RAW nas Canon

Pure_Water

Power Member
Boas,

comecei a tirar ums fotos em RAW na 450D para experimentar, mas quando importei para o PC, importou no formato .CR2 e não .RAW. Portanto, quando tento abrir no Photoshop (Camera Raw), dá-me erro... No entanto tenho o software da Canon (Digital Photographer salvo erro) e ele abre-me e edita os .CR2.

Portanto o que queria saber é se o .CR2 é o .RAW das Canon e se só dá para abrir no software da Canon. Eu nem me importo muito se não der para abrir no Photoshop, o problema é que no software da Canon não dá para mudar muita coisa (por exemplo a Exposure), dava para mexer no contrast no brightness e pouco mais... :\

Cumps
 
O CR2 é o RAW da canon, e o photoshop abre, não qual será o teu problema, tenta com uma versão mais recente, e se isso não der, tenta com o lightroom.
 
Eu tinha o mesmo problema, mas entretanto comecei a utilizar o Lightroom e deixei de ligar tanto ao Photoshop. Na minha opinião, o Lightroom até é preferível pra trabalhar com RAW.
 
Estranho... eu não me lembro de ter actualizado o Camera Raw :\.
Só se a instalação foi feita automaticamente quando instalei o Lightroom e nem me apercebi.
 
rui porque dizes que o Lightroom é melhor?

Lol, não foi o Rui quem disse, fui eu :p. Eu acho mais fácil, rápido e eficaz... Os menus são bastante intuitivos e tem todas as ferramentas necessárias para ajustes na imagem.
Só uso o Photoshop quando tenho de trabalhar com layers ou fazer coisas mais complexas. Para tratamento de imagem, voto no Lightroom.
Claro que é uma opinião pessoal.
 
Lol, não foi o Rui quem disse, fui eu :p. Eu acho mais fácil, rápido e eficaz... Os menus são bastante intuitivos e tem todas as ferramentas necessárias para ajustes na imagem.
Só uso o Photoshop quando tenho de trabalhar com layers ou fazer coisas mais complexas. Para tratamento de imagem, voto no Lightroom.
Claro que é uma opinião pessoal.

Concordo plenamente. Desde que tenho SLR o tratamento dos RAWs é sempre feito no Lightroom, a rapidez e fluidez de trabalho é muito superior a estar a importar uma a uma no PS. Só uso PS para edições mais fortes, ou outro tipo de trabalhos.
 
Habituei-me de tal forma ao Camera Raw - Photoshop, que não consigo sequer equacionar a hipótese de mudar de software. Sei que o Lightroom é mais adequado para editar muitas fotos (o que por acaso é o meu caso), mas como domino completamente o Camera Raw e desconheço o Lightroom, não sei se isso é fácil de aprender (intuitivo) ou não. Confesso que também me chateia importar as fotos uma a uma, mas paciência. Não há por aí um BOM vídeo FREE do Lightroom para eu dar uma vista de olhos?
 
Habituei-me de tal forma ao Camera Raw - Photoshop, que não consigo sequer equacionar a hipótese de mudar de software. Sei que o Lightroom é mais adequado para editar muitas fotos (o que por acaso é o meu caso), mas como domino completamente o Camera Raw e desconheço o Lightroom, não sei se isso é fácil de aprender (intuitivo) ou não. Confesso que também me chateia importar as fotos uma a uma, mas paciência. Não há por aí um BOM vídeo FREE do Lightroom para eu dar uma vista de olhos?

O "motor" de processamento dos RAWs do Lightroom é mesmo o Adobe Camera Raw.
No que toca ao processamento dos raws, ambos têm exactamente as mesmas opções com os mesmos nomes e fazem o mesmo. Apenas o sitio das coisas muda um bocadinho, pois enquanto no adobe camera raw as opções estão em tabs, no lightroom está tudo seguido.
 
Habituei-me de tal forma ao Camera Raw - Photoshop, que não consigo sequer equacionar a hipótese de mudar de software. Sei que o Lightroom é mais adequado para editar muitas fotos (o que por acaso é o meu caso), mas como domino completamente o Camera Raw e desconheço o Lightroom, não sei se isso é fácil de aprender (intuitivo) ou não. Confesso que também me chateia importar as fotos uma a uma, mas paciência. Não há por aí um BOM vídeo FREE do Lightroom para eu dar uma vista de olhos?

Youtube ;);););)

basta procurar por "Lightroom 2 tutorial"

é aí que tenho aprendido.

Há uma serie de videos em espanhol que é fantástica

Um abraço
 
Hum... mas acho que até a 1Ds Mark III usa a mesma extensão CR2 para os ficheiros RAW...

De qualquer modo, os ficheiros RAW, mesmo tendo uma extensão igual, são diferentes de modelo para modelo.

Usam todas o CR2, as mais avançadas é que permitem gravar em DNG (que deveria ser definitivamente adoptado por todas as marcas).
 
Back
Topo