Vodafone RCS deixou de funcionar na Vodafone.

Stormtrooper

Power Member
Mais alguém por aqui que tinha o RCS a funcionar até ao dia 31 de Março de 2023 na Vodafone e deixou de ter desde o dia 1 De Abril de 2023?

Isto através da aplicação de mensagens da Google, e segundo tenho informação, também acontece na aplicação de mensagens da Samsung, mas não está a acontecer a toda gente.

No dia 7 de Fevereiro de 2023 recebi esta SMS por parte da Vodafone.

vDMUG38n_o.png



A Vodafone descontinuou o chat RCS através da sua app própria.
Mas indicou alternativas...


w1hu2ioH_o.png


AO72OrKm_o.png


vbYxcnTV_o.png


O problema é que essas alternativas deixaram de funcionar para alguns utilizadores que já as utilizavam e tinham o serviço RCS a funcionar corretamente, e que com esta mudança viram a funcionalidade deixar de funcionar, é o meu caso.

Num contato com a Vodadone através do Chat Tobi esta foi a solução apresentada.

"Utilizadores que tenham o serviço RCS (Chat) através da Vodafone, entretanto desabilitado, devem garantir a instalação da app google messages que será a forma de poderem ser elegíveis para o serviço poder ser usado através da Google (previsão a partir de 31 março 2023) e até lá se, entretanto, o serviço já estiver desabilitado na Vodafone sugerimos a utilização de aplicações de instante messaging como o Whatsapp e a partir de março se forem ativar a opção de chat na app google messages deverá surgir um novo screen de termos e condições da Google podendo aceitar e passar a usar RCS a partir da aplicação de mensagens do smartphone.
A partir de 31 março 2023, para utilizadores que já tenham tentado ativar a opção de chat na aplicação de google messages, se continuar a não surgir o novo screen de condições da Google para alem de desinstalar a App e voltar a instalar basta aguardar tentando ativar a opção de Chat pois a migração do lado da google não estará disponível de imediato a todos os utilizadores ao mesmo tempo.
Se de momento a sua App não está a funcionar deve desinstalar e instalar novamente para ser demonstrado o screen dos termos e condições da Google relativamente ao serviço RCS.
Se o mesmo ainda não aparecer então terá de aguardar migração por parte da empresa externa, nesta caso a Google."

No meu caso específico tenho um Smartphone Google Pixel 7 Pro, que vem com a aplicação Google mensagens instalada de fábrica como seria de se esperar, e é a aplicação que utilizo para envio de SMS.
Como não é possível desinstalar a aplicação de mensagens, aquilo que fiz foi colocar o smartphone em modo vôo, forçar paragem das aplicações "Google Mensagens" e "Carrier Services" limpar os dados e desligar o modo vôo na tentativa de que a aplicação de mensagens da Google corrigisse o servidor de RCS, mas não obtive sucesso.

O mais caricato é a aplicação de mensagens da Google, no meu Smartphone Google Pixel 7 Pro indicar que o meu dispositivo não suporta a função RCS "Funcionalidades de chat".

AP6F9VJX_o.png



Se alguém tiver uma solução para este problema, agradecia que nos ajudasse colocando aqui a solução.

Obrigado.
 
Para mim também no meu samsung aparece agora no Google Mensagens "a funcionalidade de chat está de momento indisponível com o seu dispositivo " .

Houve um artista que me disse noutro tópico que não iria afectar a app de Mensagens da Google mas pelos vistos deuxou de dar...
 
Ao que parece é em todas as vodafones. E com a velocidade com que a Vodafone PT se mantém atualizada diria que as 72h vão ser 72 dias, com sorte....
Mesmo a própria google não parece ajudar.
Começo a ponderar seriamente mudar de operador... Outros já suportam inclusivamente VoWifi...

https://9to5google.com/2023/03/27/vodafone-rcs-messages-android/
https://support.google.com/messages...one-italy-stops-using-rcs-chat-messages?hl=en
As minhas 72 horas já lá vão.
Desde o dia 1 de Abril que deixei de ter acesso ao RCS hoje já é 5 de Abril e nada.
 
A mim aconteceu-me o mesmo num Samsung com a App Mensagens da Google. No SMS que tinha recebido da Vodafone dizia que a alternativa para ter as funcionalidades de Chat era usar, precisamente, a App da Google!
 
Estou na mesma situação. Alguém sabe de alguma solulção? Se nos limitarmos a esperar, será que vai mesmo haver a tal migração por parte da Google, referida pela Vodafone?
 
Estou achar que está a demorar demasiado tempo.
Por aqui continua sem RCS, e a minha mulher tinha e agora também deixou de ter.

P.s. O meu mudou hoje para o servidor Jibe Mobile.
Demorou mas finalmente chegou.
 
Última edição:
Back
Topo