1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Raw File System

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Jigen Daisuke, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 2941)

1. Boa dia pessoal.

Eu tenho aqui um disco externo que de um momento para o outro deixou de se poder aceder, dando a mensagem que é preciso formatar.

Por um motivo qualquer, o disco, passou a estar formatado em raw.

Já tentei usar os programas "Data Recovery Wizard" e o "Zero Assumption Recovery", mas sem efeito. Provavelmente por serem versões demo/trial.

No "Data Recovery Wizard", chegando ao fim da pesquisa e mostrando tudo o que eu tinha no disco, não dá para fazer backup a nada, dizendo apenas que na versão demo não posso fazer backup a ficheiros compactados e encriptados, mesmo estando eu a tentar copiar músicas.

No "Zero Assumption Recovery", chegando ao fim da pesquisa, só me mostra uma pasta disponivel no G:\. ou seja, só consigo tirar algumas coisas.

Alguém que já tenha tido este problema com discos pode me indicar algum programa freeware ou outra solução para o meu problema?

2. xPo

xPo [email protected] Member

3. Primeiro que tudo, muito obrigado pela resposta.

Tive agora a experimentar.

O programa reconhece a drive, mas provavelmente por se encontrar formatada em raw, não faz nada à drive. Não chega a fazer a pesquisa.

Muito obrigado na mesma.

Aguardo mais respostas.

4. xPo

xPo [email protected] Member

Na descrição desse programa diz q consegue recuperar ficheiros mesmo depois do disco ser formatado.

Se calhar terás q formatar o disco e depois colocar no tipo de ficheiros q queres e depois tentar recuparar os ficheiros através desse programa, mas é um pouco arriscado, se tiveres coisas importantes no disco.

5. Era uma boa ideia.

Eu se tivese cá um disco a mais experimentava fazer isso. Metia lá qualquer coisa e depois tentava recuperar, só que neste, é melhor não arriscar que não quero perder o que lá tenho.

Uma coisa que me faz confusão é como é que depois de o disco formatado, é possivel recuperar dados.

Muito obrigado mais uma vez pela resposta.

6. apoc

apoc Power Member

ontrack easy recovery suporta a recuperação em formato raw...

ficas em sem nome de ficheiros .. normalmente atribuida uma chave numerica sequencial ao ficheiro ...

7. Romani48

Romani48 Power Member

File Scavenger, se o comprares, é dos melhores.. eu tenho e é excelente!

E não interessa se é RAW (ficou assim pois o MFT e a tabela de descição do disco devem ter ficado danificadas), pois este programa trabalha ao nivel dos dados e não do sistema de ficheiros.

cumps

8. Cage57

Cage57 Power Member

tns cenas no disco? e k se tiveres nao formates e pega num programa de recuperação e recupera o k poderes, eu tnh o easy recovery pro, comprei e ja m safou varias vezes.

9. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

O facto de dar para recuperar é uma forma de funcionamento dos discos, eles não apagam realmente os ficheiros, simplesmente quando tu fazes delete, dá autorização ao disco de escrever por cima no sector onde o ficheiro estava alocado, claro que demora sempre algum tempo até que os outros ficheiros ocupem aquele lugar, eu a pouco formatei o meu portátil, depois utilizei o Recover my files, para recuperar os ficheiros e apareceu-me lá um monte de ficheiros que já tinham sido apagados a montes de tempo!

Para resolveres o teu problema, talvez se tentares arranjar serials para aqueles programas trial que te recuperar o que tinhas no disco, não é um procedimento correcto, mas toda a gente faz isso, e já que não queres ariscar em formatar o disco...

Tens é de ter atenção ao tipo de ficheiro que queres recuperar! eu no meu portatil apenas queria uns ficheiros de Acess, exel, e uma musicas que lá tinha nada de especial, tem atenção a isso...

Última edição: 3 de Junho de 2007
  10. trek_b

trek_b Power Member

11. Já estou a conseguir :-D

O vencedor foi o programa que o "Romani48" indicou.

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Agora tenho uma duvida, o programa tem dois tipo de pesquisa uma mais curta e uma mais longa. A mais longa parece dar-me mais ficheiros, coisas que eu já não me lembro de ter na última vez que consegui aceder ao disco. É possivel que estes ficheiros já tenham sido apagados e o programa esteja a ver esses ficheiros da mesma maneira que vê os ficheiros que já foram formatados?

"Romani48", podes me esclarecer essa dúvida.

Mais uma vez muito obrigado a todos os que tentaram cooperar.

Abraços

Última edição: 3 de Junho de 2007
  12. Romani48

Romani48 Power Member

a longa vai te procurar no sistema de ficheiros e no disco fisico, é a melhor obviamente, porque vai te dar os ficheiros que tinhas nos ultimos sistemas de ficheiros, mais todos os "resotos" de ficheiros que estavam em formatações completas mais antigas!

O mais simples vai te encontrar apenas o que queres que são os ficheiros mais recentes, porém pode não te recuperar a maior parte, ou a 100%

cumps

PS: ainda bem que ajudei :D

13. Mais uma vez obrigado.

Já agora, ajudem-me aqui numa outra coisa que me aconteceu ontem.

Após ter formatado o disco em ntfs, o disco deixou de ser reconhecido como disco externo para passar a ser reconhecido como um disco normal. Por exemplo, quando eu carrego com o botão direito do rato em cima deste disco (no my computer), não aparece a opção de ejectar, como numa pen ou num leitor de mp3.

Já instalei um programa que vem com o disco, e que entre outras coisas faz o eject ao disc, mas diz sempre que existe outro programa a usar o disco, mesmo quando eu faço um restart ao pc.

Existe alguma maneira de alterar o tipo de disco de "Local Disk" para "Removable Disk"?

Outra coisa, Quando eu tento ligar a drive por Firewire, após eu desligar o pc, a drive continua ligada. Isto já acontecia antes, mas nunca percebi o por quê. Parece que existe alguma coisa na motherboard que mantém a ligação firewire activa mesmo após desligar o pc.
    Alguém me ajuda também nesta dúvida.

One more thing...

Uma das razões que eu voltei a usar este disco foi para num futuro próximo a poder usar com um portátil.

Hoje, para ter a certeza, fui procurar se havia alguma incompatibilidade entre a drive formatada em ntfs e o Mac OSX, e pelos vistos há.

Parece que o Mac OSX só deixa usar todas as funções (gravar, ler, etc...) se a drive for formatada em fat 32.

A minha pergunta é se é possivel fazer uma partição em fat32 neste disco (ntfs), sem afectar os ficheiros que estão em ntfs, de maneira a que quando tenho que passar alguma coisa entre o portátil e o pc, passe primeiro os ficheiros para a partição fat32 e só depois para o portátil.

Peço imensas desculpas pelo post ser um pouco grande :p

Aguardo Respostas. Muito Obrigado.

14. Scarecrow

Scarecrow Power Member

O partition magic deixa-te fazer isso (passar para FAT32,ou criar uma partição a partir do espaço livre) mas se tiveres espaço não atribuído nesse disco até o próprio gestor de discos do Windows faz isso(iniciar->executar->diskmgmt.msc)

Num disco USB que tenho cá por casa.. eles recomendam que as partições sejam sempre FAT32.. não sei se é se assim com todos os discos amovíveis ou se é so com este lol

Cumps

15. Primeiro que tudo, muito obrigado pela resposta.

O que está a dizer é que eu posso ter o disco externo com duas partições, uma em fat32 e outra em ntfs, não é? Posso também partilhar ficheiros entre eles, ou seja, quando ligo o disco aparecemdois novos discos no my computer, não é?

Este disco também vinha formatado em fat32, mas como o que tenho dentro do pc está em ntfs e nunca me aconteceu nada, não queria arriscar novamentar perder os dados que tenho neste.

Provavelmente tenho que voltar a arriscar uma vez qu queria uma maneira simples de ligar o disco entre o computador (Windows) e o portátil (MacOSX).

Mais uma vez obrigado pela resposta.

Partilhar esta Página