RDIS (telefone + fax) + Adsl = Impossivel?

getysburger

Power Member
Boas, um amigo meu, no escritorio tem uma linha RDIS onde se ligam 2 telefones e um fax (alem de acederem à internet por RDIS com uma conta de dial up da Clix?!).

Como a velocidade da RDIS(se é RDIS que estão a usar e nao dial up "normal") ja deixa a desejar, quer meter Adsl no escritorio (adsl da sapo, unica com acesso razoavel naquela zona).

Já la esteve um tecnico da sapo que levou um modem sagem usb (que parecia ja ser em 3ª mão) andou pra la a fazer testes À linha etc, passou uma semana e nada.Depois la voltou e disse que o problema era numa aldeia a 10Km ao lado e pra chamar o pessoal da PT.

O pessoal da PT foi lá e disse que é impossivel instalar sapo ADSL(ou qualquer outro) naquela ligação porque é RDIS, e é bastante complicado porque RDIS não pode estar longe da central para aguentar ADSL.

A unica solução que dizem dar é subscrever/activar uma nova linha de telefone analogico e usar a ADSL a partir daí.




Não percebo nada de RDIS,e pouco de ADSL, gostava de saber se alguem sabe se isto é mesmo assim como disseram. E se sim, se existe outro modo de contornar a situação.

Thanks in advance
 
O meu pai já tinha um kit RDIS da PT, com uns 3 números de telefone, e pediu ADSL da Telepac e não houve problemas nenhum... continua tudo como dantes, incluindo o fax.
Não tenho a certeza, mas penso que a instalação RDIS já tinha de base uma linha analógica.
 
Boas, com linha RDIS podes ter 2 nºs de telefone mais um nº para FAX, e tb colocar adsl, eu sei pq ja tive isso no escritorio tinha a linha RDIS e foi só pedir adsl e eles colocaram na boa, quanto á distancia, nao tou a ver a diferenca de analogica para RDIS!!
:004::004:
 
Pois, isto da distancia...Até pode ser verdade, mas acho isso muito estranho,poruqe antes de terem RDIS lá no escritorio, tinham linha analogica, tanto que o numero de telefone continua a ser o mesmo, a diferença depois da RDIS foi mesmo poder ter um 2º telefone e 1 fax.

Na zona onde o escritorio está situado a maisou menos 50 metros existem 3 pessoas com Sapo ADSl 8 megas (mas com a ligação a 2~4 megas, a linha não dá mais), é estranho virem os técnicos da PT (nao da Sapo) dizerem isso, quando o técnico da Sapo diz que está tudo bem, exepto um erro na linha telefonica...


ps. o modem não deveria ser um modem expecifico de ADSL para linhas com RDIS? Aqui no forum ja li qualquer coisa de que quem tem linhas RDIS precisa de um modem/router ADSL que funcione/suporte RDIS, logo supostamente um modem de linha analogica nunca irá dar... é que o modem lá deixaram que lá ficou é um Sagem F@st salvo erro, é que nao encontrei nada que dissesse que ele funciona em linhas RDIS

edit::
- esquecime de referir que agora nem a ligação antiga (aquela que o dono do escritorio paga para ser ligação à net RDIS, e que entra com uma conta dial up da Clix...) não funciona, e que os técnicos da PT dizem (de um modo não tão directo) que não têm nada a ver com isso..
 
Última edição:
nota que para linhas Rdis tem se ser um modem Anexo B que é especifico para linhas RDIS.
eu tenho linha RDIS e estou a com SApo ADSL e com um modem da Sapo Speedtouch 530i e é sempre a bombar.

eu tinha um prof que dizia que quando nao se sabe fu... ate os colh... estorvam!!:lol:

os "tecnicos" quando nao sabem devem assumir que nao sabem e ou vao procurar informação sobre a coisa, nao devem inventar historias!!!
 
Tive a confirmação de qual o modem, é um Sagem f@st 800, que suporta anexo A... (o 840 ja suporta B).

Alem de não resolverem o problema, ainda o tentaram resolver com um modem que nunca irá dar...
 
Por acaso tenho tb ouvido dizer que RDIS da-se mal com ADSL . PElo que se a distancia ja influencia a ADSL em analógico no adsl sobre rdis influenciará ainda mais.... agora se isto é uma verdade absoluta nao sei....

Yep o modem compativel com rdis do sapinho é o 840 e diga-se que porcaria de modem. Compra um router RDIS olha ali o 530i é um bom router sim sr. :D
 
nas 2 empresas do meu pai que têm rdis, o adsl funciona sem problemas, tal como o fax.

btw ja tive adsl por rdis numa casa a quase 4km da central e nao tive problemas
 
Última edição:
Vários factores distintos...

Vá-se lá perdoar os técnicos... quem sabe se eles não estariam a testar o ADSL atrás de uma TA? ...lol

Ora isso vai bombar tal como bombará numa qualquer instalação aí ao lado.

1- Modem tem de ser anexo B;
2- Modem deve estar no início da linha antes de qualquer equipamento terminal;
3- O fax deve ter gestão de velocidade e poderá de facto deixar de trabalhar em modo ou mesmo deixar de trabalhar;
4- Fax analógico através de uma ligação por TA pode efectivamente deixar de funcionar na sua totalidade ou ao invés mandar a ligação ADSL abaixo;
5- Equipamentos tipo Multibanco será para esquecer.

Claro se existem vizinhos com 8 megas contratados e a usufruir de apenas 2 quando pedirem não peçam 8!!!! lol

Em relação à ligação anterior ter deixado de funcionar provavelmente aconselho a que verifiquem se o modem de ligação será RDIS, se sim ver se os técnicos terão desligado e ligado a uma porta analógica ou então o inverso... Verifiquem também se os técnicos não terão mexido nas configurações da conta!

Cumps,
 
Vários factores distintos...

Vá-se lá perdoar os técnicos... quem sabe se eles não estariam a testar o ADSL atrás de uma TA? ...lol

Ora isso vai bombar tal como bombará numa qualquer instalação aí ao lado.

1- Modem tem de ser anexo B;
2- Modem deve estar no início da linha antes de qualquer equipamento terminal;
3- O fax deve ter gestão de velocidade e poderá de facto deixar de trabalhar em modo ou mesmo deixar de trabalhar;
4- Fax analógico através de uma ligação por TA pode efectivamente deixar de funcionar na sua totalidade ou ao invés mandar a ligação ADSL abaixo;
5- Equipamentos tipo Multibanco será para esquecer.

Claro se existem vizinhos com 8 megas contratados e a usufruir de apenas 2 quando pedirem não peçam 8!!!! lol

Em relação à ligação anterior ter deixado de funcionar provavelmente aconselho a que verifiquem se o modem de ligação será RDIS, se sim ver se os técnicos terão desligado e ligado a uma porta analógica ou então o inverso... Verifiquem também se os técnicos não terão mexido nas configurações da conta!

Cumps,


Falta xplicar q antes de terminal tb significa antes da central.
 
Falta xplicar q antes de terminal tb significa antes da central.

Ou seja, o modem devia ser o primeiro equipamento a estar ligado na linha depois os restantes, certo?

É que eles ligaram o modem ao terminal/central(nao sei o nome) da RDIS (uma caixa preta, assim grande a dizer PT, que por sua vez está ligada a uma especie de tomada montada pela PT com entradas/saidas, onde por sua vez sai um cabo que volta a ligar à caixa preta, e de onde sai um outro para o telefone)
resumindo, acho algo estranho o modo como aquilo está ligado, mas tambem nao percebo muito.

O dono do escritorio ja telefonou várias vezes a reclamar, agora hoje disseram que lá vão voltar para a semana e tantar resolver tudo, a ver vamos :007:

ps. se der, este fim de smeana vou lá e ainda tiro uma foto e punha aqui no tópico, assim sempre seria mais facil voces perceberem do que é que eu estava a falar nas linhas acima
 
E dá-te por feliz... à coisa de uns 10 anitos os "técnicos" eram bem piores. De ter de os ajudar a montar o NT a explicar-lhes o que era um MSN, o cliente fazia de tudo... E perdi a conta a quantas discussões tive com o "suporte técnico" da PT quando eles insistiam que o problema era nosso e todos os clientes RDIS da zona estavam sem telefone...
 
RDIS 2 canais + ADSL

Desenterro este post porque tou num escritório com RDIS e queria instalar ADSL (Finalmente já tenho cobertura) e queria saber se nas linhas RDIS o ADSL "come" um dos canais RDIS.
Se quando ligo o ADSL só posso usar um dos canais para telefone, ou se posso ligar o ADSL e ficar na mesma com 2 canais para usar o telefone ao mesmo tempo.
Alguém me pode ajudar?

Obrigado
 
Desenterro este post porque tou num escritório com RDIS e queria instalar ADSL (Finalmente já tenho cobertura) e queria saber se nas linhas RDIS o ADSL "come" um dos canais RDIS.
Se quando ligo o ADSL só posso usar um dos canais para telefone, ou se posso ligar o ADSL e ficar na mesma com 2 canais para usar o telefone ao mesmo tempo.
Alguém me pode ajudar?

Obrigado

nao, a ADSL nao "come" nenhum canal, tal como na linha analógica pode ter net e telefone ao mesmo tempo.
 
Alguém da PT (comercial) tinha-me "vendido" isto à algum tempo, e agora tava na dúvida. Preciso de ter os dois canais sempre livres para telefone e agora tava na dúvida de devia pedir uma linha só para o ADSL.
obrigado pela ajuda.
 
O teu unico problema será que provavelmente não poderás ter velocidades de ADSL2+. Penso que até há bem pouco tempo, e como a RDIS tem caído em desuso, a PT não renovou o equipamento ADSL para RDIS, mantendo-se apenas com ADSL(1).
 
Back
Topo