Análise Rato Asus ROG Chakram Review - O Rei das Features

Websync

Banido
Primeiro de tudo, agradeço á Asus por me enviar este produto e agradeço a oportunidade de fazer review ao Asus ROG Chakram.

Link no tropical price:
Tropical Price - Asus ROG Chakram

Agora, um bocado da minha história para contexto, eu já me interesso por ratos desde os tempos que comprei o meu intellimouse 3.0 para jogar 1.6 á mais de uma década atrás, ultimamente todos os fabricantes de ratos andam a apostar em modelos lightweight mas em 2020 a Asus fugiu da tendência e lançou o ROG Chakram que até agora me tinha passado completamente debaixo do radar, já tive muitos ratos e uma coisa posso dizer com certeza:
O Asus ROG Chakram é um rato revolucionário, e acho que depois de lerem a review vão concordar comigo ou no mínimo entender esta minha afirmação, isto não é um rato que tenta ser lightweight mas no que se propõe a fazer faz um excelente trabalho. A nível de features o ROG Chakram pura e simplesmente não tem concorrência.
Será que vale os 150€ que pedem por ele? Vou tentar esclarecer essa questão com esta review.

Packaging:

Se há uma palavra para descrever essa palavra seria premium, a própria caixa tem um tipo de "handle" num material que é qualidade, nada apontar, experiencia de unpacking é sem dúvida acima da média do que se é esperado normalmente dum rato.

foto1.jpg

foto2.jpg

foto3.jpg

foto4.jpg


Features:

Quando digo que este rato é revolucionário grande parte disso sãos as features, a Asus fez um rato único e vou tentar explicar porque:

Joystick:
Como podem ver na imagem, o rato tem um joystick ao que o polegar tem acesso e funciona perfeitamente. O joystick também pode ser mudado por outro com mais altura ou completamente tapado com acessórios extra que vem na caixa.
Um ponto a favor com certeza, isto não é algo que se encontra em todos os ratos a funcionar a este nível de perfeição. Por exemplo, deixei de usar o scroll wheel para fazer scroll em páginas da web, o joystick é muito mais prático e mais acessível à minha mão.

O joystick também tem dois modos, um modo usa o joystick como num comando, o outro modo dá para atribuir funções ao joystick como por exemplo volume up or down, as possibilidades aqui são muitas.

foto5.jpg


Fastcharging:
Este rato é dos primeiros que tem fast charging, em 15 minutos por USB C o rato carrega um bom bocado, decidi escrever esta review agora porque uma carga durou-me uma semana de uso intensivo e começou a pedir-me para carregar, achei que já estava na hora e que já tinha testado o suficiente para escrever a review.

O ROG Chakram também suporta qi wireless charging, que por si só, também é incrível.

Em termos de autonomia a Asus diz que são 80 horas, mas pergunto-me se isto interessa realmente quando o charging do rato é apenas 15 minutos!? De qualquer maneira, a autonomia é bem aceitável e nada apontar neste departamento.

foto6.jpg


Mudar os switches (Hot swappable):
Ok, é aqui que o ROG Chakram começa a elevar-se a outro nível, os switches do right e left click são substituíveis em segundos!

O ROG Chakram trás de stock blue omron switches que tem um feedback tátil, na caixa também são incluídos um par de swiches omron brown que são mais "soft" e tem um travel time maior pelos meus testes, também se pode por um de cada, com o rog chakram é á vontade do freguês pelos vistos.

A melhor parte é que também se pode comprar custom swiches para instalar no ROG Chakram, as possibilidades são quase infinitas aqui e é nesta área que o ROG Chakram se distingue da competição. Escusado será dizer que os clicks deste rato são excelentes, não ficam nada atrás dos kailh 4.0 do xm1.

Os clicks conseguem ser “crisp” e “smooth” ao mesmo tempo, tive uma semana a jogar League of Legends e posso dizer com muita certeza que prefiro os clicks do ROG a comparar ao meu xm1 para mobas.
Os clicks dos dois botões laterais também são muito sólidos, nada a apontar em nenhum dos botões.
Mudar de switches também é um processo super fácil, demora segundos, nada de complicado.

foto7.jpg

foto8.jpg


Forma, peso e grip:

Isto não é um rato que tentar ser lightweight, simplesmente não é o nicho que tenta preencher.
No que toca a performance o peso não é um problema na maior parte dos casos, para jogos casuais como singpleplayer fps's rpg's etc é excelente, para mobas também é muito bom.

Isto é um rato ergonômico, feito para quem usa a mão direita, a forma encaixa como uma luva na minha mão de 20x10cm, adotei um palm completo e estou mais confortável que nunca, o Chakram também tem umas superfícies de grip dos lados que ajuda bastante no grip. Admito que estou surpreendido como a minha mão “adotou” o rato, mudei de um claw relaxado para um full palm e estou mais confortável que nunca.

Eu aconselhava este rato para quem tem mãos grandes/médias com palm ou um claw relaxado. Este rato não é para mãos pequenas ou para crianças.

Em conclusão, é dos melhores ratos que já tive para gaming, porta-se bem em todos os cenários, só não aconselhava este rato para quem queira jogar FPS's competitivamente visto que não é esse o papel dele mas não deixa de ser uma escolha mais que adequada para esse uso para pessoas que gostam de ratos mais pesados e não querem lightweights.
Diria que este é um rato mais virado para a versatilidade de ser sólido em todo tipo de cenários de gaming. Destaca-se em mobas, jogos single player, RTS's e produtividade em geral.

foto9.jpg

foto10.jpg

foto11.jpg


Sensor, tracking e feet:

O Asus ROG Chakram tem como sensor o PixArt 3335, que apesar de não ser o último grito é um sensor perfeito em todo o sentido da palavra. Não encontrei nenhum problema de tracking nas dezenas de horas que usei o rato. A tecnologia wireless está bem implementada e não há nenhum tipo de problema de conexão ou input lag.

Posso dizer com toda a certeza que o tracking do Asus ROG Chakram é dos melhores do mercado, valorant, aim trainer, apex legends foram todos testados e é excelente, escusado será dizer que para mobas em que o peso não é tão importante este rato esmera-se.

Os feet do Asus ROG Chakram são excelentes, como podem ver nas fotos tem dois grandes skates.
O glide do rato no meu cloth gamepad é excelente e a dimensão dos feet ajuda bastante na performance do rato, são sem dúvida dos melhores feet que stock que já encontrei, o rato tem um glide muito consistente.

foto12.jpg


Qualidade de construção:

A Asus não poupou neste aspeto, como podem ver nas fotos o rato dá para desmontar quase na totalidade mas isso não afeta nada a robustez dele, quando está tudo construído ele parece um tanque na mão, não há nenhum rattle, nenhum barulho, tudo muito solido nos 7 dias que o tive a usar intensamente ele não deu sinais nenhuns de má construção.

foto13.jpg


Conectividade:

Na base o ROG Chakram tem 3 botões: Pair, On/off e DPI

Tudo o que precisei de fazer foi ligar o dongle de wireless ao meu computador e ligar o rato na base e ele simplesmente começou a funcionar.
Com testes posteriores também conclui que dá para fazer a ligação por bluetooth e não requer o dongle que é incluído com o rato, basta carregar no botão pair na base do rato e confirmar o pairing no dispositivo.

O rato entra em sleep mode se não for usado por algum tempo para poupar energia, dá para definir o tempo no software, tenho que apontar que isto funciona mesmo bem, não há nenhum atraso para ele sair de sleep mode, toca-se no rato e ele fica online instantaneamente, nenhum tempo de espera ou inputlag ao acordar de sleep.
Também é possível usar o rato com a conexão usb-c to usb por cabo caso a bateria acabe.
Tem aura sync para os rgb heads.

foto14.jpg


Software e RGB:

Para controlar o rato é usado o software da Asus "armoury crate".
Faz o que se pretende de um software destes e mais uma vez às vezes até se esmera: mudar funções de botões, mudar níveis de DPI (4 níveis), ajustar o polling rate, ajustar o button debounce time, ajustar o LOD e ligar ou desligar aceleração.

Dá para guardar perfis e definições do rato na memória para não haver necessidade de software. Também há a habilidade de fazer macros facilmente.

O rgb é mais que adequado e há varias combinações para escolher.

foto15.png


A percentagem da bateria do rato também é visível no software, apesar que, só em incrementos de 15%.

A cereja no topo do bolo? Dá para trocar o símbolo da Asus e por um transparente para o rgb ser uma bola de luz em vez do logo da Asus, também se pode mudar para um custom e por qualquer imagem no rato.

foto16.jpg

foto17.jpg


Em conclusão, mudei do xm1 uma semana pelo Asus Rog Chakram e estou rendido ao rato, estava preparado para lhe encontrar os defeitos todos e expô-los mas tudo que encontrei foi positivos, mesmo a forma ergonômica a que sou alérgico normalmente está a ser completamente adorada pela minha mão.
A Asus tem aqui um produto que é único e que é uma boa compra para aquelas pessoas que procuram algo sólido, com features que não são vistas em mais lado nenhum e que mantem um tracking e precisão perfeitos para qualquer situação ou jogo.
Aconselho o Rog Chakram para aqueles que tem umas mãos grandes/medias, que gostem de fazer palm ou claw relaxada e para quem procura um rato que se distingue da concorrência em muitos sentidos.

O ROG chakram tenta ser o rato que se transforma para as necessidades de quem o usa pela natureza altamente customizável dele e atrevo-me a dizer que atingiu esse objetivo comigo, tem a minha recomendação para quem está no mercado á procura de algo além que lightweights.

Acabo a review com mais umas imagens:

foto18.jpg

foto19.jpg

foto20.jpg

foto21.jpg

foto22.jpg


Especificações:

Sensor: Óptico
Resolução: 16000DPI
Interface: USB
Tecnologia wireless: RF 2.4GHz + Bluetooth
Dimensões do produto: 132.7 x 76.6 x 42.8 mm
Peso do produto: 121.6 g

 
Última edição:
Agradeço ao @Websync a análise a este equipamento que a nosso pedido já elaborou um guia de ratos. Este equipamento foi cedido pela marca com o nosso conhecimento e irá ser devolvido não tendo havido qualquer troca.
Não queria deixar de referir este ponto para que não restasse qualquer dúvida quanto à linha editorial da ZWAME.

Mais uma vez obrigado ao @Websync pela excelente análise.
 
Subscrevo ao que o Metro disse, a Asus contactou-me e mostrei interesse pelo produto por ser a minha praia, a Zwame apenas está a fornecer a plataforma da review, essa mesma review é independente de qualquer afiliação, quer da Zwame, quer da Asus.

Espero que as minhas impressões e review consigam ser uteis para quem esteja no mercado á procura de um rato.
 
Para que fique claro para todos, de modo a não darem como exemplo esta análise, como referi anteriormente:

Este equipamento foi cedido pela marca com o nosso conhecimento

Isto não abre a porta para ser explorado por todos os membros para fazerem análises "patrocinadas". Este não é o caso. Em muitos anos é a primeira vez que acontece termos uma análise de um membro externo ao staff com o nosso conhecimento.
 
Muitos parabéns ao @Websync por todo o apoio que tem dado ao fórum neste ponto especifico assim como uma excelente review deste.
Eu, pessoalmente já contactei e pedi opinião, assim como partilhei ideias e troquei ideias. Membro 5 estrelas :)

Sem dúvida que a possibilidade de personalizar o joystick para várias funções (e em CAD é excelente) trás uma optima liberdade no mesmo, assim como a troca de switchs (faço uma media de 2000-2500 clicks por dia facilmente em trabalho) o que faz com que em média os ratos ao final de 3 ou 4 anos estão com duplo clicks... e são lixo.

Quanto ao rato.. só tem um defeito ... não existir (para já) possibilidade de ter um devido ao preço :p haha ( não consigo para já justificar este investimento, mas também para já estou servido com o Hyperspeed tem 4 meses até os switchs começarem a morrer).
 
A diferença de preço é de facto muito grande. E não há forma de contornar isso quando se toma a decisão. Pessoalmente fiquei surpreendido com a qualidade do rato. Aprecio que seja ergonómico mas se já acho o Logitech MX Master 3 caro e o limite máximo do que estou disponível a dar, esperamos que seja possível a ASUS ter um equipamento com o joystick em modelos mais acessíveis. Parece-me ser a funcionalidade mais interessante também.
 
Muitos parabéns ao @Websync por todo o apoio que tem dado ao fórum neste ponto especifico assim como uma excelente review deste.
Eu, pessoalmente já contactei e pedi opinião, assim como partilhei ideias e troquei ideias. Membro 5 estrelas :)

Sem dúvida que a possibilidade de personalizar o joystick para várias funções (e em CAD é excelente) trás uma optima liberdade no mesmo, assim como a troca de switchs (faço uma media de 2000-2500 clicks por dia facilmente em trabalho) o que faz com que em média os ratos ao final de 3 ou 4 anos estão com duplo clicks... e são lixo.

Quanto ao rato.. só tem um defeito ... não existir (para já) possibilidade de ter um devido ao preço :p haha ( não consigo para já justificar este investimento, mas também para já estou servido com o Hyperspeed tem 4 meses até os switchs começarem a morrer).


Obrigado pelas kind words! Ainda foram perdidas umas boas horas a fazer a review e é sempre porreiro ver que é apreciado.

E sim, o joystick é realmente algo único, dá para usar um joystick como um comando ou aliar os movimentos do joystick para funções, como disse na review as possibilidades são muitas mesmo, também ajuda que o joystick é bastante responsivo e preciso.

O preço é puxado mas até consigo entender porque com estas features todas, isto esta no patamar de preços do viper ultimate (apesar que o viper ultimate tenta ser um lightweight) ou g502 wireless lightspeed e esses ratos não oferecem metade das features deste.

Para quem não quiser extras e features o basilisk que já foi indicado aqui é um ótima escolha, é um rato que recomendo muito por isso mesmo.

@brock Muito obrigado!
 
Sem dúvida que a possibilidade de personalizar o joystick para várias funções (e em CAD é excelente) trás uma optima liberdade no mesmo, assim como a troca de switchs (faço uma media de 2000-2500 clicks por dia facilmente em trabalho) o que faz com que em média os ratos ao final de 3 ou 4 anos estão com duplo clicks... e são lixo.

É sempre possível trocar switches em ratos para corrigir duplos cliques. Requer é soldadura, ainda que básica. Não deitem fora ratos por causa disso. Os switches são também baratos.

Dito isto, poder trocar os switches num instante é realmente uma novidade, e não sei como é que não é algo mais comum (ou talvez saiba: "deita fora, compra novo").
 
Back
Topo