PlayStation Ratchet & Clank: Rift Apart

Fui rever a apresentação inicial do Ratchet e vendo agora esta nova demo (que apanha áreas idênticas à mesma mostrada anteriormente), parece-me que as transições entre os mundos estão mais rápidas. Certamente trabalho de optimização já aqui refletido. Muito bom.
 
Fala-se em downgrade gráfico, há muitas comparações pela Internet.
Uma das desculpas é que agora está a correr em 4K.
Vamos ver se a malta ver se malta entendida agora faz comparações.
 
Downgrade ou não, gostei bastante do que vi (sobretudo com o vídeo que foi disponibilizado posteriormente sem a compressão da transmissão do live stream). Muita dinâmica no écran a nível de partículas e sobretudo a parte das transições entre os mundos está muito, muito bem feita, face à rapidez das mesmas e imersão em consequência. Bom showcase para as capacidades de um disco rápido.

Seja lá o que quer dizer "next-gen gameplay", mas certamente foi a 1ª vez (sem ser um demo como por exemplo do Unreal 5), a par do gameplay que mostraram da pequena equipa chinesa, que vi qualquer coisa que me deixou com uma sensação de salto geracional em termos do que é disponibilizado atualmente.

Não sou grande fã de Ratchet, mas gostei do que vi e sobretudo foi um bom showcase das potencialidades da nova geração na fase inicial do seu lançamento.
 
Fala-se em downgrade gráfico, há muitas comparações pela Internet.
Uma das desculpas é que agora está a correr em 4K.
Vamos ver se a malta ver se malta entendida agora faz comparações.

Em certas cenas parece ter havido, sim.

Algo que me estava a fazer confusão eram as transições entre mundos, pensei logo que eram os novos corridors. :D
Mas acho que não, se fosse cutscene, o movimento da personagem teria que ser semelhante. Atente-se ao modo como entra em cena logo no ínicio e aos ~0:30:


Quanto ao jogo, parece muito bom, de facto. E a Insomniac é impressionante.
 
Em relação ao downgrad acho que existe em algumas partes e noutras parece que ficou melhor mas os entendidos na matéria mais tarde ou mais cedo fazem uma apreciação melhor
 
So queria este jogo a 60fps (ainda não confirmado) mas caso não dê e sendo um jogo de lançamento apenas isso poderá ser atingido quando sair a ps5 pro
 
Em certas cenas parece ter havido, sim.

Algo que me estava a fazer confusão eram as transições entre mundos, pensei logo que eram os novos corridors. :D
Mas acho que não, se fosse cutscene, o movimento da personagem teria que ser semelhante. Atente-se ao modo como entra em cena logo no ínicio e aos ~0:30:


Quanto ao jogo, parece muito bom, de facto. E a Insomniac é impressionante.
Há um claro downgrade, apesar de continuar com bom aspeto
 
Quando entra no portal e sai no suposto novo mundo há ali uns 4/5 segundos de espera que é o SSD a funcionar.
Se fosse nos discos actuais era impossível esse tempo.
Mesmo assim os 5.5GB/s não supreendem, quer-se dizer não sei a quantidade dos dados que está a carregar mas se forem 4 segundos era 20GB o mapa parece muito.

Quanto ao visual concordo com o que dizem apesar do downgrade gostei muito. As cores, iluminação, a quantidade de inimigos no ecrã, etc.
Temo é que não seja jogo de lançamento, vou ter de me contentar só com o Aranha, já contava com este.
 
Mais um puddlegate.

Em relação ao downgrad acho que existe em algumas partes e noutras parece que ficou melhor mas os entendidos na matéria mais tarde ou mais cedo fazem uma apreciação melhor

Isso chama-se optimização. Nesta cena, por exemplo, as melhorias são claras.

ratchet-ps5.jpg


E é preciso notar de onde saiu esta conversa sobre hipotéticos downgrades, nomeadamente, em tweets tipo este "A pergunta que não quer calar: Sonystas, vão pedir a Sony para refazer o jogo?".

Quando entra no portal e sai no suposto novo mundo há ali uns 4/5 segundos de espera que é o SSD a funcionar.
Se fosse nos discos actuais era impossível esse tempo.
Mesmo assim os 5.5GB/s não supreendem, quer-se dizer não sei a quantidade dos dados que está a carregar mas se forem 4 segundos era 20GB o mapa parece muito.

Acho que estás a confundir tempos de loading com a adição de ecrãs de transição por motivos de gameplay. É a mesma situação que aconteceu com o Ghost of Tsushima, em que a Sucker Punch aumentou artificialmente os tempos de loading.
 
Já parece o dejaVu do Spiderman enfim, os haters pegam por tudo e por nada.
Por acaso vi o vídeo comparação e sim a diferenças pequenas aqui e acolá,mas nunca falam dos upgrades so downgrades.

Já parece os puddles do spider e iluminação diferente. Buuu downgrade fail jogo lol aja paciência.

No entanto a outros ditos certos jogos que são apresentados super podres e vem os defensores dizer que está óptimo lol
 
Acho que estás a confundir tempos de loading com a adição de ecrãs de transição por motivos de gameplay. É a mesma situação que aconteceu com o Ghost of Tsushima, em que a Sucker Punch aumentou artificialmente os tempos de loading.

Por mim ser 3 ou 5 segundos também é igual, está integrado no jogo. Nós sabemos o que se passa naqueles ecrãs, mas para um jogador normal nem fazem ideia.

Desde que se elimine aqueles ecrãs de 40seg ou +1 minuto de loading, qualquer coisa pelos 5/10seg e disfarçada, come-se bem.
 
Confirmado em entrevista à Famitsu que terá dois modos de resolução. 4k a 30fps e 60fps com resolução mais baixa.

This work emphasizes the balance between action comfort and beautiful graphics, while allowing the player to select from two types of resolution and frame rate. One is "30FPS at 4K resolution" and the other is "Lower resolution at 60FPS". You will be able to select either of these.

https://www.famitsu.com/news/202008/28204823.html
 
60 FPS mode for Ratchet & Clank: Rift Apart confirmed by Insomniac
Other first-party PS5 games with a perfomance mode so far include Demon's Souls, Astro Bot and Spider-Man: Miles Morales (I imagine GT7 as well)

In an interview with @WeeklyFamitsu today we confirmed #RatchetPS5 will offer an option to play at 60fps!

https://twitter.com/insomniacgames/status/1299352326021345280


More R&C details

- you "feel" going through rifts thanks to DualSense & 3D Audio
- "control shotgun round releases with a half- or full-trigger press"
- female Lombax implied to be Ratchet from another dimension
- Not a direct sequel to Into the Nexus

https://www.gamesradar.com/inside-r...eatures-and-the-mysterious-new-female-lombax/
 
O que estes modos nestes primeiros jogos vão servir é para tirar o tira-teimas se a resolução é importante ou não e se nos dias de hoje se nota.
 
Muito boa notícia. Pessoalmente prefiro fps a gráficos logo os 60fps são muito bem vindos.

Era bom que todos ou quase todos os jogos tivessem essa opção, assim todos ficávamos contentes.
 
Acho que estás a confundir tempos de loading com a adição de ecrãs de transição por motivos de gameplay. É a mesma situação que aconteceu com o Ghost of Tsushima, em que a Sucker Punch aumentou artificialmente os tempos de loading.

Claro que aquilo é tempo de loading.
Mesmo um SSD nVME não é instantâneo. Fora os outros bottlenecks que existem.
Mesmo assim, um tempo de 5 segundos para carregar um nível novo é um salto enorme em relação ao que tínhamos dantes.
 
Espera aí,estava na ideia que desde 2013 que é importante e que se nota de 180p para cima?

Em 2013 andava-se a comparar resoluções na ordem dos 720p (X-box 360 e Ps3) e 900p e 1080p.
Baixas resoluções são muito perceptíveis. Chegava-se a notar bem as diferenças de resoluções na Ps3 de jogos que corriam na ordem dos 600p e outros jogos que na X-box 360 corriam a 720p. Nestas resoluções tudo é bem mais perceptível, pelo menos num LCD (CRT é outra história)
Já altas resoluções a percepção é bem bem menor ou quase inexistente.
 
Back
Topo