Raspberry Pi - Um caso a ter (muito) em conta!

Tem atenção aos portes, IVA, taxas alfandegárias etc... ás vezes coisas muito baratas saiem caras quando vêm fora da UE! Ou fazes como o JohnnyD que "traz" dos EUA ou procura isso depois nalguma fonte europeia.
 
Tenho um raspberry á praticamente já dois meses, e já fiz um bocado de tudo com ele, até controlar luzes de um candeeiro pequenino la de casa... Mas no que diz respeito a home cinema, ja experimentei desde da RC1 da raspbmc, e tem vindo a melhorar a olhos vistos desde dai, com a RC2 e agora a RC3, corre praticamente tudo, pelo menos nada me falhou.

Corro tudo por streaming de uma NAS Dlink DNS-323, sem qualquer problema, sem lags, sem dessincronismo de legendas impecável.

Ontem instalei num cartão a versão whezzyy do debian que sai esta semana para experimentar, mas ainda não tive tempo, mas assim que experimentar dou mais dicas e indicações.
 
A DHL já me enviou SMS. O Raspberry Pi está a caminho e vai entregue hoje em minha casa. Aproveitei e já comprei este SD que estava em promo na *****:

Integral SDHC 16GB UltimaPro Classe 10 20MB/s - 12,99€

É o suficiente para por o XBMC a 100% (Muitos plugins e com as covers todas certinhas) e dá espaço para muita brincadeira!

Tinha cá uns de 8Gb mas de acordo com a página de compatibilidade e performance do RPi não eram mto recomendados.

Vou fazer OC (talvez 850Mhz) para aproveitar as potencialidades do bicho ao máximo e vou dando feedback! :)
 
A DHL já me enviou SMS. O Raspberry Pi está a caminho e vai entregue hoje em minha casa. Aproveitei e já comprei este SD que estava em promo na *****:



Integral SDHC 16GB UltimaPro Classe 10 20MB/s - 12,99€

É o suficiente para por o XBMC a 100% (Muitos plugins e com as covers todas certinhas) e dá espaço para muita brincadeira!

Tinha cá uns de 8Gb mas de acordo com a página de compatibilidade e performance do RPi não eram mto recomendados.

Vou fazer OC (talvez 850Mhz) para aproveitar as potencialidades do bicho ao máximo e vou dando feedback! :)

Ficamos então a aguardar pelo feedback sobre o Bicho. :)

Se puderes depois testa-o com XBMC e também ao nível dos torrents. ;)
 
Eu ainda não comprei nenhum media player mas quando voltar de férias vou apostar nisso claramente.
Sou é muito leigo na questão... e queria um que fosse possível por um cliente torrent a correr, que suportasse 3D full hd e que tivesse wireless para aceder à net.
Este Raspberry Pi parece muito interessante e com um preço bomba, mas não tem wireless e não sei se consigo ver filmes 3D full hd a partir dele ligado à tv.

A minha ideia era ter uma caixinha pequena ligada à tv com um disco externo ou inserido que papasse tudo e mais alguma coisa, e onde tivesse o cliente torrent a bombar, com um consumo de energia muito baixo. Assim não teria que ter o servidor/pc ligado para esse efeito.

Quanto ao XBMC, confesso que só vi algumas fotos na net, não conheço basicamente mas parece ser um player bastante interessante.
 
Ia encomendar o meu Raspeberry Pi mas desisti. O prazo de entrega previsto nesta altura são 18 semanas. Até lá várias outras soluções irão aparecer.
Mas sem dúvida que é interessantíssimo.
 
Já chegou o RPi e o cartão SD que comprei na ***** (parece MESMO muito rápido) foi entregue ainda não eram 9h em casa! :) Fui almoçar a casa e experimentei mm mto por alto a maquina! :) Instalei o RaspBMC (mais fácil é completamente impossivel) e parecia tudo a 100%! :) Vou ver agora de uma forma pratica de o controlar (teclado + rato sem fios, comando, qq coisa... se houver sugestões económicas avisem) e eu com mais calma vou por fotos de unboxing e primeiras impressões.
 
Já chegou o RPi e o cartão SD que comprei na ***** (parece MESMO muito rápido) foi entregue ainda não eram 9h em casa! :) Fui almoçar a casa e experimentei mm mto por alto a maquina! :) Instalei o RaspBMC (mais fácil é completamente impossivel) e parecia tudo a 100%! :) Vou ver agora de uma forma pratica de o controlar (teclado + rato sem fios, comando, qq coisa... se houver sugestões económicas avisem) e eu com mais calma vou por fotos de unboxing e primeiras impressões.

Acho que o melhor é um teclado com rato se for para usar como pc de sala (esfera ou touchpad). Se for só para XBMC é melhor um comando apenas. Eu tenho um MK Plus destes e gosto bastante:


 
Acho que o melhor é um teclado com rato se for para usar como pc de sala (esfera ou touchpad). Se for só para XBMC é melhor um comando apenas. Eu tenho um MK Plus destes e gosto bastante:

Tem muito bom aspecto. Um comando simples é fixe mas acaba por ser limitado se for para usar como web browser e afins (mas também não digo que não se existir algum fixe e baratito). Onde compraste e quanto custou?

Depois de testado com mais cuidado coloca aí as primeiras impressões SDragon ;). Quanto tempo esperaste pela tua unidade?

Fiz a reserva no dia em que saiu (não o tinha conseguido comprar na altura pela loucura que foi). Entretanto fiz a encomenda há 5 semanas atrás, quando me chegou o código de encomenda, mas agora já não é preciso.
 
O problema é que quero colocar o zon hub no escritório... Se tivesse wifi acho que já tinha comprado este aparelho, com um disco externo 2.5 1TB ligado... seria torrents e mais torrents e filmes por xbmc certamente!
 
O wifi é o mais simples! :) Compras uma pen wifi e está feito!

Queres saber os modelos compativeis?

http://elinux.org/RPi_VerifiedPeripherals#USB_WiFi_Adapters

Com menos de 10€ fazes a festa. Se tiveres algum adaptador desses por casa melhor ainda!

Muito interessante! Dá para comprar um hub usb e ligar a esse hub, teclado, rato, pen wireless e discos externos!?
Se sim, só tenho mais uma dúvida, ou várias por ser leigo na questão:
- Pelo que percebi o XBMC é instalado por forma a que ao se ligar o Raspeberry Pi, este entre logo no XBMC, neste caso como é que consegues correr o cliente torrent?
- Ou é instalado algum SO unix e é a partir do mesmo que se conseguem executar as aplicações?
- Os SO unix para este aparelho, têm apenas edição por linha de comandos ou existe suporte gráfico? É que eu apesar de informático... já não mexo com sistemas unix há muito tempo e confesso que não tenho paciência para linha de comandos.

Abraço e obrigado pela ajuda!
 
Tem muito bom aspecto. Um comando simples é fixe mas acaba por ser limitado se for para usar como web browser e afins (mas também não digo que não se existir algum fixe e baratito). Onde compraste e quanto custou?

Comprei na ***** e custou 43€ acho eu, já não me lembro bem.
 
Back
Topo