1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RAW nas Canon

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Pure_Water, 17 de Janeiro de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 2717)

1. Pure_Water

Pure_Water Power Member

Boas,

comecei a tirar ums fotos em RAW na 450D para experimentar, mas quando importei para o PC, importou no formato .CR2 e não .RAW. Portanto, quando tento abrir no Photoshop (Camera Raw), dá-me erro... No entanto tenho o software da Canon (Digital Photographer salvo erro) e ele abre-me e edita os .CR2.

Portanto o que queria saber é se o .CR2 é o .RAW das Canon e se só dá para abrir no software da Canon. Eu nem me importo muito se não der para abrir no Photoshop, o problema é que no software da Canon não dá para mudar muita coisa (por exemplo a Exposure), dava para mexer no contrast no brightness e pouco mais... :\

Cumps

2. Punkas

Punkas I fold therefore I AM

O CR2 é o RAW da canon, e o photoshop abre, não qual será o teu problema, tenta com uma versão mais recente, e se isso não der, tenta com o lightroom.

3. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Instala a versão mais recente do Camera Raw e já podes abrir o .CR2 que é o RaW das entrey-level da Canon.

4. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Vai ao site da adobe e procura o camara raw que seja compativel com a tua camara.

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Yep, actualiza o Photohosp. Se não *puderes*, instala só a actualização do camera raw, tal como indicado pelo pessoal.

6. DiegoV

DiegoV Power Member

Eu tinha o mesmo problema, mas entretanto comecei a utilizar o Lightroom e deixei de ligar tanto ao Photoshop. Na minha opinião, o Lightroom até é preferível pra trabalhar com RAW.

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Precisas do camera raw actualizado na mesma, a dependência é igual ;)

8. DiegoV

DiegoV Power Member

Estranho... eu não me lembro de ter actualizado o Camera Raw :\.
    Só se a instalação foi feita automaticamente quando instalei o Lightroom e nem me apercebi.

9. ruimoura

ruimoura Power Member

Sim, se vinha com um camera raw mais recente do que o que já tinhas ele instala-o.

10. DiegoV

DiegoV Power Member

Então definitivamente foi isso que aconteceu :)
    Sorry pelo off-topic.

11. Pure_Water

Pure_Water Power Member

hum...vou tentar fazer o update ao Camera Raw então, thkx pelas dicas ;)

rui porque dizes que o Lightroom é melhor?

12. DiegoV

DiegoV Power Member

Lol, não foi o Rui quem disse, fui eu :p. Eu acho mais fácil, rápido e eficaz... Os menus são bastante intuitivos e tem todas as ferramentas necessárias para ajustes na imagem.
    Só uso o Photoshop quando tenho de trabalhar com layers ou fazer coisas mais complexas. Para tratamento de imagem, voto no Lightroom.
    Claro que é uma opinião pessoal.

13. Ra7or

Ra7or Mestre BOINC

Concordo plenamente. Desde que tenho SLR o tratamento dos RAWs é sempre feito no Lightroom, a rapidez e fluidez de trabalho é muito superior a estar a importar uma a uma no PS. Só uso PS para edições mais fortes, ou outro tipo de trabalhos.

14. Batmuman

Batmuman Banido

Habituei-me de tal forma ao Camera Raw - Photoshop, que não consigo sequer equacionar a hipótese de mudar de software. Sei que o Lightroom é mais adequado para editar muitas fotos (o que por acaso é o meu caso), mas como domino completamente o Camera Raw e desconheço o Lightroom, não sei se isso é fácil de aprender (intuitivo) ou não. Confesso que também me chateia importar as fotos uma a uma, mas paciência. Não há por aí um BOM vídeo FREE do Lightroom para eu dar uma vista de olhos?

15. arkannis

arkannis Power Member

O "motor" de processamento dos RAWs do Lightroom é mesmo o Adobe Camera Raw.
    No que toca ao processamento dos raws, ambos têm exactamente as mesmas opções com os mesmos nomes e fazem o mesmo. Apenas o sitio das coisas muda um bocadinho, pois enquanto no adobe camera raw as opções estão em tabs, no lightroom está tudo seguido.

16. Batmuman

Batmuman Banido

Obrigado, arkannis. Nesse caso vou experimentar.

17. guardado

guardado Power Member

Youtube ;);););)

basta procurar por "Lightroom 2 tutorial"

é aí que tenho aprendido.

Há uma serie de videos em espanhol que é fantástica

Um abraço

18. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Hum... mas acho que até a 1Ds Mark III usa a mesma extensão CR2 para os ficheiros RAW...

De qualquer modo, os ficheiros RAW, mesmo tendo uma extensão igual, são diferentes de modelo para modelo.

19. ruimoura

ruimoura Power Member

Usam todas o CR2, as mais avançadas é que permitem gravar em DNG (que deveria ser definitivamente adoptado por todas as marcas).

20. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Eu só disse isso pk a 1Ds Grava em TIF .

Partilhar esta Página