1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ratio FSB:DRAM?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Crazy*Killer, 9 de Maio de 2009. (Respostas: 27; Visualizações: 3479)

  1. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Boas ouvi dizer que o ratio deveria estar a 1:1, neste momento está a 1:2 , aumentei simplesmente o multiplicador do meu CPU (my system) para 15x e assim está nos 3.0Ghz, contudo no CPU-Z diz-me aquilo de 1:2, como podem ver aqui:

    [​IMG][​IMG]

    btw a memória é DDR2-6400.

    Devo mudar alguma coisa? Em idle tenho o meu CPU a 33-35º segundo o SpeedFan e a 29º segundo o AMDOverdrive, devo aumentar o FSB?
     
  2. rav3n

    rav3n Power Member

    isso está bom assim. se estivesse 1:1 as rams estavam a 200(*2). O ratio é a relação entre FSB/HTT e frequencia das mems.
    Não te preocupes com o ratio 1:1, até porque nem sei se esse sistema faz 400 HTT. Mas tb nao te preocupes porque nao tem grande importancia(peso na performance) de pcs mais recentes. Tinha mais peso por exemplo na altura dos AXP's, e assim que surgiram os cpus com controlador de memoria integrado começou a quebra de performance passou a ser menor
     
    Última edição: 9 de Maio de 2009
  3. akgis

    akgis Power Member

    A quebra de performance por ter nãoo ter as memorias DDR2 1:1 num sistema C2Q? Visto que este não tem controlador de memoria integrado no CPU.
     
  4. rav3n

    rav3n Power Member

    Sinceramente nao te sei dizer, mas penso que tb nao seja significativo. Mas vou dar-te o meu exemplo, para veres que 1:1 pode nem sempre ser o melhor
    Tenho cpu a 400 e mems a 500 com strap 266. Para usar 1:1 tenho de configurar pelo menos o strap seguinte. O strap sao os timings do chipset e quanto mais relaxados menos performance
     
  5. Blaster

    Blaster Power Member

    Muito dificilmente essa mboard faz 400 de HTT, por isso não conseguirias o 1:1. Ou terias de ter as memorias em underclock heheheh

    Mesmo assim,acho interessante testares a mboard para ver qual o limite estavel de HTT.
     
  6. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Bem agora fiquei à nora, percebo alguma coisa de OC mas quando começa a por-se HTT ai jesus ;) Ora bem eu sei que na BIOS posso mudar o HTT experimento alguma coisa mudando-o de modo a ficar melhor?


    Tenho que perguntar isto também, estou com alguns resultados dispares, já que a minha BIOS nao me deixa mexer na frequencia do CPU e multiplicador (da RAM, HTT e etc deixa) tenho que usar o AMD OverDrive, ao por o multiplicador a 15x diz-me no AMD OverDrive que está a 3000Mhz e no CPU-Z também, contudo no coretemp diz que continuam nos 2700mhz e nas propriedades do PC o mesmo (botao direito do rato no meu computador - propriedades)

    Aqui tem uma print:

    [​IMG]

    Qual deles está certo? Ali no Coretemp diz que está a 180x15, significa que vou ter que mudar o Bus Speed?
     
    Última edição pelo moderador: 10 de Maio de 2009
  7. Blaster

    Blaster Power Member

    HTT = FSB da AMD

    O CPU-z está correcto.
     
  8. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Então eu sem saber a dizer que a minha BIOS não me deixava mudar a frequência do CPU :\ , anyway sempre aconselham-me a mudar o HTT para mais? Neste momento com o multiplicador a 15.5x a 3100Mhz estou com 28ºC no Processador em idle com a caixa fechada, quando está em full chega a um máximo de 32ºC.

    O que me aconselham então em relação ao ratio, aumento o HTT ou não? (está a 200Mhz neste momento)

    Obrigado desde já
     
  9. Blaster

    Blaster Power Member

    Para puderes ver as melhorias resultantes de pequenas mudanças que faças no overclock podes, por exemplo, sacar o super pi e controlar os tempos que consegues.

    Exemplo: tens as mems com latencias relaxadas 6-6-6-18. Penso não serem as latencias de origem dessas mems. Porque não corres o superpi antes de mexer nos timings e depois investigas quais os timings de origem e os colocas para verificar as melhorias?
    Tem atenção que para as mems darem 400 Mhs devem ser PC6400. Ou seja, mems PC6400 a 400mhz (como tens) estão a stock.
     
  10. Roberto1973

    Roberto1973 Power Member

    Sobe o multiplicador do cpu até atingires máximo estável por isso tem black Edition. Podes testar systema com OCCT 3.01.
     
  11. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Pois eu já experimentei subir mais e é nos 16x, 16.5x já fica um pouco instável.

    Ora tenho mais uma pergunta, acho que é simples e um bocado para o "anoobalhada", como só posso subir o multiplicador pelo OverDrive este não fica "OC'izado" de raiz, em cada inicio de sessão do windows este poe os valores para 3.1Ghz, ora nas propriedades do PC continua sempre com o 2.70Ghz por essa razão.

    A minha pergunta é se em jogos por exemplo este tira proveito da capacidade total do CPU mesmo que o windows não reconheca por si os 3.1Ghz mas os 2.7Ghz?
     
  12. Blaster

    Blaster Power Member

    Já te respondi em cima como podes comprovar o aumento de velocidade.
     
  13. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Peço desculpa, nao tinha lido o teu post completamente.
     
    Última edição: 10 de Maio de 2009
  14. Roberto1973

    Roberto1973 Power Member

    Como já utilizarte o overdrive se for último da v3.0.2 tem uma opção onde diz autoclock ele faz teste overclocking por ti.A tua gráfica é da mb?
     
  15. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Ya é da MB, uma HD3200 infelizmente sempre que tento fazer OC nela através do overdrive ao "puxar" a barra para por exemplo 520mhz e ao carregar em aplicar esta volta para o default (497Mhz).

    Nunca experimentei o auto-clock ainda, isso realmente funciona?
     
  16. Roberto1973

    Roberto1973 Power Member

    O autoclock é para fazer oc ao cpu+mb+DDR,na minha mb funciona bem,
     
  17. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    Eu experimentei por aquilo a fazer durante 5-10m ora o que muda é aqui "Último multiplicador da CPU é: 4.16423e+07 X" (resultado antes de carregar em parar), parei porque achei estranho aquilo estar daquela maneira.

    Roberto podias explicar um pouco melhor como funciona o processo? Já que tens uma MB em que fizeste o mesmo. Quanto tempo em média demora e os riscos envolventes por exemplo.

    Obrigado
     
  18. Roberto1973

    Roberto1973 Power Member

    Qual é a tua mb? Qual são chipset da mb? Qual é a versão do teu overdrive ?
     
  19. Crazy*Killer

    Crazy*Killer Power Member

    MB: ECS A780GM-M, o chipset da MB é um 780G e a minha versão do overdrive é a 3.0.2
     
  20. Blaster

    Blaster Power Member

    Um black edition numa ECS :( :(

    Enfim...
     

Partilhar esta Página