PlayStation Ratchet & Clank: Rift Apart

ao ler o tópico vi pessoal a falar do haptic feedback e caiu-me a ficha que já joguei 4 horas e só senti os adaptative triggers.

em que tipo de coisas é que se sente a vibração? não é só nas armas?
 
em que tipo de coisas é que se sente a vibração? não é só nas armas?

O mais óbvio é quando chegas ao Club Nefarious, logo no início. Sentes o ambiente. De resto, os efeitos são subtits, o mais útil é o feedback que tens de algumas armas. Já tinha visto as capacidades do DualSense no Returnal - realmente, é um controller fantástico. Excelente trabalho da Sony.

Meu deus a sério que o último jogo que plataformas que terminaste foi o Mário 64?
Mas felizmente a chama reacendeu-se quando vi um vídeo do mark brown sobre o level design no Mario 3D World, e me fez tee uma perspectiva adulta sobre estes jogos aparentemente mais simples, mas que normalmente são uma das maiores fontes de originalidade e criatividade.

Na realidade, completei recentemente o Hollow Knight e os dois Oris. São metroidvanias, mas também são plataformas 2D. Tal com os jogos do Mário, são jogos com mecânicas de jogo muito profundas (gostei do video que postaste), e a história passa para segundo plano. No caso do Hollow Knight, tens um lore riquíssimo mas que te é apresentado implicitamente, e vais reconstruído por ti próprio.

Este Ratchet é o oposto - é um blockbuster de Hollywood. Muito cinemático (Pixar) com a história em primeiro plano, mas em termos de mecânica de jogo é - na minha opinião - algo superficial. Não deixa de ser divertido - adoro por ex. a arena dos desafios e explorar as várias armas - e é um bom showcase das capacidades da PS5. Na realidade, comprei-o porque estava curioso em relação ao SSD - aquelas transições de assets em tempo real quando mudas de dimensão é qualquer coisa.

Mas dificilmente vai ser memorável comparado com os jogos que mencionei no início. Esses senti-os e de que forma.
 
ao ler o tópico vi pessoal a falar do haptic feedback e caiu-me a ficha que já joguei 4 horas e só senti os adaptative triggers.

em que tipo de coisas é que se sente a vibração? não é só nas armas?

Em quase tudo. Quando andas, quando atacas, há a cena da discoteca no início em que o comando vibra ao som da música, nas armas, em algumas armas a vibração até faz um som complementar (por exemplo, quando matas um inimigo congelado).

Este Ratchet é o oposto - é um blockbuster de Hollywood. Muito cinemático (Pixar) com a história em primeiro plano, mas em termos de mecânica de jogo é - na minha opinião - algo superficial. Não deixa de ser divertido - adoro por ex. a arena dos desafios e explorar as várias armas - e é um bom showcase das capacidades da PS5. Na realidade, comprei-o porque estava curioso em relação ao SSD - aquelas transições de assets em tempo real quando mudas de dimensão é qualquer coisa.

Mas dificilmente vai ser memorável comparado com os jogos que mencionei no início. Esses senti-os e de que forma.

Talvez sintas isso se estiveres a jogar em normal, porque o jogo não oferece qualquer desafio neste nível de dificuldade. Se jogares num nível de dificuldade mais alto, vais notar as mecânicas a funcionarem para tornar a jogabilidade mais profunda (usar frequentemente o desvio, utilizar os rifts para te mexeres pela arena, constante troca de armas). Mas mesmo que estejas a jogar em normal, se fores ao Ratchet & Clank (2016) vais ver que o jogo era mais limitado a nível de opções.
 
ao ler o tópico vi pessoal a falar do haptic feedback e caiu-me a ficha que já joguei 4 horas e só senti os adaptative triggers.

em que tipo de coisas é que se sente a vibração? não é só nas armas?

Em tudo. Inclusive acaba a produzir certos sons a vibração (embora se calhar as pessoas julguem que é do autifalante do comando).

Nos menus por exemplo é bem notório.

Eu acho que o bom design é o design invisível. Se não notaste não é mau sinal. É sinal que está bem integrado e se torna imersivo. É esse o objetivo no fundo
 
Este jogo demosntra bem que o Dualsense não é apenas uma moda passageira. Muda por completo a maneira como se joga. O Dualsense é mesmo algo next gen.
 
ao ler o tópico vi pessoal a falar do haptic feedback e caiu-me a ficha que já joguei 4 horas e só senti os adaptative triggers.

em que tipo de coisas é que se sente a vibração? não é só nas armas?
Vai as opções do comando no jogo e muda a vibração para "Experiential". Se calhar tens o haptic feedback desligado.
 
com toda a certeza tenho alguma opção desabilitada porque não sinto nenhuma vibração mesmo.

vou ter que ir ver as definições do comando porque se desativou a vibração foi automaticamente, a não ser que tenha os dois comandos com a vibração avariada xD
 
com toda a certeza tenho alguma opção desabilitada porque não sinto nenhuma vibração mesmo.

vou ter que ir ver as definições do comando porque se desativou a vibração foi automaticamente, a não ser que tenha os dois comandos com a vibração avariada xD
O meu por alguma razão também tinha desactivado.
 
Com vendas assim, duvido muito que a PS venha a ter um serviço como o Game Pass.... Se já vende assim com ainda poucas consolas, quando houver mais ui ui...
 
Sim. O jogo podia avisar que a partir das 45 a Trudi passa a mandar bolas de fogo. Por isso vai apanhando as que tens mais para o chão até fazer esse numero.
Então aquelas que estão nos topos dão para apanhar com essas bolas de fogo? Eu saí do planeta, pensei que só conseguia mais tarde depois de ter um upgrade ou habilidade qualquer.
 
Com vendas assim, duvido muito que a PS venha a ter um serviço como o Game Pass.... Se já vende assim com ainda poucas consolas, quando houver mais ui ui...
Como sabes se o jogo está/vai vender bem se não há números? Estar nos primeiros lugares durante uns tempos significa pouco. Ainda por cima numa altura em que sai poucos jogos. Não estou com isto também a dizer que o jogo vai vender mal, apenas digo que enquanto não houver número de vendas não dá para tirar grandes conclusões. Basta pensar noutros exemplos de jogos para perceber isso em que durante 1 ou 2 semanas estavam no top e passado pouco tempo percebeu-se que não vendeu assim tão bem. Days Gone é um exemplo disso.
 
Como sabes se o jogo está/vai vender bem se não há números? Estar nos primeiros lugares durante uns tempos significa pouco. Ainda por cima numa altura em que sai poucos jogos. Não estou com isto também a dizer que o jogo vai vender mal, apenas digo que enquanto não houver número de vendas não dá para tirar grandes conclusões. Basta pensar noutros exemplos de jogos para perceber isso em que durante 1 ou 2 semanas estavam no top e passado pouco tempo percebeu-se que não vendeu assim tão bem. Days Gone é um exemplo disso.

"Numa altura em que sai poucos jogos"... O jogo foi lançado no mesmo dia do FF7 Remake para a PS5 e do DLC da Yuffie e também no mesmo dia do GG Strive. Antes disso foram lançados o RE8, Mass Effect Legendary Edition, New Pokemon Snap, Monster Hunter Rise e Returnal. Dá para tirar conclusões quando o jogo é comparado com os outros jogos lançados para a PS5 e com os anteriores jogos da série. Ora, está em linha com os principais lançamentos do ano (RE8, Monster Hunter Rise) neste mercado e é o segundo jogo da série em termos de unidades vendidas no lançamento.

Sim, é cedo para tirar conclusões, mas é um forte indicador de sucesso. Mesma coisa que o Miles Morales. Não existem números concretos, mas este jogo é sempre um bom indicador de quando há stock de PS5 no UK. E nos US, onde também não são fornecidos números concretos, Miles Morales é o 5º jogo mais vendido dos últimos 12 meses. Mesmo sem números concretos, é possível olhar para as tabelas e tirar conclusões.

Então aquelas que estão nos topos dão para apanhar com essas bolas de fogo? Eu saí do planeta, pensei que só conseguia mais tarde depois de ter um upgrade ou habilidade qualquer.

Sim, podes apanhar ao disparares as bolas de fogo.
 
"Numa altura em que sai poucos jogos"... O jogo foi lançado no mesmo dia do FF7 Remake para a PS5 e do DLC da Yuffie e também no mesmo dia do GG Strive. Antes disso foram lançados o RE8, Mass Effect Legendary Edition, New Pokemon Snap, Monster Hunter Rise e Returnal. Dá para tirar conclusões quando o jogo é comparado com os outros jogos lançados para a PS5 e com os anteriores jogos da série. Ora, está em linha com os principais lançamentos do ano (RE8, Monster Hunter Rise) neste mercado e é o segundo jogo da série em termos de unidades vendidas no lançamento.

Sim, é cedo para tirar conclusões, mas é um forte indicador de sucesso. Mesma coisa que o Miles Morales. Não existem números concretos, mas este jogo é sempre um bom indicador de quando há stock de PS5 no UK. E nos US, onde também não são fornecidos números concretos, Miles Morales é o 5º jogo mais vendido dos últimos 12 meses. Mesmo sem números concretos, é possível olhar para as tabelas e tirar conclusões.

Final Fantasy um jogo que já saiu e que apenas teve melhorias, DLC não vende como um jogo principal. GG Strive outro jogo que não costuma captar muito público. Mass Effect um jogo que já saiu há alguns anos, a grande maioria já o passou e não está para dar full price pelo jogo. Returnal um rogue like que também não capta muita gente. Monster Hunter Rise já saiu em março. Dos jogos que me disseste não vejo assim nenhum que consiga fazer moça para que o Ratchet e Clank não esteja na liderança. A única exceção talvez seja mesmo o Resident Evil 8. Quero com isto dizer que não e muito complicado estar nos 1°s lugares face aos jogos que estão a sair este ano.
 
Final Fantasy um jogo que já saiu e que apenas teve melhorias, DLC não vende como um jogo principal. GG Strive outro jogo que não costuma captar muito público. Mass Effect um jogo que já saiu há alguns anos, a grande maioria já o passou e não está para dar full price pelo jogo. Returnal um rogue like que também não capta muita gente. Monster Hunter Rise já saiu em março. Dos jogos que me disseste não vejo assim nenhum que consiga fazer moça para que o Ratchet e Clank não esteja na liderança. A única exceção talvez seja mesmo o Resident Evil 8. Quero com isto dizer que não e muito complicado estar nos 1°s lugares face aos jogos que estão a sair este ano.

Estás a descartar jogos e resultados apenas porque sim. Primeiro era uma altura onde não eram lançados muitos jogos, e agora, afinal até foram lançados muitos jogos, mas não contam. Tirando o Monster Hunter Rise (e o GG e o FF por razões óbvias), os jogos que mencionei estão no top 10 dos jogos mais vendidos de Maio nos US. Mass Effect Legendary Edition, o jogo que dizes que ninguém daria full price, entrou directamente para segundo. Returnal, o jogo que dizes não captar muita gente, está em 8º pelo segundo mês consecutivo (e em vendas digitais ficou em 2º no mesmo mercado).

Como disse, é correcto dizer que os resultados de uma semana são poucos para se conseguir determinar quanto sucesso o Ratchet & Clank Rift Apart teve ou vai ter, mas dá para tirar algumas ideias tendo como base outros títulos importantes e o próprio trajecto de jogos da série Ratchet & Clank.
 
Estás a descartar jogos e resultados apenas porque sim. Primeiro era uma altura onde não eram lançados muitos jogos, e agora, afinal até foram lançados muitos jogos, mas não contam. Tirando o Monster Hunter Rise (e o GG e o FF por razões óbvias), os jogos que mencionei estão no top 10 dos jogos mais vendidos de Maio nos US. Mass Effect Legendary Edition, o jogo que dizes que ninguém daria full price, entrou directamente para segundo. Returnal, o jogo que dizes não captar muita gente, está em 8º pelo segundo mês consecutivo (e em vendas digitais ficou em 2º no mesmo mercado).

Como disse, é correcto dizer que os resultados de uma semana são poucos para se conseguir determinar quanto sucesso o Ratchet & Clank Rift Apart teve ou vai ter, mas dá para tirar algumas ideias tendo como base outros títulos importantes e o próprio trajecto de jogos da série Ratchet & Clank.
Quando disse que era uma altura onde não eram lançados muitos queria dizer jogos com relevância para fazer frente ao Ratchet e Clank. Como já disse e já confirmaste esses tops significam pouco. Interessa e depois saber o n° de vendas.

Diz-me quais são os jogos que são lançados e que não entram num top. Lógico que quando um jogo e lançado aparece quase sempre no top de vendas só se o jogo for muito mau e que não aparece. O jogo ficar várias semanas no topo aí sim já pode querer dizer alguma coisa, mas ainda assim está um bocado dependente dos restantes jogos que saiam nesse período de tempo. Como já disse importa e depois saber o n° de vendas real, os tops de venda podem significar pouco ou quase nada principalmente em alturas que os jogos que saiem não captam grande público como e o caso de Fifas, GTA V, Cod.
 
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