1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raw File System

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jigen Daisuke, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 2941)

  1. Boa dia pessoal.

    Eu tenho aqui um disco externo que de um momento para o outro deixou de se poder aceder, dando a mensagem que é preciso formatar.

    Por um motivo qualquer, o disco, passou a estar formatado em raw.

    Já tentei usar os programas "Data Recovery Wizard" e o "Zero Assumption Recovery", mas sem efeito. Provavelmente por serem versões demo/trial.

    No "Data Recovery Wizard", chegando ao fim da pesquisa e mostrando tudo o que eu tinha no disco, não dá para fazer backup a nada, dizendo apenas que na versão demo não posso fazer backup a ficheiros compactados e encriptados, mesmo estando eu a tentar copiar músicas.

    No "Zero Assumption Recovery", chegando ao fim da pesquisa, só me mostra uma pasta disponivel no G:\. ou seja, só consigo tirar algumas coisas.

    Alguém que já tenha tido este problema com discos pode me indicar algum programa freeware ou outra solução para o meu problema?
     
  2. xPo

    xPo [email protected] Member

  3. Primeiro que tudo, muito obrigado pela resposta.

    Tive agora a experimentar.

    O programa reconhece a drive, mas provavelmente por se encontrar formatada em raw, não faz nada à drive. Não chega a fazer a pesquisa.

    Muito obrigado na mesma.

    Aguardo mais respostas.
     
  4. xPo

    xPo [email protected] Member

    Na descrição desse programa diz q consegue recuperar ficheiros mesmo depois do disco ser formatado.

    Se calhar terás q formatar o disco e depois colocar no tipo de ficheiros q queres e depois tentar recuparar os ficheiros através desse programa, mas é um pouco arriscado, se tiveres coisas importantes no disco.
     
  5. Era uma boa ideia.

    Eu se tivese cá um disco a mais experimentava fazer isso. Metia lá qualquer coisa e depois tentava recuperar, só que neste, é melhor não arriscar que não quero perder o que lá tenho.

    Uma coisa que me faz confusão é como é que depois de o disco formatado, é possivel recuperar dados.

    Muito obrigado mais uma vez pela resposta.
     
  6. apoc

    apoc Power Member

    ontrack easy recovery suporta a recuperação em formato raw...

    ficas em sem nome de ficheiros .. normalmente atribuida uma chave numerica sequencial ao ficheiro ...
     
  7. Romani48

    Romani48 Power Member

    File Scavenger, se o comprares, é dos melhores.. eu tenho e é excelente!

    E não interessa se é RAW (ficou assim pois o MFT e a tabela de descição do disco devem ter ficado danificadas), pois este programa trabalha ao nivel dos dados e não do sistema de ficheiros.

    cumps
     
  8. Cage57

    Cage57 Power Member

    tns cenas no disco? e k se tiveres nao formates e pega num programa de recuperação e recupera o k poderes, eu tnh o easy recovery pro, comprei e ja m safou varias vezes.
     
  9. Xikinho90

    Xikinho90 Power Member

    O facto de dar para recuperar é uma forma de funcionamento dos discos, eles não apagam realmente os ficheiros, simplesmente quando tu fazes delete, dá autorização ao disco de escrever por cima no sector onde o ficheiro estava alocado, claro que demora sempre algum tempo até que os outros ficheiros ocupem aquele lugar, eu a pouco formatei o meu portátil, depois utilizei o Recover my files, para recuperar os ficheiros e apareceu-me lá um monte de ficheiros que já tinham sido apagados a montes de tempo!

    Para resolveres o teu problema, talvez se tentares arranjar serials para aqueles programas trial que te recuperar o que tinhas no disco, não é um procedimento correcto, mas toda a gente faz isso, e já que não queres ariscar em formatar o disco...

    Tens é de ter atenção ao tipo de ficheiro que queres recuperar! eu no meu portatil apenas queria uns ficheiros de Acess, exel, e uma musicas que lá tinha nada de especial, tem atenção a isso...
     
    Última edição: 3 de Junho de 2007
  10. trek_b

    trek_b Power Member

  11. Já estou a conseguir :-D

    O vencedor foi o programa que o "Romani48" indicou.

    Muito obrigado a todos pela ajuda.

    Agora tenho uma duvida, o programa tem dois tipo de pesquisa uma mais curta e uma mais longa. A mais longa parece dar-me mais ficheiros, coisas que eu já não me lembro de ter na última vez que consegui aceder ao disco. É possivel que estes ficheiros já tenham sido apagados e o programa esteja a ver esses ficheiros da mesma maneira que vê os ficheiros que já foram formatados?

    "Romani48", podes me esclarecer essa dúvida.

    Mais uma vez muito obrigado a todos os que tentaram cooperar.

    Abraços
     
    Última edição: 3 de Junho de 2007
  12. Romani48

    Romani48 Power Member

    a longa vai te procurar no sistema de ficheiros e no disco fisico, é a melhor obviamente, porque vai te dar os ficheiros que tinhas nos ultimos sistemas de ficheiros, mais todos os "resotos" de ficheiros que estavam em formatações completas mais antigas!

    O mais simples vai te encontrar apenas o que queres que são os ficheiros mais recentes, porém pode não te recuperar a maior parte, ou a 100%

    cumps

    PS: ainda bem que ajudei :D
     
  13. Mais uma vez obrigado.

    Já agora, ajudem-me aqui numa outra coisa que me aconteceu ontem.

    Após ter formatado o disco em ntfs, o disco deixou de ser reconhecido como disco externo para passar a ser reconhecido como um disco normal. Por exemplo, quando eu carrego com o botão direito do rato em cima deste disco (no my computer), não aparece a opção de ejectar, como numa pen ou num leitor de mp3.

    Já instalei um programa que vem com o disco, e que entre outras coisas faz o eject ao disc, mas diz sempre que existe outro programa a usar o disco, mesmo quando eu faço um restart ao pc.

    Existe alguma maneira de alterar o tipo de disco de "Local Disk" para "Removable Disk"?

    Outra coisa, Quando eu tento ligar a drive por Firewire, após eu desligar o pc, a drive continua ligada. Isto já acontecia antes, mas nunca percebi o por quê. Parece que existe alguma coisa na motherboard que mantém a ligação firewire activa mesmo após desligar o pc.
    Alguém me ajuda também nesta dúvida.

    One more thing...

    Uma das razões que eu voltei a usar este disco foi para num futuro próximo a poder usar com um portátil.

    Hoje, para ter a certeza, fui procurar se havia alguma incompatibilidade entre a drive formatada em ntfs e o Mac OSX, e pelos vistos há.

    Parece que o Mac OSX só deixa usar todas as funções (gravar, ler, etc...) se a drive for formatada em fat 32.

    A minha pergunta é se é possivel fazer uma partição em fat32 neste disco (ntfs), sem afectar os ficheiros que estão em ntfs, de maneira a que quando tenho que passar alguma coisa entre o portátil e o pc, passe primeiro os ficheiros para a partição fat32 e só depois para o portátil.

    Peço imensas desculpas pelo post ser um pouco grande :p

    Aguardo Respostas. Muito Obrigado.
     
  14. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    O partition magic deixa-te fazer isso (passar para FAT32,ou criar uma partição a partir do espaço livre) mas se tiveres espaço não atribuído nesse disco até o próprio gestor de discos do Windows faz isso(iniciar->executar->diskmgmt.msc)

    Num disco USB que tenho cá por casa.. eles recomendam que as partições sejam sempre FAT32.. não sei se é se assim com todos os discos amovíveis ou se é so com este lol

    Cumps
     
  15. Primeiro que tudo, muito obrigado pela resposta.

    O que está a dizer é que eu posso ter o disco externo com duas partições, uma em fat32 e outra em ntfs, não é? Posso também partilhar ficheiros entre eles, ou seja, quando ligo o disco aparecemdois novos discos no my computer, não é?

    Este disco também vinha formatado em fat32, mas como o que tenho dentro do pc está em ntfs e nunca me aconteceu nada, não queria arriscar novamentar perder os dados que tenho neste.

    Provavelmente tenho que voltar a arriscar uma vez qu queria uma maneira simples de ligar o disco entre o computador (Windows) e o portátil (MacOSX).

    Mais uma vez obrigado pela resposta.
     

Partilhar esta Página