Rato para FPS - 100€

Estive a ver imagens do XM1r mais ampliadas e realmente eles tem ali um revestimento qualquer para as mãos aderirem, pareceu-me meio rugoso.

Agora é esperar que haja stock, no site da loja portuguesa diz que só chegam dia 9 de fevereiro. E na amazon dia 8, mas aqui está mais caro.
 
Depois de quase um mês á espera do rato EndGame XM1r, eis que chegou há uns dias :)

irbbWci.jpg


A qualidade da foto não é a melhor, mas é o que há :)

Vamos ás primeiras impresôes:

- super leve e desliza bem mais que o meu anterior Razer DeathAdder Chroma
- claro que quando o usei pela primeira vez achei-o muito estranho e pensei "que é isto??!! Uma pena?!", mas aos poucos acho que me estou habituar
- ainda não sei muito bem qual é o meu Grip neste rato, ás vezes palm/Claw e outras só claw
- o cabo é fantástico, parece que nem existe
- a mão fica bem "presa" ao rato, não desliza
- e como podem ver na imagem nota-se as manchas da gordura da mão

Agora vamos a umas pequenas dúvidas:

- quando uso o grip palm, parece que a frente do rato levanta e vai para cima a mira, o que poderá ser? Tapete Corsair MM300?
- ainda não tem software disponível para alterar dpis e outras configurações, mas na parte inferior do rato tem umas opções como podes ver na imagem


lYjFymA.jpg


As 2 luzes acesas querem dizer que o Polling Rate está a 1000Hz, certo?

Tem 4 cores, do mais lento para o mais rápido - azul 400, verde 800 , amarela 1600 e vermelha 3200, certo?

No Windows deixo estar a verde 800 e quando vou jogar mudo para azul 400.


@Websync podes-me dar uma ajuda a ver se o meu raciocínio está correto.

Já que tens o XM1 RGB deves saber como funciona o rato :)
 
@Rikatu Sobre o polling rate sim e aconselho a deixar nos 1000.

Quanto a isso das cores nao te posso ajudar porque não sei ao que correspondem, no meu usei logo o software para por todos os níveis a 400 na memoria do rato. E é incrivel ainda nao haver software, a endgame está a falhar, suponho que já tentaste os software dos outros modelos e não funcionou?

o cabo é fantástico, parece que nem existe

Se achas esse bom devias ver o que está no xm1 rgb, ainda é superior, os cabos deles sao qq coisa, eu nem preciso de mouse bungee com o meu. :002:

a mão fica bem "presa" ao rato, não desliza

Melhor coating da industria, também te poe a mao quente depois de algum uso.

quando uso o grip palm, parece que a frente do rato levanta e vai para cima a mira, o que poderá ser? Tapete Corsair MM300?

Primeira vez que ouco isso, com claw relaxada ele nunca se levanta sem eu querer. O xm1 tambem nao é feito para palm apesar de puder ser usado assim, tenta adotar uma claw mais relaxada e vê se resolves.
 
@Websync como te disse anteriomente sobre as cores dos DPI, do mais lento para o mais rápido - supnho que seja assim: azul 400, verde 800, amarelo 1600 e vermelho 3200.

Vou deixar como pus, no windows a verde 800, a jogar a azul 400. Penso que esteja correto. Também é fácil de detetar qual é a cor mais rápida e lenta.

Sim, está a falhar, mas não me incomoda isso :) por acaso não tentei nenhum software das versões anteriores. Pela lógica não deve funcionar.


Eu tenho Bungee, mas quase que nem é preciso. Não sabia que ainda era melhor na versão RGB.



Sim, já me apercebi que quando estou a jogar só com Claw a frente do rato não levanta. Mas podes-me dizer melhor como é essa Claw relaxada?

Estou adorar o rato, como o revestimento, o peso super leve, o som dos clicks, o deslizamento, o cabo, o formato...

Mas penso que tenha que trocar de tapede para o rato.


Passei da água para o vinho, de um peso pesado para um ultra leve, é que são ratos imcomparaveís.

Andei estes anos todos com um tijolo na mão :)
 
Eu mandei uma pm a um representante da endgame no reddit a questionar sobre a ausência de software, espero pelo menos que diga uma data, sou só uma pessoa e vale o que vale mas no passado já me responderam assim e costumam ser rápidos. Eu vou deixando updates aqui quando for necessário.

Quanto ao grip. Eu considero isto claw pura:

y5ld6xus95451.jpg


E considero isto claw relaxada:

5y96dsm4phl31.jpg



Era fã de claw no passado mas com o passar dos anos adotei uma claw mais relaxada.
 
@Websync pode ser que te digam alguma coisa. Quando souberes de algo do software, apita.

Eu também vou passando no site deles a ver se está dísponivel :)

Eram mais ou menos esses grips que tinha na cabeça. Como o XM1r tem um formato novo para mim, ainda não sei bem qual é o melhor grip para mim. Neste momento acho que vou variando de um claw puro para relaxado. Com o passar do tempo, depois devo-me acostumar a uma delas ou a uma mistura das duas.

E quanto a um tapate bom, tens alguma ideia??

Vi uns no reddit que o pessoal fala bem, o X-Raypad Aqua Control+ e o CoolerMaster MP510.

O tapate é para FPS, mais concretamente BFV.

Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço.


Obrigado
 
Porque não o pad da endgame gear?
As reviews são universalmente excelentes.

Esta review em particular é mesmo em detalhe:


Esse canal merece sub, ele tem conteúdo do outro mundo para ratos e pads.
 
Sim, pode. Também já tinha visto esse, mas o MPC 890 Cordura em preto.

Mas será que é muito rápido?

Ao parar tem o poder de control??

Pelo que vi, pareceu-me rápido, mas não sei...


Já li tanta coisa...
 
Eu em gamepads sempre fui muito picuinhas e por essa razão não tenho muita info. Usei durante mais de 10 anos o steelseries QCK e acho que é uma boa aposta que podes fazer, é usado por n professionais de fps's ainda, com o pad da logitech como alternativa, alguns usam outras alternativas mas são muito mais nicho.

Se queres algo solido e provado aconselho mesmo o pad da logitech ou o ainda mais provado steelseries QCK.
 
Obrigado!

Vou analisar tapetes por mais por algum tempo.

Mas pelo que li esse X-RayPad Control+ é o que me agrada mais, mas só há nos EUA.
 
Por acaso o XM1 era um rato que gostava de experimentar :D.

Já tive deathadder que sempre foi demasiado grande para mim, G pro wireless e agora um Viper mini. O Viper mini é um pouco pequeno para mim, já tive dor na mão por causa disso. No entanto foi o rato que joguei melhor, a diferença de peso de 80g para 60g fez muita diferença para mim, dá um feel mais snappy ao rato.
Outra coisa que não gostei no Viper mini foi o sensor, é bem menos smooth que o GPW, o Viper mini a 1000hz parece quase o GPW a 500hz em termos de suavidade.
Ou melhor ainda, é semelhante a um Razer Deathadder 2013 antigo que tenho a 1000hz. GPW é bem mais suave que ambos a 1000hz.


BTW, não tive qualquer problema com o lift off distance, que é do que a malta se queixa neste rato, sim é mais alto que o gpw, mas não me afeta nada.
 
Última edição:
Por acaso o XM1 era um rato que gostava de experimentar :D.

Já tive deathadder que sempre foi demasiado grande para mim, G pro wireless e agora um Viper mini. O Viper mini é um pouco pequeno para mim, já tive dor na mão por causa disso. No entanto foi o rato que joguei melhor, a diferença de peso de 80g para 60g fez muita diferença para mim, dá um feel mais snappy ao rato.
Outra coisa que não gostei no Viper mini foi o sensor, é bem menos smooth que o GPW, o Viper mini a 1000hz parece quase o GPW a 500hz em termos de suavidade.
Ou melhor ainda, é semelhante a um Razer Deathadder 2013 antigo que tenho a 1000hz. GPW é bem mais suave que ambos a 1000hz.


BTW, não tive qualquer problema com o lift off distance, que é do que a malta se queixa neste rato, sim é mais alto que o gpw, mas não me afeta nada.


Posso recomendar tranquilo para quem tenha mãos medias ou grandes (não mãos de gigante atenção :P).

Short story, tive em mudanças e no meio da confusão deixei o xm1 cair por uma varanda, ele caiu uns bons 3 metros, caiu mesmo com a parte od se dá grip no chao, fui a correr busca-lo e NADA, o rato não tem nenhum risco, nenhum rattle, já tive a jogar com ele entretanto e é como ser nunca tivesse acontecido nada. A fama do rato é bem merecida, desde a implementação do sensor, o glide dele, os clicks (oh god os clicks!) etc Estou muito contente.

E um dia ei de arranjar o viper mini, secalhar vou logo buscar a versão 8k polling rate mas acho que me ia agradar.


@Rikatu
85eb85e0436e9f1a853e6e4928cc5e46.png


Até ao fim do mês.
 
Pois o viper 8k parece interessante, o shape é melhor para mim até que o viper mini. Só comprei este porque foi 26€ *****, e sim, com caixa original, novo, selado.

Mas sinceramente acho que o meu endgame seria o G pro wireless superlight. Peso, wireless... O segundo devia ser o XM1, tem o shape ideal para o meu grip style, claw, mas durante o jogo varia entre relaxed claw e fingertip.
 
Pois o viper 8k parece interessante, o shape é melhor para mim até que o viper mini. Só comprei este porque foi 26€ *****, e sim, com caixa original, novo, selado.

Mas sinceramente acho que o meu endgame seria o G pro wireless superlight. Peso, wireless... O segundo devia ser o XM1, tem o shape ideal para o meu grip style, claw, mas durante o jogo varia entre relaxed claw e fingertip.

É uma pena que a tecnologia de 8k ainda não seja bem implementada na maioria dos jogos e dá game breaking problemas em muitos:

 
@Websync aproveitando este tópico, queria fazer um upgrade ao meu ROG Sica que para as minhas mãos acho pequeno (Claw). Tinha um SteelSeries 3 mas foi à vida. Procuro um upgrade mais "premium" e fiquei de olho nesse XM1 :P . Outro que tenho em vista é o DeathAdder V2... Tanto jogo FPS como RPG'S :) Podes dar-me uma ajuda?

https://imgur.com/a/7wyrh4k


Com esse claw/fingertip e não sabendo ao certo as dimensões da tua mão posso-te sugerir esses fora o xm1:

ZOWIE FK2
Zowie FK1

O Rato Gaming Deathadder V2 também pode ser uma boa aposta, o peso é um bom compromisso com 82g, apesar que, é um rato ergonómico por isso tens que ser tu a ponderar se queres algo ergonómico que pode absolutamente ser o melhor para o teu uso. Eu costumo associar ratos ergonómicos com palm grip mas pode ser excelente para claw ou fingertip na mesma.
 
Posso recomendar tranquilo para quem tenha mãos medias ou grandes (não mãos de gigante atenção :P).

Short story, tive em mudanças e no meio da confusão deixei o xm1 cair por uma varanda, ele caiu uns bons 3 metros, caiu mesmo com a parte od se dá grip no chao, fui a correr busca-lo e NADA, o rato não tem nenhum risco, nenhum rattle, já tive a jogar com ele entretanto e é como ser nunca tivesse acontecido nada. A fama do rato é bem merecida, desde a implementação do sensor, o glide dele, os clicks (oh god os clicks!) etc Estou muito contente.

E um dia ei de arranjar o viper mini, secalhar vou logo buscar a versão 8k polling rate mas acho que me ia agradar.


@Rikatu
85eb85e0436e9f1a853e6e4928cc5e46.png


Até ao fim do mês.

Eih responderam rápido!!!

Se realmente for até ao final do mês, já falta pouco :)

O rato é muito comptacto, é de guerra!! Mas digamos que tiveste um pouco de sorte :)
 
@Websync 17,5cm comprimento 10,5cm largura

Fica muito mais fácil, scrap o fk2, sendo assim:

Zowie FK1
Logitech G403 Opção ergonómica
Logitech G Pro Wireless
SteelSeries Sensei 310

Acho que ficavas muito bem servido com qualquer um desses, há tanta escolha mas na minha opiniao estes vao mais de encontro ao teu grip e tamanho de mãos.


Eih responderam rápido!!!

Se realmente for até ao final do mês, já falta pouco :)

O rato é muito comptacto, é de guerra!! Mas digamos que tiveste um pouco de sorte :)

Sim, foram rápidos, eles tem um serviço ao consumidor muito "pessoal", estão no reddit e discord.
Um pouco? Já gastei a minha sorte toda até ao fim do mês. :D

A qualidade de construção dele é mesmo boa, parece um tanque o raio do rato, o que é ainda mais incrível por causa do peso dele.
 
Back
Topo