Rato ergonómico

eunito

Power Member
1) Qual o orçamento? 100€. Mas posso esticar mais um pouco, se assim se justificar.


2) Qual a utilização a que se destina o rato?
a) Trabalho (programar)

3) Qual o tipo de grip de rato que utilizas? (claw, fingertip, palm)
fingertip

4) Que características procuras no rato? (apagar as que não forem necessárias)
Que possa evitar dores musculares e também no pulso com bastante horas de utilização



Para já vi o Logitech MX Vertical e o MX Ergo mas não sei se há melhores. Vale o investimento ou recomendam outro?
 
A melhor maneira de evitar esses problemas é adotar boa postura. Esses ratos ergo são super pesados, o peso é bem mais importante que o shape se usas fingertip grip. Queres algo leve.

Os ratos que indicaste não são adequados para fingertip.

Também já passei umas boas horas por dia a programar e nunca vi necessidade de ratos Ergo. Aliás sinto-me mais confortável com um rato gaming do que um de trabalho (MX Master).
Mas jogo bastante e odeio tijolos, quando passei de um rato de 100g para 80g notei logo mais conforto em jogo devido ao rato ser mais leve.
Outro grande problemas desses ratos de trabalho é que se tiveres um ecrã 144hz ou mais notas claramente o cursor do rato aos stutters no windows...

Em termos de feel no movimento também perdem muito, o MX Master que experimentei dava a sensação que o cursor era menos sharp/snappy, com mais delay, em comparação com o típico rato gaming.

Para mim o melhor rato de "trabalho" é o g502 wireless, mas também pode ser um pouco grande demais para fingertip, é mais um rato para palm/claw. Ratos mais pequenos para fingertip têm menos funcionalidades/butões.
 
Última edição:
Eu sinceramente num primeiro passo o que fiz foi comprar o MX Master 2S, mas depois alterei por completo a minha postura, desde altura dos monitores, mudei de cadeira.

Não respondi ao que perguntaste, é verdade.
 
Outra coisa, o MX master(e os outros com o memso sensor) tem um lift off distance muito alto. Ou seja, cada vez que queres reposicionar o rato tens de o levantar muito para que não registe movimentos, ainda por cima é um rato pesado = mais fadiga no pulso.
 
Certo, certo.

Mas apenas o uso para trabalho que no fundo é texto e quando muito reposicionar numa caixa ou outra.

Talvez por os outros ratos serem mais leves mas também mais pequenos, o esforço no pulso era significativamente superior.

Apenas quis frisar com o meu post que um rato que nos assenta melhor mas especialmente a postura o mais ergonómica possível fazem maravilhas.

Na altura estive quase para experimentar um Gaming, sendo que o G502 era uma das opções.

Acabou por vir o MX Master 2S e estou satisfeito.

Tanto falei bem dele que um colega comprou o 3.

Pelo que sei também só o usa para trabalhar, são ratos muito pesados para jogar e, sinceramente, que um pouco lentos.

Ainda diferente do que foi questionado, a Microsoft também tem dois ratos ergonómicos, sendo um bastante parecido aos MX.
 
isto é daquelas coisas boas para comprar via amazon.. compras, tens 30 dias para testar e tirares as tuas proprias conclusoes. ao final, ou é 5estrelas e ficas com ele, ou mandas para trás porque não era o que procuravas.. o suporte da amazon é 5 estrelas, devolvem te o dinheiro e nao tens de dar satisfacoes a meio mundo para reaver o dinheiro ;)

Exemplo prático.. tinha um G500 já com bastente tempo, e queria um substituto pois fazia muitos duplos cliques. Depois de muito ver e ver, queria um wireless.. mas não sabia exatamente o que escolher.. estava decidido depois de muito analisar pelo G502 lightspeed. mas era 150€.. resultado.. mandei vir o G502 normal, para ver a forma e funcionamento.. no final, devolvi passado 1 semana.. era muito estreito e estranho na minha mao.. e devolveram tudo. Um dia passei numa loja nacional e testei o razer Basilisk normal, e adorei a forma, e como havia wireless, comprei na amazon, ja a versao final.. e era exatemtne aquilo.. caso nao fosse, voltava para tras, e continuava a saga ;)
 
Pegando na minha experiência actual:

- tinha um rato normal, fraquinho, e nunca me chateou até precisar de jogar (Rainbow Six Siege);

- no meu emprego anterior tinha um rato agradável da Logitech, mas infelizmente já foi devolvido e já não sei qual era o modelo. Sei é que foi suficiente para eu procurar outros ratos da Logitech a seguir;

- comprei um Logitech MX Master 2S, e a diferença foi enorme, mas acho que é desconfortavelmente grande e pesado para a minha mão e deixava-me com a sensação de que a mão andou em esforço durante umas horas.
Não tenho a queixa do @askan7 sobre o "stuttering" dele, mas eu também comprei um tapete (um Corsair MM500, muito grande) quando comprei o rato e senti que o tapete fez muita diferença. Sem o tapete (e com tapetes baratos, tipo freebies de conferências), todos os ratos andavam aos saltos.

- depois, comprei um Logitech G502 Hero, e gostei muito do tamanho (pequeno) e do peso (leve) dele. Estou actualmente com um problema que pelos vistos é famoso, o dos cliques inesperados (o interruptor fica intermitentemente a clicar e "des-clicar", no meu caso o do botão direito, que uso para apontar a mira). Está actualmente em processo de substituição. Só me arrependo que ele tenha fios - se calhar devia ter ido para o G502 Lightspeed.

- finalmente, e por questões de ergonomia, comprei uma Kensington Expert Mouse Wireless Trackball. Recomendo vivamente. É enorme - o comprimento é semelhante à largura do meu teclado - mas é muito confortável e funciona bem. Até fico a considerar fazer um review disto se estiveres interessado. Estou a ter problemas com esta trackball no macOS, mas é a única queixa que tenho - tal não acontece nem no Windows nem em Linux.

Neste momento uso o G502 à direita do teclado (com os botões configurados para a mão direita, porque ele não é ambidestro) e o Expert Mouse à esquerda do teclado (com os botões configurados para a mão esquerda, e ele é ambidestro portanto às vezes uso-o com a mão direita também e troco os botões).

Embora tenha interesse, nunca experimentei um rato vertical, portanto não posso comparar, mas se estiveres aberto à ideia considera comprar uma trackball.
 
@Kayvlim O stuttering notas mais em monitores high refresh, mesmo no desktop em uso normal o cursor do rato parece que anda aos saltos a 125hz num ecrã 144hz+. Também dá para notar bem a 60hz, mas é mais em jogo ou a arrastar algo com o rato no windows.

Mas é um facto, ratos mais leves são MUITO mais confortáveis, tenho um Viper mini que pesa apenas 60g e a diferença de peso ainda é grande para o meu GPW que pesa 80g, no entanto prefiro o shape do meu gpw.

Mas eu também sou suspeito, noto claramente a diferença entre 500hz e 1000hz em suavidade a jogar a 144hz/fps.
E para mim o sensor do GPW é mais suave que o do Viper Mini e outro rato da razer mais antigo que tenho.
 
@Kayvlim O stuttering notas mais em monitores high refresh, mesmo no desktop em uso normal o cursor do rato parece que anda aos saltos a 125hz num ecrã 144hz+. Também dá para notar bem a 60hz, mas é mais em jogo ou a arrastar algo com o rato no windows.

Mas é um facto, ratos mais leves são MUITO mais confortáveis, tenho um Viper mini que pesa apenas 60g e a diferença de peso ainda é grande para o meu GPW que pesa 80g, no entanto prefiro o shape do meu gpw.

Mas eu também sou suspeito, noto claramente a diferença entre 500hz e 1000hz em suavidade a jogar a 144hz/fps.
E para mim o sensor do GPW é mais suave que o do Viper Mini e outro rato da razer mais antigo que tenho.
Não tinha pensado nisso. Nunca tive um monitor com mais de 60 Hz. O meu neste momento é um LG 27UD88, não foi propriamente comprado para gaming.
Também nunca usei mais nenhum rato de gaming para além do G502, pelo que até conhecer mais algum, este é o meu rato favorito :D
 
Back
Topo