1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Rastos de luz - que máquina/especificações?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por metale, 7 de Janeiro de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 2424)

1. metale

metale Power Member

Oi pessoal.

Tenho vindo ultimamente a interessar-me seriamente por fotografia, ainda que a minha experiência se resuma a "point and shoot" numa 35mm normalíssima.

Tenho lido o mais que posso, sobre os vários factores técnicos etc, mas algumas dúvidas (bastantes) persistem.

O tipo de fotografia que me tem chamado mais a atenção é o tipo de fotografia nocturna com rastos de luz (mantendo o shutter aberto por algum tempo, não é?). Quais as especificações mais necessárias para fotos deste tipo? Ou seja, que tipo de camera seria preferível para este tipo de fotos?

Cheira-me que a maior parte das compactas não terá as funções necessárias, nem a qualidade para fotos nocturnas, e muitas não darão para montar em tripé. Mas e uma superzoom como a s1000fd?

Obrigado desde já a todos.

2. zx-9r

zx-9r Power Member

praticamente todas as máquinas, mesmo as mais baratas, dão para definir o tempo de exposição e todas têm o sitio para enroscar o tripé.

3. metale

metale Power Member

Obrigado pelo reply. Mas será que as mais baratas conseguem boa qualidade de imagem à noite? Sem subir muito o ISO (para não ficar muito granulado)?

4. ruimoura

ruimoura Power Member

A vantagem de teres um tripé é que podes usar o ISO mínimo e alterar somente o tempo de exposição, para compensar. Isto para fotos estáticas, obviamente.

5. arkannis

arkannis Power Member

Se não passares do ISO 100 (200 vá), e se mantiveres a máquina quietinha num tripé, a qualidade será bastante aceitavel sim. (vais é ficar com temos de exposiçao longos, o que pode ser um problema se na cena houver algo que se mecha minimamente).

Um problema que eventualmente terás é fortes aberrações cromaticas a volta dos candeeiros por exemplo. Mas isso consegue-se esconder em pos produçao.

6. metale

metale Power Member

Isso é um problema das mais compactas, ou afecta também superzooms e dSLRs?

Como a questão dos tripés todas têm, a diferença será só a qualidade de imagem nas zonas "não-luz", certo?

7. arkannis

arkannis Power Member

É um problema das lentes, não das máquinas. Como as lentes das compactas/superzooms são fraquitas, costumam sofrer desse problema. Geralmente é muito mais acentuado quando se está com bastante zoom. Eu tenho uma Fuji S5800 (não é muito diferente da S1000) e quando a punha no zoom 10x apareciam aberrações bem notorias.

A diferença de qualidade será quando não tiveres o tripé lol. Aí é que caracteristicas como a abertura da lente, estabilização, ISOs altos, etc se evidenciam.

Última edição: 7 de Janeiro de 2009
  8. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Com uma caixa de cartão com um buraco pequeno e filme atrás consegues fazer isso.

9. metale

metale Power Member

Eia, se isso não precisar de tripé é o máximo! :D

[/Ironia] :)

Obviamente que convém termos em conta algo com o mínimo de versatilidade/ergonomia/facilidade de utilização :)

10. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Sim lol a resposta não era para ti. Era para o tópico inicial. Nem sequer tinha lido a parte do tripé lololol.

11. metale

metale Power Member

Eu "sou" o tópico inicial ;)

Digamos que considero o factor digital fundamental para mim em fotos deste tipo (para poder visualizar logo de seguida, sem ter que revelar o filme :)

12. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

LOL pah não tinha reparado. Bem com aquilo só queria mesmo mostrar que esse efeito de arrasto podes fazer com qualquer máquina desde que tenha modos manuais. O tripé bem fica mais bonito com tripé, mas podes fazer o arrasto manualmente lol. Já vi fotos a ficarem bem fixes assim, porque arrasto fica sempre desde que tenhas modos manuais.

13. metale

metale Power Member

Deixa-me colocar desta forma :) A partir de que preço/gama temos modos manuais (em digitais)? Logo nas compactas? Em todas?

14. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Sim praticamente em todas. Ultimamente as máquinas só faltam mesmo é tirar cafés. Agora falando a sério. Claro que é assim não deves comprar uma máquina só para fazer arrasto de luz. Deves pensar em algo que seja polivalente, mas claro deves ponderar quanto podes e quanto estás disposto a gastar. Penso que assim será mais simples para te ajudar.

15. arkannis

arkannis Power Member

Depende da máquina mesmo. Há compactas de 200 ou mais € sem modos manuais, há compactas de 100€ que jás os têm e até bem implementados.
    Penso que todas as compactas da Canon têm modos manuais. E acho que todas as superzooms também têm. Mas isso é algo que vem nas especificaçoes da maquina, são os modos Prioridade à Abertura (Av), Prioridade ao Obturador (Tv), Programa (P), Manual (M). Se diz lá que tem estes modos, então pronto, tens aí o que precisas.
    Convem também é experimentar primeiro, porque ha maquinas que põe os modos mas não são nada práticos de usar, tendo que se navegar por nao sei quantos menus e etc.

16. metale

metale Power Member

É essa a ideia, porque estou mesmo interessado em aprender.

Digamos que ando a piscar o olho a uma 350d (199 euros) ou a uma D40 (300 euros), em que qualquer uma delas serviria para usar nos primeiros tempos apenas com a lente de kit, para aprender. O valor a ser gasto não deveria exceder muito isso, até porque depois ainda se coloca a questão do tripé.

Obrigado a todos pelas respostas até agora.

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Estás correcto, o que precisas é de uma máquina que te permita ter o shutter aberto muito tempo ou usar velocidades lentes. Claro que isso só é possível com pouca luz, ou então se a máquina permitir usar filtros, neste caso os ND, até podes fazer esse efeito durante o dia.

O tripé serve para a foto não ser apenas um "borrão". Aquilo que precisas é que alguma coisa com luz se mova para fazer o tal arrasto, mas a máquina em si convém ficar imóvel, caso contrário tudo na foto fica "arrastado".

Em relação à qualidade, nesse tipo de fotos normalmente procura-se ter tudo configurado para obter velocidades baixas, logo o ISO por norma é o mais baixo possível. Tendo isso em conta, a qualidade será boa com praticamente qualquer máquina (embora uma SLR tenha melhor controlo dos níveis de ruído que aparece por aquecimento do sensor devido à longa exposição).

Diria também que é importante uma máquina com boa capacidade de longas exposições, ou seja, que permita usar velocidades muito lentas ou ter o shutter aberto muito tempo. Há algumas compactas, creio que normalmente as Panasonic, que permitem tempos de exposição até 60 segundos, o que já é mais que suficiente para muita brincadeira. No entanto, para teres liberdade total, o ideal seria uma máquina com função "Bulb" e possibilidade de levar cabo disparador (que eu conheça, só mesmo SLRs).
    O bulb é uma função que faz com que possas ter o obturador aberto durante o tempo que quiseres. Mas como para tal tens que ficar a segurar o botão de disparo, usa-se um comando/cabo disparador para não estares mesmo a tocar na máquina e não a fazeres tremer.

Espero ter ajudado.

18. adolfo dias

adolfo dias Power Member

onde arranjas a 350d por esse preço?

19. metale

metale Power Member

Oi.

Vi ontem no jumbo de Santarém. Por acaso essa chamou-me a atenção por estar mais barata que a D40 (que eu pensava ser a SLR mais barata), apesar de achar que é mais antiga.

As restantes SLR estavam ao preço que tem sido practicado: D40 a 300 €, D60 a uns 450 €, a bridge s1000fd a 199 euros, e umas sony que nem olhei para elas (já ando a aprender qualquer coisa ;) hehe).

Já agora, esse comando remoto do shutter é muito caro? É genérico, ou depende da marca?

Abraço

20. adolfo dias

adolfo dias Power Member

se conseguires la passar e confirmar esse preço para tds as lojas agradeço-te
    ja agr tinha lente ou era so o corpo?

Partilhar esta Página