RCS - Vamos ver um futuro sem WhatsApp?

https://support.google.com/messages...6685369094121-2073217057&p=messages_e2ee&rd=1

With end-to-end encryption, no one, including Google and third parties, can read eligible messages as they travel between your phone and the phone you message.

To use end-to-end encryption in Messages, you and the person you message must both:
- Use the Messages app.
- Have RCS chats turned on.
- Use data or Wi-Fi for Rich Communications Services (RCS) messages.

Tips:
- Text messages are dark blue in the RCS state and light blue in the SMS/MMS state.
- End-to-end encryption is automatic in eligible conversations.
- You’ll get a banner that says “ Chatting with [contact name or phone number]” when end-to-end encryption is active in a conversation. Your messages will also include a lock on the send button. The timestamps of end-to-end encrypted messages also have a lock .

Important: End-to-end encryption isn’t available for SMS/MMS messages.

Até que ponto as autoridades de investigação criminal não estarão a fazer todos os esforços para contrariar isto?

Ou então para deixarem uma porta aberta para eles?

É que o "excesso de encriptação" é uma das principais queixinhas que os orgãos de polícia criminal têm actualmente.
 
À partida isso não te vai acontecer hoje em dia.
No meu telemóvel não tendo os dados/wi-fi ativos, automaticamente passa a SMS. O problema está quando do outro lado por algum motivo os dados estão desligados, sai RCS e não é entregue.
Outro problema é quando as SMS são convertidas para MMS. À custa disso, tenho as MMS desativadas para evitar descuidos.

Pessoalmente, acho muito mais transparente usar o WhatsApp. Nunca há o risco de a mensagem expirar ou de serem cobrados valores extra por a SMS ser convertida.

Já agora, vejam as coisas que a Google está a colocar no Google Messages. Muito fixe
Keep every chat on track with replies to specific messages.
Esta funcionalidade é outros dos motivos que me faz manter no WhatsApp.
E agora, com a possibilidade de usar em mais do que um dispositivo, com apps nativas, acaba por ser universal.
 
No meu telemóvel não tendo os dados/wi-fi ativos, automaticamente passa a SMS. O problema está quando do outro lado por algum motivo os dados estão desligados, sai RCS e não é entregue.
Outro problema é quando as SMS são convertidas para MMS. À custa disso, tenho as MMS desativadas para evitar descuidos.

Pessoalmente, acho muito mais transparente usar o WhatsApp. Nunca há o risco de a mensagem expirar ou de serem cobrados valores extra por a SMS ser convertida.



Esta funcionalidade é outros dos motivos que me faz manter no WhatsApp.
E agora, com a possibilidade de usar em mais do que um dispositivo, com apps nativas, acaba por ser universal.
Sobre isso das SMS, podes desativar o envio por sms e mms. Dessa forma, fica igual ao Whatsapp.

não percebi que funcionalidade é que te fez ficar no whatsapp.
 
Até que ponto as autoridades de investigação criminal não estarão a fazer todos os esforços para contrariar isto?

Ou então para deixarem uma porta aberta para eles?

É que o "excesso de encriptação" é uma das principais queixinhas que os orgãos de polícia criminal têm actualmente.
Queres privacidade para ti ou controlo de outros sobre ti? O tema "segurança" dava pano para mangas...

iMessage, WhatsApp, Telegram, etc, tem tudo end-to-end encryption. (Mas isto também vale o que vale.)
 
Queres privacidade para ti ou controlo de outros sobre ti? O tema "segurança" dava pano para mangas...

iMessage, WhatsApp, Telegram, etc, tem tudo end-to-end encryption. (Mas isto também vale o que vale.)
É normal confundir-se segurança e privacidade.

Segurança, felizmente quase todos têm com end to end encryption (uns melhoras que outros)

Privacidade já é outro campeonato. Basta vermos a quantidade de coisas que o WhatsApp tem acesso. Como se pode ler aqui.


Está desativo. Mesmo assim a experiência não é igual ao WhatsApp.


Poder responder a mensagens específicas.

então mas no RCS podes responder a mensagens específicas também. Se calhar não entendi bem.
 
Última edição:
Queres privacidade para ti ou controlo de outros sobre ti? O tema "segurança" dava pano para mangas...

iMessage, WhatsApp, Telegram, etc, tem tudo end-to-end encryption. (Mas isto também vale o que vale.)

É normal confundir-se segurança e privacidade.

Segurança, felizmente quase todos têm com end to end encryption (uns melhoras que outros)

Privacidade já é outro campeonato. Basta vermos a quantidade de coisas que o WhatsApp tem acesso. Como se pode ler aqui.
Não sei se percebi a pergunta.

Em termos muito básicos eu quero ter garantias de que se A envia uma mensagem a B, apenas A e B conseguem ler o conteúdo da mensagem. E já agora que deixe o mínimo de metadados espalhados por onde passar.

Se uma operadora, ou qualquer outra empresa (Google, Apple, etc...), conseguirem ler a mensagem, ainda que prometam apenas fazê-lo com uma ordem de um tribunal, então a privacidade da mensagem é baixa ou nula.
 
Não sei se percebi a pergunta.

Em termos muito básicos eu quero ter garantias de que se A envia uma mensagem a B, apenas A e B conseguem ler o conteúdo da mensagem. E já agora que deixe o mínimo de metadados espalhados por onde passar.

Se uma operadora, ou qualquer outra empresa (Google, Apple, etc...), conseguirem ler a mensagem, ainda que prometam apenas fazê-lo com uma ordem de um tribunal, então a privacidade da mensagem é baixa ou nula.
Desculpa, posso não ter sido claro.

o que estou a dizer é que a end to end encryption impede das empress como WhatsApp (meta) tenham acesso às tuas mensagens. Mas além disso, tens a parte de metadados e outras informações que empresas como a Meta está muito interessada em informações como localizações, compras, etc.

Não foi ao calhas que compraram o whatsapp por 19 mil milhões de dólares. Eles usam as sua plataformas para saber mais coisas dos utilizadores para depois vender essa informação a empresas que queiram investir em publicidade. Entre a informação que recolhem do Facebook, instagram e whatsapp, ficam com um perfil muito completo. dessa forma, conseguem vender o tempo tipo de utilizador de uma forma mais eficaz às marcas e isso fará com que invistam mais na Meta.

por isso é que digo que é fácil confundir a parte de segurança com a parte de privacidade.
 
Sou um pouco leigo nesta materia do RCS mas tenho ideia ha pouco tempo a Vodafone deixou prestar suporte a isso. Isto faz sentido? Operadora tem ser capaz de prestar este servico RCS? Este deixar de lado nao pode ser visto como sinal tao cedo nao vamos ter desenvolvimentos neste campo.
 
Eu já experimentei e desisti, se estou num chat e fico sem wifi não envia como SMS apesar de estar definido assim.

Uso como SMS simples.
 
Eu deixei as RCS e voltei às SMS porque várias vezes uso um smartwatch LTE sem ter o smartphone comigo. (Com SMS nada falha e com RCS havia mensagens não recebidas/enviadas.)
 
Back
Topo