1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  1. migueluxo

migueluxo [email protected] Member

Lembram-se da "Vaquinha?" O belo projecto RC5 ?

A Questão Principal é : Será q vão por isso a bulir no BOINC ?

Distributed.net

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Não me cheira. O Rc5 é um projecto mal-amado desde o incidente com um colega nosso americano que foi preso e processado. Era até entao o maior projecto de DC "privado" ( porque o SETI tem muitos apoios e publicos de grandes empresas ), enquanto se fez o rc-56, rc-65, des, OGR-24, OGR-25, OGR-26 entre outros...

Depois, o pessoal bazou quase todo e mudou-se de armas e bagagens para outros projectos... Por isso nao me cheira que eles entram na BD do Boinc, mas pode acontecer, é um facto...

3. NeoGen

NeoGen Power Member

E a extrema longevidade do projecto é desencorajadora.O algoritmo usado pra crackar o código RC5-72 não posso acreditar ke seja o melhor de entre os vários. É mas é um algoritmo de busca até à exaustão.
    O projecto pode não ter tanta base de utilizadores como há uns tempos atrás se calhar, mas ainda assim tem uma consideravel, e ainda assim as estimativas pra achar a chave estão na ordem das centenas de anos...

O [email protected] tb vai ficar assim agora ke tão a concorrer ao concurso da RSA. Pelo ke li nos foruns tão a utilizar um método de busca por tentativas até à exaustão, tou pra ver se o projecto não acaba muito antes de eles seker chegarem a 10% do espaço procurado.

EDIT: Ainda não foi seker pensado em "OGR-26". O OGR-25 ainda tem uns anitos até acabar.

Última edição: 24 de Agosto de 2005
  4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Ya, confundi os numeros... é 23, 24 e 25...

E o RC5-72 demora centenas de anos porque utiliza um método de brute force, ou seja, chave a chave...

5. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

expliquem lá isso, um projecto de DC para quebrar um "suposto" código de encriptação???

6. NeoGen

NeoGen Power Member

Basicamente é... o projecto kebra uma mensagem codificada com o algoritmo RC5-72, no minimo de tempo possivel, para (tentar) provar ke o algoritmo é inseguro para utilização publica dados os niveis de potencia dos cpu's de hoje em dia.

E lá está... a utilizar um método de brute force acho ke ainda vou ver os meus netos a correr o projecto e mesmo assim não acharem a chave... (e atenção ke ainda nem filhos tenho, quanto mais netos...)
    Para provarem ke o algoritmo realmente não é seguro não podem usar um método de busca exaustiva, senão nunca mais acham a chave e estão a enganar mta gente a pensar ke o algoritmo é super seguro e pode ser usado até ao próximo século...

Última edição: 24 de Agosto de 2005
  7. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

que idiotice... prefiro caçar et's a desperdicar o CPU a procurar chaves de algoritimos de encripitação...

8. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

ja agora, que algoritmo é esse?

9. migueluxo

O Projecto em si nao é tão estupido como parece, obvio que procurar Et's é muito mais interessante, dai também o SETI ter milhares senao milhoes de utilizadores e o RC5 ter meia duzia de gatos pingados :).

Mas se há algo que me mete uma beca de medo na computaçao distribuida é o facto de por exemplo, estarem MILHARES de pc's a fazer buscar por vida "ET" para o SETI, e se calhar... na realidade estão é a fazer testes nucleares simulados no pc ou coisas ainda piores...tipo nada garante que o SETI assim como outros projectos não sao operaçoes do Governo X ou Y disfarçadas de forma a utilizar a MAXIMA capacidade computacional no Mundo.

Talvez seja uma ideia que vocês achem inconcebivel, mas acreditem que eu penso muitas vezes nela, e é um grande medo q eu tenho.

PS - se nos esconderam tanta coisa , e se já disfarçaram tanta coisa, kem me garante a mim ...

RC5 a mesma cena...

uma beca off-topic mas pronto.

10. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Quem sabe... mas isso pode-se não só aplicar ao SETI, mas a todos os projectos.

11. migueluxo

é exactamente esse o meu medo...contribuir para algo que talvez nao seja do meu agrado :(

12. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

lol...

São projectos criados por universidades a maioria!

13. migueluxo

e é suposto isso querer dizer-me alguma coisa ?

Para kem já fez testes nucleares sem os cidadaos saberem, para kem ja testou efeitos de bombas atomicas em militares do proprio pais, para kem ja teve bunkers debaixo de hoteis de 5 estrelas...

Lol, ir só pelo facto de ser universidade...

Tenho a mania da teoria da conspiração, nada posso fazer para contrariar :D

Partilhar esta Página