1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RCO, o que é?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por zemaneli, 9 de Abril de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 2119)

  1. Boas,

    Alguém me pode explicar o que é o RCO?
    Tenho sapo adsl e a minha linha sincroniza no máximo a 6kbps
    Fiz um teste com o DTM e indica-me que tenho no download: RCO 28% (21939Kbps)

    Isto quer dizer que a minha linha suporta velocidade até 20 mas que a central me está a limitar a 6?

    Estou um pouco confuso...

    Obrigado!
     
  2. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    RCO = Relative Capacity Occupation

    Indica-te a percentagem da linha que estás a utilizar relativamente a uma estimativa que o router faz da capacidade da tua linha.

    Exactamente. Suporta até àquele valor mas só está a utilizar 28%, ou seja, cerca de 6142Kbps.
     
  3. Ou seja, é um valor teórico certo? O facto de utilizar 28% pode querer dizer que a linha não tem qualidade, cobre velho, ou algo do género? Será que me estão a limitar na central ou o a linha sincroniza até 6 porque é o máximo que suporta estável?

    Com é que o router faz a estimativa, é analisando a distancia até à central? É que eu sei que estou prai a 150m em linha recta de uma, n sei é se estou ligado a essa...

    Obrigado
    cumps
     
  4. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Sim, é uma estimativa. O facto de utilizar 28% é porque assim está definido no DSLAM da central. A tua linha tem capacidade para bem mais. Já agora, qual é o teu tarifário?

    O router faz a estimativa tendo em conta os valores de atenuação e os valores de SNR da linha. Quanto menor for a atenuação e maior for o SNR, mais capacidade terá a linha. Pela estimativa, eu diria que sim, mas não dá para ter certezas absolutas.
     
  5. Estou a pagar 35€, ou seja devia ter 16m... desde que me fizeram o upgrade para os 8 há mais de 1 ano que ando á luta com eles pra resolverem o problema mas sem efeito. Dizem sempre que têm que fazer melhorias na cobertura. E essa foi a desculpa mais plausivel porque já me deram com cada tanga.

    encontrei isto sore o RCO:

    The percentage of available frequencies currently allotted for transmitting data is known as the RCO or "Relative Capacity Occupance." Preferably, one's downstream RCO should be less than 50%, any higher may indicate that there is noise on the line.

    e isto sobre o "noise margin"

    The measurement of noise on the line is known as the Noise Margin. Noise margin means specifically, the difference (in dB or decibels) in strength between the ADSL signal and the background noise on the line. Ideally, this number should be as high as possible. Rarely does it exceed 31 dB, and a number of less than 10 dB means there is hardly enough difference between the DSL signal and the background noise for the modem to correctly differentiate between the two.

    Ou seja, idealmente o RCO deve ser inferior a 50% o que teóricamente me daria sincronia a rondar os 10m. Já o noise margin deve ser superior a 10db para que o modem consiga distinguir o sinal.
    A mim aparece-me no upstream 29db de SNRM com 19db de atenuação. Isto quer dizer que não deveria ter problemas a sicronizar a 10mb? Já tou todo trocado com isto... hoje vou ter pesadelos com acrónimos!

    Obrigado!
     
  6. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Se mantiveres tanto em upstream como downstream um SNR acima de 10, estás à vontade.
     

Partilhar esta Página