Rastos de luz - que máquina/especificações?

metale

Power Member
Oi pessoal.

Tenho vindo ultimamente a interessar-me seriamente por fotografia, ainda que a minha experiência se resuma a "point and shoot" numa 35mm normalíssima.

Tenho lido o mais que posso, sobre os vários factores técnicos etc, mas algumas dúvidas (bastantes) persistem.

O tipo de fotografia que me tem chamado mais a atenção é o tipo de fotografia nocturna com rastos de luz (mantendo o shutter aberto por algum tempo, não é?). Quais as especificações mais necessárias para fotos deste tipo? Ou seja, que tipo de camera seria preferível para este tipo de fotos?

Cheira-me que a maior parte das compactas não terá as funções necessárias, nem a qualidade para fotos nocturnas, e muitas não darão para montar em tripé. Mas e uma superzoom como a s1000fd?

Obrigado desde já a todos.
 
praticamente todas as máquinas, mesmo as mais baratas, dão para definir o tempo de exposição e todas têm o sitio para enroscar o tripé.
 
Obrigado pelo reply. Mas será que as mais baratas conseguem boa qualidade de imagem à noite? Sem subir muito o ISO (para não ficar muito granulado)?
 
A vantagem de teres um tripé é que podes usar o ISO mínimo e alterar somente o tempo de exposição, para compensar. Isto para fotos estáticas, obviamente.
 
Obrigado pelo reply. Mas será que as mais baratas conseguem boa qualidade de imagem à noite? Sem subir muito o ISO (para não ficar muito granulado)?

Se não passares do ISO 100 (200 vá), e se mantiveres a máquina quietinha num tripé, a qualidade será bastante aceitavel sim. (vais é ficar com temos de exposiçao longos, o que pode ser um problema se na cena houver algo que se mecha minimamente).

Um problema que eventualmente terás é fortes aberrações cromaticas a volta dos candeeiros por exemplo. Mas isso consegue-se esconder em pos produçao.
 
Um problema que eventualmente terás é fortes aberrações cromaticas a volta dos candeeiros por exemplo. Mas isso consegue-se esconder em pos produçao.

Isso é um problema das mais compactas, ou afecta também superzooms e dSLRs?

Como a questão dos tripés todas têm, a diferença será só a qualidade de imagem nas zonas "não-luz", certo?
 
Isso é um problema das mais compactas, ou afecta também superzooms e dSLRs?

Como a questão dos tripés todas têm, a diferença será só a qualidade de imagem nas zonas "não-luz", certo?

É um problema das lentes, não das máquinas. Como as lentes das compactas/superzooms são fraquitas, costumam sofrer desse problema. Geralmente é muito mais acentuado quando se está com bastante zoom. Eu tenho uma Fuji S5800 (não é muito diferente da S1000) e quando a punha no zoom 10x apareciam aberrações bem notorias.

A diferença de qualidade será quando não tiveres o tripé lol. Aí é que caracteristicas como a abertura da lente, estabilização, ISOs altos, etc se evidenciam.
 
Última edição:
Eu "sou" o tópico inicial ;)

Digamos que considero o factor digital fundamental para mim em fotos deste tipo (para poder visualizar logo de seguida, sem ter que revelar o filme :)


LOL pah não tinha reparado. Bem com aquilo só queria mesmo mostrar que esse efeito de arrasto podes fazer com qualquer máquina desde que tenha modos manuais. O tripé bem fica mais bonito com tripé, mas podes fazer o arrasto manualmente lol. Já vi fotos a ficarem bem fixes assim, porque arrasto fica sempre desde que tenhas modos manuais.
 
Deixa-me colocar desta forma :) A partir de que preço/gama temos modos manuais (em digitais)? Logo nas compactas? Em todas?

Sim praticamente em todas. Ultimamente as máquinas só faltam mesmo é tirar cafés. Agora falando a sério. Claro que é assim não deves comprar uma máquina só para fazer arrasto de luz. Deves pensar em algo que seja polivalente, mas claro deves ponderar quanto podes e quanto estás disposto a gastar. Penso que assim será mais simples para te ajudar.
 
Deixa-me colocar desta forma :) A partir de que preço/gama temos modos manuais (em digitais)? Logo nas compactas? Em todas?

Depende da máquina mesmo. Há compactas de 200 ou mais € sem modos manuais, há compactas de 100€ que jás os têm e até bem implementados.
Penso que todas as compactas da Canon têm modos manuais. E acho que todas as superzooms também têm. Mas isso é algo que vem nas especificaçoes da maquina, são os modos Prioridade à Abertura (Av), Prioridade ao Obturador (Tv), Programa (P), Manual (M). Se diz lá que tem estes modos, então pronto, tens aí o que precisas.
Convem também é experimentar primeiro, porque ha maquinas que põe os modos mas não são nada práticos de usar, tendo que se navegar por nao sei quantos menus e etc.
 
Deves pensar em algo que seja polivalente, mas claro deves ponderar quanto podes e quanto estás disposto a gastar. Penso que assim será mais simples para te ajudar.

É essa a ideia, porque estou mesmo interessado em aprender.

Digamos que ando a piscar o olho a uma 350d (199 euros) ou a uma D40 (300 euros), em que qualquer uma delas serviria para usar nos primeiros tempos apenas com a lente de kit, para aprender. O valor a ser gasto não deveria exceder muito isso, até porque depois ainda se coloca a questão do tripé.

Obrigado a todos pelas respostas até agora.
 
Oi pessoal.

Tenho vindo ultimamente a interessar-me seriamente por fotografia, ainda que a minha experiência se resuma a "point and shoot" numa 35mm normalíssima.

Tenho lido o mais que posso, sobre os vários factores técnicos etc, mas algumas dúvidas (bastantes) persistem.

O tipo de fotografia que me tem chamado mais a atenção é o tipo de fotografia nocturna com rastos de luz (mantendo o shutter aberto por algum tempo, não é?). Quais as especificações mais necessárias para fotos deste tipo? Ou seja, que tipo de camera seria preferível para este tipo de fotos?

Cheira-me que a maior parte das compactas não terá as funções necessárias, nem a qualidade para fotos nocturnas, e muitas não darão para montar em tripé. Mas e uma superzoom como a s1000fd?

Obrigado desde já a todos.

Estás correcto, o que precisas é de uma máquina que te permita ter o shutter aberto muito tempo ou usar velocidades lentes. Claro que isso só é possível com pouca luz, ou então se a máquina permitir usar filtros, neste caso os ND, até podes fazer esse efeito durante o dia.

O tripé serve para a foto não ser apenas um "borrão". Aquilo que precisas é que alguma coisa com luz se mova para fazer o tal arrasto, mas a máquina em si convém ficar imóvel, caso contrário tudo na foto fica "arrastado".

Em relação à qualidade, nesse tipo de fotos normalmente procura-se ter tudo configurado para obter velocidades baixas, logo o ISO por norma é o mais baixo possível. Tendo isso em conta, a qualidade será boa com praticamente qualquer máquina (embora uma SLR tenha melhor controlo dos níveis de ruído que aparece por aquecimento do sensor devido à longa exposição).

Diria também que é importante uma máquina com boa capacidade de longas exposições, ou seja, que permita usar velocidades muito lentas ou ter o shutter aberto muito tempo. Há algumas compactas, creio que normalmente as Panasonic, que permitem tempos de exposição até 60 segundos, o que já é mais que suficiente para muita brincadeira. No entanto, para teres liberdade total, o ideal seria uma máquina com função "Bulb" e possibilidade de levar cabo disparador (que eu conheça, só mesmo SLRs).
O bulb é uma função que faz com que possas ter o obturador aberto durante o tempo que quiseres. Mas como para tal tens que ficar a segurar o botão de disparo, usa-se um comando/cabo disparador para não estares mesmo a tocar na máquina e não a fazeres tremer.

Espero ter ajudado.
 
É essa a ideia, porque estou mesmo interessado em aprender.

Digamos que ando a piscar o olho a uma 350d (199 euros) ou a uma D40 (300 euros), em que qualquer uma delas serviria para usar nos primeiros tempos apenas com a lente de kit, para aprender. O valor a ser gasto não deveria exceder muito isso, até porque depois ainda se coloca a questão do tripé.

Obrigado a todos pelas respostas até agora.

onde arranjas a 350d por esse preço?
 
onde arranjas a 350d por esse preço?

Oi.

Vi ontem no jumbo de Santarém. Por acaso essa chamou-me a atenção por estar mais barata que a D40 (que eu pensava ser a SLR mais barata), apesar de achar que é mais antiga.

As restantes SLR estavam ao preço que tem sido practicado: D40 a 300 €, D60 a uns 450 €, a bridge s1000fd a 199 euros, e umas sony que nem olhei para elas (já ando a aprender qualquer coisa ;) hehe).

Já agora, esse comando remoto do shutter é muito caro? É genérico, ou depende da marca?

Abraço
 
Back
Topo