma Panasonic... apesar de eu não ser para já fã de 3D, houve alguns filmes que gostei de ver no cinema em 3D, sendo que o Avatar foi o que eu gostei mais! A questão que eu levanto é... conseguirei ver material 3D na tv a partir deste dispositivo?

Eu confesso que ando com vontade de investir num bixo destes:
http://www.proaleo.com/electronics/...00-3d-1080p-full-hd-network-media-player.html

Cada vez mais as questões do consumo energético pesam, e não me parece fazer sentido ter um desktop a fazer de server a "comprar" torrents dias e dias ligado. Acho que este egreat tem essa grande vantagem, tem um consumo energético muito baixo e tem cliente de torrents incorporado.

Mas como não percebo muito do assunto, deixo para vocês comentarem!
Abraços!
 
Para quem tiver interessado, o pessoal do XBMC está a virar-se para o mele a1000/2000 e allwinner a10.
o CPU/GPU é muito melhor que o raspberry e o preço à volta dos 55€ (mas já com caixa e transformador).

http://pplware.sapo.pt/linux/mele-a1000mais-um-rival-do-raspberry-pi/
http://forum.xbmc.org/showthread.php?tid=126995

o GPU é o mali-400 que para quem não sabe é o mesmo presente no Pivos XIOS DS,
que foi recentemente demonstrado a correr o XBMC no android (http://xbmc.org/theuni/2012/07/13/xbmc-for-android/)

O consumo é semelhante (5-6W)
 
O Raspberry Pi, apesar das baixas specs é capaz de correr TUDO! Com os tweaks certos então podes ter a certeza que tens uma aparelho de muito baixo custo, com uma performance muito acima do razoável e, que para além de servir de Media Center, pode ser um excelente brinquedo para 1001 coisas. Basta procurares na net por projectos que estão a ser usados com o Raspberry Pi para se ficar encantado.

Quanto a passar material 3D claro que o vais conseguir. O 3D mais usual nos filmes que andam por ai é o 3DSDS (Side by Side) e isso não implica aparelho em si mas mais player e o XBMC (neste caso RaspBMC) é muito versátil e potente.

Em relação a torrents ele faz mas não é o seu ponto forte.

Já começam a haver alternativas ao Raspberry Pi sim mas n saem baratos. Basta procurares na net e se encontras mais barato são provalvemente de fora da UE e só em taxas e chatices na alfândega acaba por não compensar.

O XBMC já corre em android mas atenção que é apenas com descompressão por software e não hardware ou seja, até ser plenamente utilizavel ainda vamos ter que esperar. Talvez a google se interesse finalmente por aquela maravilha de software e passe a tornar-se mais stream através da Google TV ou mesmo nos aparelhos Android.

E há uma coisa que convém não esquecer. Um Raspberry Pi está SEMPRE vendido caso te decidas por outra solução.
 
Eu em princípio vou comprar uma OUYA por 99$(80€). Vai ler tudo independentemente do quão pesado e ainda é um Android e Consola de jogos.

Specifications:
  • Tegra3 quad-core processor
  • 1GB RAM
  • 8GB of internal flash storage
  • HDMI connection to the TV, with support for up to 1080p HD
  • WiFi 802.11 b/g/n
  • Bluetooth LE 4.0
  • USB 2.0 (one)
  • Wireless controller with standard controls (two analog sticks, d-pad, eight action buttons, a system button), a touchpad
  • Android 4.0
 
O problema destes aparelhos não é o poder, porque isso têm todos, mas sim o custo das licenças de vídeo (o raspberry tem o mpeg-4 e outro)
e aquilo que levou o Linus a mostrar o dedo à umas semanas atrás.

E pelos comentários nos fórums do xbmc, o raspberry tem um pouco de lag com skins mais pesadas.

Apenas estou a dar uma alternativa que poderá ser excelente no futuro. :)
 
Foi por isso que tinha postado acima as maravilhas que um pequeno overclock pode fazer a um Raspberry Pi. A 850Mhz já consegue correr tudo sem qualquer lag e podes ir até 1000Mhz sem mexer em voltagens ou afins por isso sumo há! Há gente que se queixa na descompressão do DTS (podem saltar frames por ex) mas fazendo pass-trough do som para um receiver AV os filmes, mesmo a 1080p, passam que nem manteiga! :)

Eu uso a skin que vem por defeito (confluence) na minha AppleTV. Para mim a skin é pratica, muito intuitiva e para o que eu mais uso (streaming da net) é perfeita. Como é leve, mesmo com o clock do CPU em stock, o UI é rápido e sem lags no *****.

Claro que é sempre bom ver alternativas ao ***** e discuti-las. Quanto mais info melhor para todos nós. Eu como comprei o meu faz 4 semanas devo estar a recebe-lo (deram-me um prazo de 5 semanas para a expedição) e claro que o vou testar ao máximo e por aqui os resultados. Se alguém possuir a alternavida do VMware que faça o mesmo. :)

@JohnnyD: O Ouya parece interessante pois também ja sigo esse projecto a algum tempo. Aos $99 tens ainda que somar portes (eles falam em $20), e a alfândega Portuguesa (esse sim é o pincel pois do IVA não te escapas - (incide sobre o preço do aparelho + portes) e ainda taxa de desalfandegamento). Triste país este... Se tivesses alguém que venda dentro da UE é que era!
 
Última edição:
Back
Topo