Gráfica AMD RDNA 3 (Radeon 7000 series)

Nem 8 nem 80 a meu ver. Há uma ou outra área do Dying Light 2 que tem RT muito bem implementado e em que as diferenças são evidentes, mas a generalidade parecem ser diferenças mínimas (pelos vídeos de comparação, não é o meu tipo de jogo e não joguei).

Acredito que RT vá ser necessário para os jogos no futuro, principalmente pela facilidade de o implementar comparativamente a sombras normais para os developers.

Mas ainda não me parece que vá ser nesta geração que o RT bem implementado se torna a norma (e tenho que focar isto, porque na generalidade não o é neste momento). Talvez na próxima, dependendo de como evoluem as consolas.
 
É sempre para a próxima, é um mote muito usado aqui, o problema é que já são 3 gerações a dizer "é para a próxima".
O problema é se a concorrente para a próxima inventa outras tecnologias ;)
 
@LeonHeart @-M4- Não há resultados ainda do que quer que seja em RT com comparações dignas que possam ser usadas, se a perca for minima face à concorrência por muito menos price tag, não vejo isso como problema para a AMD.

@LeonHeart Falas como se a AMD não consiga correr jogos com RT ou que fosse impraticavel, e não é propriamente isso que eu vejo.
 
Fico é surpreso com a facilidade com que o marketing continua a vender gráficas high-end com a história do RT.

É que o RT não é "on-off", é algo que se pode configurar, e eu não entendo muito bem a mais-valia do RT ultra em relação a um RT leve, como no caso do spiderman ou Ratchet na modesta PS5 para reflexos. Iluminação mais "fidedigna"? Please. Não vejo diferenças visuais para além de um peso brutal na performance. Tirando os reflexos, a rasterização parece-me fazer um excelente trabalho nas sombras e iluminação.

Comprei o ano passado a 3080 ti para jogar o Cyberpunk para jogar com RT e ultra, e o aspecto gráfico foi ironicamente a única coisa que me decepcionou do jogo que de next-gen graphics tem muito pouco. RDR2 (PC) ou recentemente o Requiem (PC), ambos sem RT, têm um aspecto mil vezes superior. Não que o RT não seja algo de vantajoso quando bem implementado, mas honestamente, acho que é overrated para aquilo que oferece na realidade.
 
Última edição:
a mim era o amd vivid gaming. porra quando instalei a gráfica parecia que um quadro de tinta tinha caido no monitor. cores tao berrantes que fazia jagged corners.
 
Fico é surpreso com a facilidade com que o marketing continua a vender gráficas high-end com a história do RT.

É que o RT não é "on-off", é algo que se pode configurar, e eu não entendo muito bem a mais-valia do RT ultra em relação a um RT leve, como no caso do spiderman ou Ratchet na modesta PS5 para reflexos. Iluminação mais "fidedigna"? Please. Não vejo diferenças visuais para além de um peso brutal na performance.

Comprei o ano passado a 3080 ti para jogar o Cyberpunk para jogar com RT e ultra, e o aspecto gráfico foi ironicamente a única coisa que me decepcionou do jogo que de next-gen graphics tem muito pouco. RDR2 (PC) ou recentemente o Requiem, ambos sem RT, têm um aspecto mil vezes superior. Não que o RT não seja algo de vantajoso quando bem implementado, mas honestamente, acho que é overrated para aquilo que oferece na realidade.
O Requiem vai ter RT num update, ainda vai ficar melhor do que está portanto ..
 
Cada faz as suas escolhas e sempre bem como pode , não podes usar RT hardware na AMD e RA na NVIDIA, estes novos GPUs houve melhoramento vai continuar haver.
 
Acho incrível a quantidade reduzida de pessoas com opiniões imparciais.

Assumindo os números dados pela própria AMD e ignorando a 4090, porque é um campeonato à parte, não há uma amd melhor que uma nvidia, nem uma Nvidia melhor que uma AMD.

A malta da Nvidia vai usar o argumento do RT pois é o que têm, uma vez que a 7900XTX em princípio varre a 4080 em raster.

E a malta da AMD vai dizer que não quer saber do RT porque não têm sequer alternativa uma vez que a marca é muito limitada nesse ponto.

Servem apenas os preços para tomada de decisão, e mesmos esses são idiotas em qualquer uma das marcas na nova geração.

Acho que a malta tem de acalmar um bocado. Eu pessoalmente não recebo nenhuma comissão por parte das marcas :D
 
@LeonHeart @-M4- Não há resultados ainda do que quer que seja em RT com comparações dignas que possam ser usadas, se a perca for minima face à concorrência por muito menos price tag, não vejo isso como problema para a AMD.

@LeonHeart Falas como se a AMD não consiga correr jogos com RT ou que fosse impraticavel, e não é propriamente isso que eu vejo.
Certo, mas também não estava a comparar nenhuma gráfica no meu post (desta vez) :p apenas a falar da visão que tenho do RT.

@Leonhart com o “para a próxima” não me refiro a qualquer gráfica, refiro-me à tecnologia ser bem adoptada em si. Quanto ao Requiem ficar melhor… veremos. O que não faltam são adições de RT que basicamente não mudam nada de jeito.
 
Excepto a 4090 em 1080p, qualquer uma precisa de dlss ou fsr quando ray tracing estiver ativo. A vantagem está no dlss 2 ser uma tecnologia com melhor qualidade de imagem.
Ray tracing vai ser um ponto essencial (porque as editoras querem é poupar tempo e recursos) quando as consolas tiverem capacidade para tal. Não é algo que deve acontecer nesta geração e vai estar dependente da própria AMD.
 
@tert99 Acho possivel haver jogos com RT nas consolas, aliás, o Spider-man tem uma boa implementação nos edificios, o Metro Exodus, tem uma boa implementação na iluminação, e isto aliado a reconstruções estilo FSR 2.1, diria que vai ser possivel existir mais titulos com RT, a questão é que será sempre longe de estar nativamente a 4K, possivelmente vai tender sempre mais para 1080P do que para 4k quando o RT é pesado.

RT a sério e à grande será muito provavelmente na próxima gen, e até lá não caiam muitos dentes, porque ainda vai demorar.

A tecnologia ainda vai mudar muito nestes anos, a adoção em massa do UE5 e das novas versões do Unity ainda estão para vir e aí haverá uma melhor ideia do que esperar da maioria dos jogos a termos de performance.
 
@tert99 Acho possivel haver jogos com RT nas consolas, aliás, o Spider-man tem uma boa implementação nos edificios, o Metro Exodus, tem uma boa implementação na iluminação, e isto aliado a reconstruções estilo FSR 2.1, diria que vai ser possivel existir mais titulos com RT, a questão é que será sempre longe de estar nativamente a 4K, possivelmente vai tender sempre mais para 1080P do que para 4k quando o RT é pesado.

RT a sério e à grande será muito provavelmente na próxima gen, e até lá não caiam muitos dentes, porque ainda vai demorar.

A tecnologia ainda vai mudar muito nestes anos, a adoção em massa do UE5 e das novas versões do Unity ainda estão para vir e aí haverá uma melhor ideia do que esperar da maioria dos jogos a termos de performance.

negativo. a sério e à grande, só quando o desempenho da 4090 em RT estiver numa gtx1060/rx580 na resolução mainstream da altura. talvez 1440p. isso é para quando? na próxima geração não é, com 99,9% de confiança.
 
Olha que há bastante jogo que a 1440p e até em 4k a 4090 se aguenta sem dlss.
negativo. a sério e à grande, só quando o desempenho da 4090 em RT estiver numa gtx1060/rx580 na resolução mainstream da altura. talvez 1440p. isso é para quando? na próxima geração não é, com 99,9% de confiança.
Então a AMD que dê corda aos sapatos. :D
 
Em certos jogos o RT dá outro ar verdade é essa e com tempo vamos ver mais jogos uns melhores outros piores em implementação, fsr nas consolas vai dar uma ajuda, próxima geração ou as versões pro da atual consola vai dar boost .
A 7900xtx em 4k vai ser besta mesmo que em rt fique algo aquém sem fsr , 7900xt/4800 não se enquadrou bem no meu ver em preços para isso vais para gama de cima .
Para 2k/1080p RTX 4070/7800 devera ser mais interessante penso eu .

Cumps
 
As consolas com suporte RT foram lançadas em 2020. Quanto tempo dura cada geração de consolas? Tenho ideia que são ciclos longos. Se juntarmos o atraso da amd em RT, e assumindo que a próxima geração continua a ser amd... Não estou a ver isso acontecer tão cedo.
E contar com a nvidia para oferecer RT da 4090 num gpu mainstream (aka preços acessíveis) :joker:
A 4060 só chega a meio do ano que vem, segundo os rumores.
Ora, juntando 2 anos entre novas gerações de gpus, mais um ano para o gpu mainstream, faltam no mínimo outros 3 anos para isso acontecer no mercado dos computadores pessoais.
Não tenham ilusões, RT implementado como deve ser e desempenho aceitável ainda vai demorar uns bons anos.
 
Olha que há bastante jogo que a 1440p e até em 4k a 4090 se aguenta sem dlss.

Então a AMD que dê corda aos sapatos. :D

Eu não acho que a AMD tenha dar corda aos sapatos, sendo que denominador comum no que toca à fasquia (bitola) gráfica as consolas de atual geração, nomeadamente a PS5 e XBOX Series S|X, consolas essas que muitas vezes ditam as gerações e consolas essas que uma vez mais estão equipadas com SOC's AMD (com RDNA 2 e uma performance limitada em Ray Tracing).

...e a não ser que haja um refresh das mesmas a meio da geração (do género PRO), não estou a ver grandes features ou jogos criados de raiz com Ray Tracing em mente, isto num futuro próximo, e muito menos path-traced.

No entanto, o que muitos estão à espera é que o underdog (AMD) lance um produto competitivo e a bom preço, e que para com isso possámos comprar à nossa marca/fabricante preferido e já definido (Nvidia/Intel) a um preço mais reduzido.

Quando isso não acontece, o underdog é crucificando e exigido 30 por uma linha do mesmo.
 
Back
Topo