PlayStation Ratchet & Clank: Rift Apart

Estou a gostar do jogo mas para já tenho uma crítica. O combate parece - me muito button mash. É lançar uma ou duas armas de área effect e depois pegar em qualquer das outras e começar a disparar à toa para tudo o que mexe.
Gostava que o combate fosse mais estratégico, como no doom eternal por exemplo.

Agora a apresentação e a restante jogabilidade são mesmo 5 estrelas.
Resolves facilmente esse problema aumentando a dificuldade. Eu estou a jogar em Resistance Leader e já perdi algumas vezes.

Mas o que estás a dizer sempre foi um bocado a formula da franchise. Isto não é suposto ser super estratégico.

Comparativamente ao de 2016 o que melhorou na jogabilidade? Pergunto isto porque pelos vídeos que vi não achei assim tão diferente a não ser nos gráficos. Acredito que o jogo seja bom como eram os outros, com uns melhoramentos nos gráficos e loading entre planetas.

Começa logo na adição do "dodge". Eu pessoalmente nunca gostei muito do jump como única mecânica de defesa no combate.

Depois é bastante parecido com o de 2016, mas muito mais refinado, nomeadamente obrigando-te a escolher armas de forma mais inteligente. Eu acho que certos inimigos realmente são mais frágeis contra certas armas.
As animações são super smooth e melhores que o de 2016 em 60fps o combate é mais fluido. Até o melee parece ter melhorado, eu achei mais pesado no anterior.

Parece também mais variado e com um pacing melhor. Para não falar mais coerente (o de 2016 sofria muito nesse aspecto pela inclusão das cutscenes do filme).
 

Uma pessoa joga o de 2016 nos dias de hoje e diz que tem um aspecto bastante bom. Mas depois mete lado a lado ao Rift Apart e vê a enorme evolução gráfica que houve.
 
Mas o que estás a dizer sempre foi um bocado a formula da franchise. Isto não é suposto ser super estratégico.

Ainda estou no início (3 horas de jogo), mas as primeiras impressões é que em termos de gameplay é muito parecido com o de 2016.

Neste jogo, acabei por ficar no "Fidelity" - o jogo tem uns gráficos fantásticos que de facto parece que estamos a ver um filme da Pixar, e os 30 FPS acrescentam a este efeito, e não acho que esteja a perder muito, até porque é um jogo simples - shoot-smash-dodge-jump. Dualsense, para além dos gráficos, tornam este jogo engraçado.

No fundo sinto que estou a ver um filme de animação interativo.
 
Ainda estou no início (3 horas de jogo), mas as primeiras impressões é que em termos de gameplay é muito parecido com o de 2016.

O core gameplay é o típico da série, como não poderia deixar de ser, mas as adições acrescentam alguma frescura. O dodge, por si só, altera como te podes movimentar durante os combates e nos momentos da plataformas. E depois há ainda que contar com as combinações de armas para efeitos destruidores. E também com os rifts.

Neste jogo, acabei por ficar no "Fidelity" - o jogo tem uns gráficos fantásticos que de facto parece que estamos a ver um filme da Pixar, e os 30 FPS acrescentam a este efeito, e não acho que esteja a perder muito, até porque é um jogo simples - shoot-smash-dodge-jump. Dualsense, para além dos gráficos, tornam este jogo engraçado.

No fundo sinto que estou a ver um filme de animação interativo.

Essa maior resolução pode notar-se se estiveres parado, mas o efeito desaparece assim que te mexes. O modo performance RT pode não ter a resolução do modo fidelity, mas a claridade dos 60 FPS realça positivamente o aspecto do jogo. Digo isto como sendo alguém que fez a primeira run no modo fidelity e está a meio do new game plus no modo performance RT.
 
Ainda estou no início (3 horas de jogo), mas as primeiras impressões é que em termos de gameplay é muito parecido com o de 2016.

Neste jogo, acabei por ficar no "Fidelity" - o jogo tem uns gráficos fantásticos que de facto parece que estamos a ver um filme da Pixar, e os 30 FPS acrescentam a este efeito, e não acho que esteja a perder muito, até porque é um jogo simples - shoot-smash-dodge-jump. Dualsense, para além dos gráficos, tornam este jogo engraçado.

No fundo sinto que estou a ver um filme de animação interativo.

Eu fiquei-me pelo Performance RT, embora note mais artefactos de aliasing/scaling no meu monitor. O Performance era perfeito para mim, mas não quero perder o RT.

Acho que havendo opção 60fps dificilmente alguma vez vou preferir o jogo a 30.

Quanto ao gameplay, é parecido mas melhorado. Para além do dash também introduziram uma muito necessária tecla de sprint (L3). Isso aliado ao dash permite um ritmo mais natural na navegação pelo jogo.
 
Última edição:
Essa maior resolução pode notar-se se estiveres parado, mas o efeito desaparece assim que te mexes. O modo performance RT pode não ter a resolução do modo fidelity, mas a claridade dos 60 FPS realça positivamente o aspecto do jogo. Digo isto como sendo alguém que fez a primeira run no modo fidelity e está a meio do new game plus no modo performance RT.
Acho que havendo opção 60fps dificilmente alguma vês vou preferir o jogo a 30.

Obrigado pelas dicas. Eu de facto nas últimas semanas joguei o Spider-man, também da Insomniac, e não tive dúvidas que o modo "Performance RT" era o melhor. Mas neste, por ser um jogo com gráficos de um filme de animação, pareceu-me que o "Fidelity" estava excelente. Mas experimentei os três modos no início durante apenas 5 min. Vou passar para o modo Performance RT.
 
Por aqui também estou de performance RT.

Apesar da redução de resolução, com o upscale que é feito não se nota tanto. E ter 60fps com RT é obra!
 
Eu por acaso acho que se nota um pouco. Consigo perceber algumas diferenças na claridade do performance vs performanc RT.
Mas como o jogo é para ser jogado com movimento vai passando despercebido para mim :)

Só espero que as tecnicas de aliasing como o temporal injection continuem a melhorar, ou que venha um parente do DLSS, porque acho que esta geração merece pelo menos os 1800p 60fps RT :D
 
Pessoal, sinceramente a pior parte do jogo é aquela em que se anda montado num dragão( trudi).alguém sabe como se dispara para apanhar as zurpedras?
 
Pessoal, sinceramente a pior parte do jogo é aquela em que se anda montado num dragão( trudi).alguém sabe como se dispara para apanhar as zurpedras?
Sim. O jogo podia avisar que a partir das 45 a Trudi passa a mandar bolas de fogo. Por isso vai apanhando as que tens mais para o chão até fazer esse numero.
 
Sim. O jogo podia avisar que a partir das 45 a Trudi passa a mandar bolas de fogo. Por isso vai apanhando as que tens mais para o chão até fazer esse numero.

Perdi um bom bocado para tentar subir as zonas altas a solo, e também a utilizar a Trudi para resgatar as pedras. Felizmente, cheguei a 45 antes de desistir dessa missão. :)

O jogo está a ser muito divertido, e acho que clicou. O último jogo de plataformas 3D que terminei foi o Mario 3D quando tinha a N64, não é o gênero que tenha procurado nos últimos anos, mas é bom variarmos um bocado. Neste jogo, acho piada às armas - como a munição é limitada, somos obrigados a utilizar tudo o que temos à mão :wink:, e dá para explorar as nuances de cada uma delas. A minha preferida até agora é o ricochet.
 
Perdi um bom bocado para tentar subir as zonas altas a solo, e também a utilizar a Trudi para resgatar as pedras. Felizmente, cheguei a 45 antes de desistir dessa missão. :)

O jogo está a ser muito divertido, e acho que clicou. O último jogo de plataformas 3D que terminei foi o Mario 3D quando tinha a N64, não é o gênero que tenha procurado nos últimos anos, mas é bom variarmos um bocado. Neste jogo, acho piada às armas - como a munição é limitada, somos obrigados a utilizar tudo o que temos à mão :wink:, e dá para explorar as nuances de cada uma delas. A minha preferida até agora é o ricochet.

Meu deus a sério que o último jogo que plataformas que terminaste foi o Mário 64?

Os jogos de plataformas 3D foram os que mais me marcaram quando era mais pequeno.
Depois na altura da PS3 tive ali uma fase (e a indústria também de certa forma) em que deixei de gostar porque já me fazia confusão o level design não ser realista - existirem plataformas suspensas sem razão etc - e deixei de jogar.

Mas felizmente a chama reacendeu-se quando vi um vídeo do mark brown sobre o level design no Mario 3D World, e me fez tee uma perspectiva adulta sobre estes jogos aparentemente mais simples, mas que normalmente são uma das maiores fontes de originalidade e criatividade.


Aconselho a todos.

O Ratchet é um platformer menos tradicional no combate. Com a ênfase nas armas, já foi criado a pensar muito na trend da acção que rapidamente foi crescendo no advento do 3D.
 
Vem impresso na capa, mas comprei o Mass Effect Legendary Edition e nesse é autocolante.
Se fosse autocolante até achava normal, mas agora impresso na capa? A capa do jogo em PT já leva com tanta informação e decidem meter ainda mais uma na frente, ao menos metiam isso atrás.

Mas pior que isto só na Xbox 360 onde aqui colaram o selo igac na capa da frente e no papel. Não sei quem era o responsável por isto na altura, mas devia foi um génio!
E não foi o único que vi assim...
6HNSJJM.jpg
 
@Daimon e resto de pessoal que está a jogar o jogo, ajudem-me aqui a tirar uma duvida.

As armaduras precisam de estar equipadas para dar status boost? É que se formos à tab das armaduras onde aparecer o overview do Ratchet/Rivet, vemos que os buffs aparecem lá ao lado, mesmo sem as armaduras equipadas.

Mas estou confuso porque ainda agora vi uma review do YongYea a dizer precisamente o contrário. E realmente o jogo não torna propriamente claro esse aspecto.
 
@Daimon e resto de pessoal que está a jogar o jogo, ajudem-me aqui a tirar uma duvida.

As armaduras precisam de estar equipadas para dar status boost? É que se formos à tab das armaduras onde aparecer o overview do Ratchet/Rivet, vemos que os buffs aparecem lá ao lado, mesmo sem as armaduras equipadas.

Mas estou confuso porque ainda agora vi uma review do YongYea a dizer precisamente o contrário. E realmente o jogo não torna propriamente claro esse aspecto.

Não, a partir do momento que apanhas uma peça, ganhas o seu bónus permanentemente e a peça de armadura passa a ser puramente cosmético. Mas se bem lembro, esta mesma informação é dita quando apanhas a primeira peça de armadura.
 
Back
Topo