RC Car pela porta paralela

PTNetSurfer

Power Member
Boas, estou no ultimo ano do curso tecnológico de informática, e como tal tenho que realizar um projecto para apresentar no fim do ano.

Ora, eu andei a navegar pelo forum e digamos que não fiquei satisfeito com o que vi! dscpm a sinceridade mas quando se tem na ideia realizar um MOD ao pc para projecto de fim de curso!... mas pronto, não é pa falar dos outros que cá vim.

A minha ideia é utilizar os meus conhecimentos adquiridos ao longo dos 3 anos e construir um carro telecomandado através da porta paralela e com transmissão de video do carro para o pc, isto, utilizando tecnologias de transmissão wireless e programação em C++.

Já encontrei esquemas para construir o carro, já encontrei esquemas para construir o "comando" que liga na porta paralela, já encontrei documentos de apoio a programação em C++ só me falta mesmo tratar do "video".

Ora alguém tem ideia do que posso utilizar para transmitir video via wireless de um carro telecomandado para o pc? o que utilizar ? (webcam, maquina digital, camera de video...)

pensei (talvez estupidamente) em utilizar o router que tenho em casa que tem duas portas USB e suporte a webcams (capta video por fotogramas), arranjava uma fonte de alimentação movel (uma bateria por exemplo) que satisfize-se a necessidade do router e transmitiria via wireless sendo a imagem apresentada num web browser. Rapidamente desfiz a ideia por nao me parecer viavel!

alguém consegue ajudar? aceito ideias, sugestões...


(nota, se alguém estiver interessado nos esquemas de transmissão carro / pc é so pedir que eu disponibilizo sem problemas)

cumps PTNetSurfer
 
boas

grande ideia!
eu ja fiz algumas cenas pela porta paralela...
video nao sei...
se tiveres uma palca de tv no pc arranjas uma cena k tranmita video e poens la uma camara...
poens o receptor no pc e bora la das gas!

se possivel posta ai os esquemas...
cumps
 
Informação e esquemas

Esquema para Emissor

Entre este esquema e a porta paralela está um pequeno circuito que verifica a existencia ou não dos 5v da lpt e através de um transistor abre ou fecha o circuito mandando assim a informação para o receptor RF

index.php


Esquema do Receptor

Este esquema já vem completo, ou seja, dpois de montado ele será o carro, e não um constituinte apenas... (terei de ver se o circuito poderá ser alterado para levar uma alimentação e motores mais fortes e potentes)
index.php



Para já é o que posso mostrar, logo que tenha prontos e organizados posto o resto dos esquemas e informação util
 
boas...


nao conheço mas arranja-se, uma questão de pesquisar : D


Tu queres controlar o carro e meter a camera la para ver por ele anda certo ??

cumps
 
Amigo PtNetSurfer nao posso dizer quao feliz fiquei ao ler esta thread!

Sou finalista de Eng de Redes de Comunicações e o meu projecto funcionou com um carro RC cujo comando era ligado à porta paralela.

A linguagem utilizada foi o LabVIEW.


O carro tem uma camera wireless no seu topo e envia as imagens para o pc (servidor). alem disso o veiculo possui um sistema de detecção de obstaculos atraves de um laser vermelho, e um sistema de deteçao e registo de movimentos.

No nosso trabalho, através de comunicação por TCP, podes utilizar a aplicação Cliente para ligar o veículo remotamente. Por exemplo, deixas o Servidor ligado em Portugal, vais para o Japão... No Japão ligas te ao Servidor, e podes dar um passeio com o carro (recebes as imagens capturadas por ele), bastando para isso usar as teclas direccionais do teclado. Depois, paras o carro e ele fica a monitorizar. Se detectar movimento, regista-o e envia-o pela Net para o Cliente.

Tenho todo o gosto em ajudar te pois o comando do veículo está configurado à porta paralela. Adiciona me ao MSN. Abraço
 
Tenho uma câmera wireless que funciona com uma pilha de 9v, que dá jeito para montar no carro telecomandado.

904b_10.JPG


O receptor wireless pode ser ligado a uma TV mas tenho no PC uma placa pico2000 com a qual posso visualizar no PC o vídeo transmitido

1044_1.JPG


O material comprei-o no ebay e não fica caro, e como o que pretendia era mesmo incursar em aventuras semelhantes á tua, serve perfeitamente para umas brincadeiras.

Não sei bem se era algo como isto que pretendias, mas fica a dica. Boa sorte para o projecto.

Abraço
 
jotenko, estamos a falar de que tipo de curso? licenciatura? mestrado? lol é que eu tenho 17 e estou a acabar um curso tecnológico e não qualquer coisa tão avançada como isso! XD fico igualmente contente por alguém ter ideias semelhantes as minhas (de certa forma sei que há alguém que me compreende! lol). A primeira coisa que me disseram quando expus o meu tema foi "o rapaz pirou de vez, tá tolinho..." lol mas bem e agr indo de encontro ao que o caprr disse. Eu não tou a espera de nenhuma receita maravilha que me resolva o trabalho. Aliás, sei que é um projecto arrojado no qual tenciono fazer tudo por minhas mãos, não quero nada que não tenha sido feito por mim, porque senao deixaria de ser um projecto meu para passar a ser de outra pessoa. Apenas procuro ideias e sujestões porque um trabalho destes não é feito da noite para o dia e gostava de poder tratar de todas as vertentes sem que me possa falhar nada! como o ditado o diz, duas cabeças pensam melhor que uma, e eu reformulo, uma comunidade pensa mais que eu sozinho e por isso peço ajuda a todo o pessoal...


bem, voltando ao trabalho que é isso que interessa! xD

o software será feito em duas versões, uma em VB que trará uma GUI amigavel com todas as opções possiveis do projecto, e uma versão em C++ assim tipo FAIL SAFE MODE, só com as opções basicas de controle do carro. Insisto em utilizar esta duas liguagens porque são as que estudei no ano passado e estudo neste momento.

JOTENKO que tipo de camera usaste? creio que esses sistemas que usaste de detecção de obstaculos...etc são demasiado "puxados" para o conhecimento que tenho (é claro que tomei em consideração o teu projecto, não sou de desistir e vou pensar seriamente em adicionar "maravilhas" dessas que só são boas para a nota final e para mim! XD )

Mortymore, que alcance tem esse sistema wireless? quanto te custou? tens esquemas? XD

Nelsondac, lembro-me vagamente do filme, e sim é qualquer coisa do genero que eu quero fazer, no entanto terá que ser controlado por interface do pc.

obrigado pela vossa ajuda

abraços
 
jotenko, estamos a falar de que tipo de curso? licenciatura? mestrado? lol é que eu tenho 17 e estou a acabar um curso tecnológico e não qualquer coisa tão avançada como isso! XD fico igualmente contente por alguém ter ideias semelhantes as minhas (de certa forma sei que há alguém que me compreende! lol). A primeira coisa que me disseram quando expus o meu tema foi "o rapaz pirou de vez, tá tolinho..." lol mas bem e agr indo de encontro ao que o caprr disse. Eu não tou a espera de nenhuma receita maravilha que me resolva o trabalho. Aliás, sei que é um projecto arrojado no qual tenciono fazer tudo por minhas mãos, não quero nada que não tenha sido feito por mim, porque senao deixaria de ser um projecto meu para passar a ser de outra pessoa. Apenas procuro ideias e sujestões porque um trabalho destes não é feito da noite para o dia e gostava de poder tratar de todas as vertentes sem que me possa falhar nada! como o ditado o diz, duas cabeças pensam melhor que uma, e eu reformulo, uma comunidade pensa mais que eu sozinho e por isso peço ajuda a todo o pessoal...


bem, voltando ao trabalho que é isso que interessa! xD

o software será feito em duas versões, uma em VB que trará uma GUI amigavel com todas as opções possiveis do projecto, e uma versão em C++ assim tipo FAIL SAFE MODE, só com as opções basicas de controle do carro. Insisto em utilizar esta duas liguagens porque são as que estudei no ano passado e estudo neste momento.

JOTENKO que tipo de camera usaste? creio que esses sistemas que usaste de detecção de obstaculos...etc são demasiado "puxados" para o conhecimento que tenho (é claro que tomei em consideração o teu projecto, não sou de desistir e vou pensar seriamente em adicionar "maravilhas" dessas que só são boas para a nota final e para mim! XD )

Mortymore, que alcance tem esse sistema wireless? quanto te custou? tens esquemas? XD

Nelsondac, lembro-me vagamente do filme, e sim é qualquer coisa do genero que eu quero fazer, no entanto terá que ser controlado por interface do pc.

obrigado pela vossa ajuda

abraços

usei uma camara usb wireless no mercado. atencao que o objectivo do meu projecto foi mais ao nivel de comunicação pela web e software (tou a tirar licenciatura em eng de comunicações). a electronica que fizemos foi somente cortar um chicote de um cabo de porta paralela e ligarmo-lo ao comando.

A detecção de obstáculos foi feita de uma forma simples. Colocamos um feixe laser (dakeles comprados nos indianos) por cima do veículo, a apontar para a frente e para baixo. Quando o laser interceptava um objecto, o circulo vermelho aparece na imagem. Depois é só tratar os bytes RGB e detectar o vermelho (obvio ke isto tras problemas quando andas por exemplo num chão vermelho :joker:). A detecção de movimentos é feita simplesmente comparando os píxeis de duas imagens consecutivas, quando existem muitos pixeis com os valores alterados, entao o movimento é detectado, e as imagens corresondentes são enviadas pela Internet até à aplicação Cliente.

Tudo isto por TCP. O Cliente por seu lado, pode conduzir o veiculo, ver o seu percurso, e controlar os mecanismos dele.

ps: Adiciona me ao MSN para eu te enviar a aplicação cliente e poderes conduzir o bicho, se quiseres :)
 
Última edição:
...
Mortymore, que alcance tem esse sistema wireless? quanto te custou? tens esquemas? XD
...

Alcance, tipo em metros, não sei ao certo mas também depende se há obstáculos, que tipo de obstáculos... Posso dizer-te que com o PC no sótão de um prédio recente, consegui ver o que transmitia a câmera colocada num carro que circulava no piso inferior. Mas também te digo que é complicado ter uma imagem perfeita. O uso de uma boa alimentação é crucial e uso um transformador do lado do recpetor em vez de uma pilha de 9v, e uma pilha de 9v alcalina ligada á câmera não dura muito tempo. Uso uma recarregável de 280mAh que também não durará muito mais, mas como é recarregável e tenho duas... O ideal seria usar uma alimentação com baterias que normalmente equipam os carros RC, e se nã estou em erro podes usar uma de 7,2V. Se quiseres quando tiver oportunidade vejo se de facto a câmera funciona bem a 7,2v.

Quanto a preços... já tenho isto há algum tempo, mas julgo que o total de câmera + placa PCI terá custado cerca de €50...€60 não mais do que isso, mas as compras no ebay podem variar um bocado pois pode-se conseguir um preço porreiro em leilão, em vez de recorrer a opção "compre já". É uma questão de sorte e paciência.

Quanto a esquemas, não terei propriamente algo que julgue ser particularmente útil no teu projecto, mas podes ver a minha página www.micro8051.com

Alguns links com potencial interesse, ou só para dar ideias:
http://www.shelato.com/SecurityRobot/
http://www.semifluid.com/?p=25
http://www.robotmarketplace.com/store_machinelab_mmp5cam.html
http://www.surveyor.com/SRV_info.html

Abraço
 
he k projecto interessante :D por acaso tou a fazer 1 projeto parecido para a minha pap....(a k começar cedo :D) mas so com 2 motores, e tb tava a pensar em por 1 camara dessas wireless....


cumps
 
eu e o ptnetsurfer ja tivemos a experimentar o carrito eheheh


sim é verdade, o carro existe mesmo e eu experimentei-o em minha casa estando ele na posse do próprio dono! XD

simplesmente fabuloso o trabalho feito pelo Jotenko, eu já nem peço tanto... lool

Tenho andado de forum em forum a procura de solução para o video de uma maneira mais artesanal e o minimo dispendiosa. Não tenho dedicado o tempo merecido a este projecto porque por incrivel que pareça já comecei com os testes e tenho estado a estudar pa não ficar para trás!

conto com o vosso apoio, ptnetsurfer
 
Tenho uma câmera wireless que funciona com uma pilha de 9v, que dá jeito para montar no carro telecomandado.

904b_10.JPG


O receptor wireless pode ser ligado a uma TV mas tenho no PC uma placa pico2000 com a qual posso visualizar no PC o vídeo transmitido

1044_1.JPG


O material comprei-o no ebay e não fica caro, e como o que pretendia era mesmo incursar em aventuras semelhantes á tua, serve perfeitamente para umas brincadeiras.

Não sei bem se era algo como isto que pretendias, mas fica a dica. Boa sorte para o projecto.

Abraço

sabes-me dizer quantos FPS consegues com essa camera? alcance real? problemas que te tenha dado? dá para mudar a antena para uma maior? vale a pena o preço dela?

cumps
 

Obrigado. Muito bom o trabalho. :001:

Quanto ás especificações da câmera, as anunciadas são as seguintes:

Iris: Automatic
Exposure: Automatic
Focus: Adjustable 30 mm to Infinity
Resolution: 380 Lines
Horizontal Viewing Angle: 52 Degree
Effective Range: Up to 50 m / 150 feet Line-of-Sight
Voltage: 9 to 12 volt DC (receiver)/6-9 volt DC (camera)
Power Consumption: 200 mWatt (camera) 200 mWatt (receiver)
Current Consumption: 200 mA (camera) 500 mA (receiver)
System: PAL ONLY
Operation Duration of Camera: 8 hours on 9 volt Duracell or Energizer
Dimensions: 20mm x 20mm x 20mm
Video Output: Through RCA Video Cable (included)
Minimum illumination: 3 Lux


A câmera que tenho, tem na realidade 3 fichas, 1 para video, outra para audio e a 3ª para ligar alimentação, para além da antena, claro. Algo como isto:

007A.jpg


A antena não será amovível, embora fosse naturalmente possível abrir a câmera e fazer uma ligação a uma antena exterior, mas como tenho as fichas de saída audio/video, pode ser ligada a um emissor mais potente, sendo que a potência detransmissão normal da câmera é de 200mW, exitem á venda emissores de 800mW, tipo isto:

800mw203c.jpg


Essas fichas permitem-me também ligar a câmera directamente á placa de captura de imagem ou a uma TV, e aí nota-se a diferênça de qualidade de imagem em relação á imagem obtida com transmissão wireless, para melhor com a ligação directa.

Estes sistemas podem aparecer a funcionar em 1 de duas frequências base, 1.2GHz (que é o que tenho) ou 2.4GHz. Por isso é preciso prestar atenção no caso de se adquirirem componentes semparadamente para que funcionem todos na mesma gama de frequência.

Em relação a fps... como a câmera funciona no sistema PAL, assumo que possas contar com 25fps. De notar também que há câmeras destas para NTSC, por isso, é mais uma coisa a que se tem que prestar atenção para não adquirir equipamento a funcionar num sistema que não nos convém.
Com 800mw "há quem diga" que se podem alcançar os 1000m de distância em linha de vista, mas nem com boa vontade eu acredito nisso, mas se for metade já não é nada mau.

Nota que este tipo de equipamento é fraquito, e por isso não se pode esperar dele uma prestação profissional, mas acho que é muito bom para umas "brincadeiras" e pode ser adquirido por um preço acessível.

Há câmeras melhores, com LEDs IV, por exemplo, com resoluções superiores, equipamento receptor melhor, etc... mas o preço depois também fica a condizer...

Bom trabalho

Abraço
 
Última edição:
Back
Topo