RC Car pela porta paralela

OK got it e esses BC547 servem perfeitamente...


ou então não! :sad:

comprei ontem 4 npn's desses para o projecto e não deu... hoje voltei a testar tudo, não fosse a minha cabeça tar a falhar e nada...

usei este circuito, retirado do link anteriormente dado

http://bp0.blogger.com/_R7o3lst9P4U/RcmwkIQx2hI/AAAAAAAAAEc/dE-z_vYcKwQ/s1600-h/RCcircuit2.JPg

ainda não expliquei o sucedido: o transistor tem sempre o circuito colector -> emissor fechado quer com os 5v na base, quer sem eles...

o que poderá estar a acontecer?
terei de adoptar outro circuito?

cumpz
 
Última edição:
Tens isso já na porta paralela? que tensões tens nos pinos (tipo na minha os valores são H: 4.54V e L: 0.31V)...
Quais são os valore das resistências R1--R4 que usaste?
Ligaste os fios azuis aonde??
Foste buscar o GND ao invólucro ou aos pinos 18--25, ou aos 2?


Cumprimentos
 
boas, eu da primeira vez que testei, não foi na paralela... usei a porta ps2, com um cabo que tinha de um teclado velho, usei o multimetro, encontrei o positivo e o negativo e pus a base do transistor a encostar nos 5v, o emissor a encostar no GND do comando e no GND da ps2 e o colector a encostar no circuito do comando... até aqui tudo bem, o circuito fez o que tinha a fazer!

o problema é que mesmo depois de eu tirar os 5v da base o circuito continua fechado ou seja, os 5v na base não estão a fazer nada...

Resp 1: eu para já não estou a usar resistências nenhumas, preciso de algumas em especial?
Resp 2: os fios azuis estão ligados no colector do transistor => "terminal do CI do comando que serve para mandar o sinal RF"
Resp 3: o GND costumo tirar do pino 25, já que o cabo paralelo que eu estou a usar tem os pinos 18=>25 e "massa" todos chantados logo é indiferente...

(vou tirar fotos a esta treta toda para que fique mais explicito o que estou a fazer! :p)

cumps
 
A vitima... (primeiro mod a fazer no carro logo que o comando esteja pronto, uma limpeza a jato! XD)
foto057qc5.jpg


o comando...
foto048kx7.jpg


vista de baixo...
foto051vp5.jpg


o circuito a fechar...
foto062th2.jpg


já fechado manualmente...
foto063qq6.jpg


2ªtentativa...
foto061wv1.jpg


cabo ps2 usado na 1ªtentativa...
foto059yp9.jpg


o pc que tenciono preparar para este projecto... (Pentium I não faço ideia do clock mas sei que tem 512kb de cache, 128Mb Ram, 1Mb VGA)
foto068ov8.jpg


o mod a ser feito, monta-lo dentro de uma caixa de garrajas de vinho! (tampa talvez em acrilico, ainda é cedo pa pensar nisso! XD)
foto067jp0.jpg


depois se for preciso posto mais algumas... espero que estas sirvam para já! :p

cumpz

edit: esqueci-me de dizer que a vitima já devia estar reformada à muito tempo! xD deram-mo com 6 anos, tenho neste momento 17, por isso façam as contas, tá farto de comer porradinha e ainda rola! eheheh
 
Última edição:
Pega no multímetro e mede a tensão entre o pino (que liga ao botão) do integrado e a massa, sem estares a pressionar o botão, e repetes mas com o transistor no lugar com a base dele no ar...


As resistências veem-se depois... mas provavelmnete não serão precisas

Cumps
 
foto062th2.jpg


entre a massa (patilha de cima) e o contacto em baixo sem o transistor tenho 7.69v (devido a pilha de 9v tb já não estar nos seus melhores dias) e com o transistor tenho 0.23v sem a base estar ligada a nada.
 
boas.
O meu projecto é bem mais simples....
Um robot que evita obstáculos controlado por PICAXE.
eu queria saber é como posso colocar uma webcam ou algo do género para transmitir a imagem para o pc....

aconselham-me a fazer isto ou ou acham um "voo demasiado alto"?
 
entre a massa (patilha de cima) e o contacto em baixo sem o transistor tenho 7.69v (devido a pilha de 9v tb já não estar nos seus melhores dias) e com o transistor tenho 0.23v sem a base estar ligada a nada.


tens resistências aì à mão para testar? era para colacares uma resistência de pull-up entre o contacto e a alimentação na ordem de 2K ohm ou mais

depois punhas o transistor outravez...


Cumps
 
tens resistências aì à mão para testar? era para colacares uma resistência de pull-up entre o contacto e a alimentação na ordem de 2K ohm ou mais

depois punhas o transistor outravez...


Cumps

sim tenho algumas resistencias em casa, as unicas que me recordo neste momento são de 4.7kohm de 1/4 de watt, servem ou tenho de procurar mais?

e quanto ao Pull-up, nao sei do que se trata! XD podes explicar?

cumpz
 
4.7K? optimo podem ser já essas...


É assim: quando tu tens um botão de 2 terminais, (como neste caso) quando o tens ligado tens 0V à entrada do integrado, mas quando este está desligado tens ruído, e os integrados assumem a entrada como qualquer coisa e muitas a vezes a saída fica estúpida devido a estas entradas abertas, então o que se faz é ligar uma resistência à tensão de alimentação de modo a forçar um nivel lógico alto. Claro que quando ligas o interruptor ficam 0V, mas como a resistência é de valor elevado + de 2K não há problema (passa pouca corrente)

O que se está a passar é que esse integrado do controlo remoto já tem um pull-up interno(por isso mediste os tais 7V), só que é muito fraco , ou seja a resistência é muito elevada, porque quando punhas o bc547 a tensão caía (devido às fugas de corrente do transistor), isto claro assumindo que o transistor está bem ligado e não está queimado.


O que tens de fazer é ligar esses 4.7K entre o sitio de onde mediste 7V e a alimentação.


Cumprimentos
 
Última edição:
vou então testar logo que possa...

em prinicipio os transistores tão todos em boas condiçoes porque o meu multimetro tem uma função de teste ao transistor e todos deram o mesmo valor, ou estão todos queimados, ou estão todos bons, e visto terem sido comprados anteontem o 2º cenário agrada-me mais! xD


obrigado pela ajuda, e bom natal pa todos

cumpz
 
boas....

tens aí um bom projecto tambem....mais pa frente vou tentar por o meu tambem a 4 rodas...lol...a diferença é que eu vou fazer as placas todas e tu só vais alterar...

em relaçao aos transistores, podes dizer k valor é que estao a dar no multimetro? acho que pode interessar isso :P

cumps
 
boas....

tens aí um bom projecto tambem....mais pa frente vou tentar por o meu tambem a 4 rodas...lol...a diferença é que eu vou fazer as placas todas e tu só vais alterar...

em relaçao aos transistores, podes dizer k valor é que estao a dar no multimetro? acho que pode interessar isso :P

cumps

o valor que aparece no teste aos transistores no multimetro é 12 (não faço ideia da unidade de medição :p)

cumpz
 
:DBoas!! xD
Eu tmb sou do curso tecnologico de informatica que acaba este ano e tmb tava a pensar fazer o mesmo projecto, mas pelo que li aqui pareceme que envolve muita eletronica coisa que o meu curso nao aborda.. ou seja nunca estudei nada sobre eletronica.. é pena porque a idea foi dada por um amigo meu e cativou me imenso... ainda vou me informar mais um bocado mas como tenho de apresentar a minha proposta esta semana para ser aprovada nao me quero meter neste projecto e depois nao conseguir acabalo :S
que acham?:)

;)
 
:DBoas!! xD
Eu tmb sou do curso tecnologico de informatica que acaba este ano e tmb tava a pensar fazer o mesmo projecto, mas pelo que li aqui pareceme que envolve muita eletronica coisa que o meu curso nao aborda.. ou seja nunca estudei nada sobre eletronica.. é pena porque a idea foi dada por um amigo meu e cativou me imenso... ainda vou me informar mais um bocado mas como tenho de apresentar a minha proposta esta semana para ser aprovada nao me quero meter neste projecto e depois nao conseguir acabalo :S
que acham?:)

;)
isso da eletronica é normal! cada um vai aprendendo por conta propria... (eu começei aos 6 aninhos a desmontar carros telecomandados!) mas da sempre jeito saber umas coisitas....

um site sobre paralela...http://www.rogercom.com/

cumps
 
boas

penso que posso aproveitar este topico para expor a minha duvida..

estou tambem interessádo em adquirir uma camera igaul a essa.

Ando a vê-las no ebay e rondam os 50€ , umas mais outras menos.


Gostaría era que me ajudassem na escolha de um dispositivo que me permita receber a imagem num PC Portatil.

Andei a fazer umas pesquisas e encontrei isto por 9.90€:


125373858_o.gif



http://cgi.ebay.es/Nuevo-Adaptador-...021836QQihZ016QQcategoryZ111509QQcmdZViewItem




o que teem a dizer?

Serve para o que pretendo, certo?
 
Última edição:
Back
Topo