Gráfica RDNA 3 - Radeon 7x00 - Apresentadas as 7900XT e XTX - Vendas a 13 Dezembro

ObscureAngel

I quit My Job for Folding
@M4N!4K Mas temos números em que eles não batem a 3090Ti?
Pergunta honesta, porque do que vi as comparações deles apenas comparam com eles próprios, não se pode cruzar dados com outros reviewers dado que a AMD pode usar metodologias diferentes de testes de outros reviewers.
A mim não me surpreende perderem obviamente em RT, mas cruzamento de dados nunca resultou bem antes.

M4N!4K

Power Member
Sim, por isso é que eu acho estas medições de membros muito precoces :D
Havia aí umas tabelas já com nrs mesmo da AMD ao invés de 1.5 e 1.7, mas mesmo assim só comparando com outros da concorrência.
Enquanto não houver 1 gajo a fazer o teste, em condições controladas, de ambos os produtos, é tudo um disse que disse.

Última edição:

Morais

Suspenso
@M4N!4K Mas temos números em que eles não batem a 3090Ti?
Pergunta honesta, porque do que vi as comparações deles apenas comparam com eles próprios, não se pode cruzar dados com outros reviewers dado que a AMD pode usar metodologias diferentes de testes de outros reviewers.
A mim não me surpreende perderem obviamente em RT, mas cruzamento de dados nunca resultou bem antes.

A confirmar-se que eles estão a correr o FSR em Ultra Performance vs DLSS Quality o abate no rendimento será ainda maior do que se previa.

Ansatsu

Power Member
@Morais Pedido honesto, tive à procura na TPU mas não encontrei os slides, aonde é que está isso?

O slide é da propria amd, e é este:

Screenshot-2022-11-14-at-22-52-12-AMD-RDNA-3-GPU-Architecture-Deep-Dive-The-Ryzen-Moment-for-GPUs-1024x579.png

Como podes verificar, a 6950XT dá 13fps a 4K Nativos com RT.

Foi-se buscar um teste da Techspot, em que a 6950XT deu exatamente os mesmos 13fps nas mesmas condições, o que significa que o teste da Amd e da Techspot foram muito similares.

RT_CP2077_4K-p.webp

A partir daqui e presumindo que os testes são de facto muito similares, a 7900XTX dá os 21fps e a 4080 dá 31fps, o que é um grande incremento.

No teste da Techspot, com DLSS em Quality, a framerate sobe de 31fps para 58fps, e no teste da Amd com FSR sobe de 21fps para 62fps, o que significa que estão a usar em Ultra Performance (3x mais framerate).

Obviamente que só comparativos oficiais se vai ter certezas, mas estes testes parecem muito similares e dá para ter algumas ideias, pelo menos no Cyberpunk.

Última edição:

M4N!4K

Power Member
Exactamente, neste momento é tudo "disse que disse" com equações e contas de 3 simples quase :)

Não estará longe da realidade, mas dia 13 já se tiram as teimas :)

Miguel_Pereira

Power Member
Exactamente, neste momento é tudo "disse que disse" com equações e contas de 3 simples quase :)

Não estará longe da realidade, mas dia 13 já se tiram as teimas :)

As contas de 3 simples têm estado bastante aproximadas nos ultimos anuncios. Não há grande motivo para esperar algo muito anormal neste lançamento.

ObscureAngel

I quit My Job for Folding
O slide é da propria amd, e é este:

Screenshot-2022-11-14-at-22-52-12-AMD-RDNA-3-GPU-Architecture-Deep-Dive-The-Ryzen-Moment-for-GPUs-1024x579.png

Como podes verificar, a 6950XT dá 13fps a 4K Nativos com RT.

Foi-se buscar um teste da Techspot, em que a 6950XT deu exatamente os mesmos 13fps nas mesmas condições, o que significa que o teste da Amd e da Techspot foram muito similares.

RT_CP2077_4K-p.webp

A partir daqui e presumindo que os testes são de facto muito similares, a 7900XTX dá os 21fps e a 4080 dá 31fps, o que é um grande incremento.

No teste da Techspot, com DLSS em Quality, a framerate sobe de 31fps para 58fps, e no teste da Amd com FSR sobe de 21fps para 62fps, o que significa que estão a usar em Ultra Performance (3x mais framerate).

Obviamente que só comparativos oficiais se vai ter certezas, mas estes testes parecem muito similares e dá para ter algumas ideias, pelo menos no Cyberpunk.

É um bom cross-over mas não sei se será exatamente a mesma coisa
No caso do HWUnboxed/Techspot diz qualidade em High e depois então RT a Ultra, no caso do teste da AMD não sei exatamente o que escolheram, só sabemos que o RT está a ultra.

Se se verificar os 21 FPS no cyberpunk, a AMD continua atrás da Nvidia a termos de RT, mas duplica o performance face à gen anterior, não é vergonha nenhuma IMO, mesmo que implique ficar uma gen atrás neste sentido
A verificar-se isto, dado que isto tudo não passa de suposições, vai ser um pouco como o Tesslation, em que a nvidia levava vantagem no performance de geometria e a AMD tinha menos, e na maioria dos casos a diferença de performance apenas era grave/mais visível quando o tesslation era usado brutamente, algo que aconteceu em casos como o Crysis 2, ou em jogos que utilizavam o GameWorks para fazer tesslation (que ainda foram uns poucos dado à facilidade dos devs em implementar) e se bem me recordo diversos devs queixavam-se que o SDK não lhes possibilitava mudar a quantidade de tesslation que queriam (Queixa dos devs do Batman Arkham Origins, ainda me lembro disto, na altura tinha AMD), forçando quantidades/precisões exageradas propositadamente para causar problemas nas gráficas da AMD nos benchs e curiosamente também as gens mais antigas da Nvidia também.

Cyberpunk 2077 também é um bom use-case para RT dado que usa e abusa do RT, é dos jogos com mais RT disponiveis, fica a dúvida se em jogos com um grau menor de RT, ao nível do que as consolas fazem se se aguenta.

Ansatsu

Power Member
no caso do teste da AMD não sei exatamente o que escolheram, só sabemos que o RT está a ultra.

A 6950XT deu 13fps no slide da Amd e no da Techspot. Tem de estar em High igualmente, ou era alta coincidência darem a mesma framerate com settings gráficos diferentes.

Mas volto a referir, não passa de suposições como é obvio, mas neste momento é tudo o que temos :D

Walderstorn

Power Member
Se se verificar os 21 FPS no cyberpunk, a AMD continua atrás da Nvidia a termos de RT, mas duplica o performance face à gen anterior, não é vergonha nenhuma IMO, mesmo que implique ficar uma gen atrás neste sentido

Cyberpunk 2077 também é um bom use-case para RT dado que usa e abusa do RT, é dos jogos com mais RT disponiveis, fica a dúvida se em jogos com um grau menor de RT, ao nível do que as consolas fazem se se aguenta.

Pior é que, a julgar pelos exemplos dados pela AMD e nada mais, nem é o dobro (com 1 excepção). Dito isto é ver como corre tudo em 1080 e 1440, que são as resoluções que interessam à maioria.

Edit - e outra questão é se as 7900, no gráfico, estarão a usar FSR 2 (para manter tudo igual - Modo Performance) ou FSR 3.

nullus

Power Member
Portanto a diferença entre a 7900XTX em DXR deverá ser inferior à diferença que existe entre a 4080 e 4090. Sendo que a 7900XTX deve ganhar claramente em raster sendo consideravelmente mais barata.

Não percebo a choradeira que para aqui vai muito sinceramente. Chegamos a um ponto que começo a achar que trata-se apenas de ultraje recreativo da parte de algumas pessoas.

Última edição:

M4N!4K

Power Member
Realmente há muita choradeira de ambos os lados, cada um a dizer que a sua predilecta é a melhor. Mas isso vai sempre haver, é uma espécie de Benfica vs Sporting.

patCRUZ

Power Member
Quanto muito o "outro" lado reclama, porque assim vai ter que pagar mais, ou pelo menos o que pedem pelos GPU da concorrência. :002:

Ninguém ganha com um dos lados fraco...

Eu pessoalmente, e apesar de não existirem reviews independentes, estou em crer que não irão existir grandes flutuações no desempenho e não considero isso muito mau. Não é um salto de desempenho fantástico, mas aceitável. Eu que jogo a 2K provavelmente serão um mimo para jogos actuais e futuros...

O preço também deve ter saído a contar com possíveis descidas futuras... Achava o preço mais justo e melhor posicionado se fossem 100€ abaixo e em cada respectivo modelos, isto para cortar a tentação de modelos de gerações anteriores (principalmente da concorrência), mas como os stocks sempre foram maus, também não sei se isso vai ser um real problema a curto prazo.

ArKanToS001

Power Member
Sim, mas não é performance "relevante", isto é, a minha 3070 corre tudo na boa a 4K sem RT, porque raio ia querer gastar 1000€ só para ganhar um pouco mais de performance se não poder usar o RT? Entáo a 1080p ou 1440p nem se fala, isso é segmento para GPUs de 400€, não de 1000€.
Então mas como é que se define performance relevante, é com RT ligado e nada mais importa? Eu fui bastante específico no meu post, e tu vens dizer que a 3070 chega e sobra. Eu percebo a tua narrativa de que enquanto a amd não competir em RT a nvidia faz os preços que quer, mas daí a dizer que é um mau ou pior produto apesar de claramente competir e agradar a um público diferente. Se me conseguires ajudar, diz-me que gráfica de ~400 cumpre os meus requisitos sff

JPgod

Moderador
Staff
cheira-me que teremos poucas unidades e alem disso com os AIB só aparecendo depois.

Já as 6000 séries quase impossível pegar uma founder edition.

Mas pessoalmente acho a FE mais interessante, porque deve ser das poucas que deve respeitar o TDP e ter boa eficiencia. os AIB devem lançar uns monstros que devem atirar-se aos 450-500w e pessoalmente tou fora, já se sabe que o ganho de performance no fim do dia não deve chegar a 10% para 50% a mais de consumo.

Mas pode ser que venha placas nos 355w, quem sabe a linha Pulse da Shappire respeite as specs oficiais e deixando a toxic e nitro para o extreme.

Ainda me recordo da Vega 56 pulse, placa mais bonita e interessante que me passou pelas mãos... Espero que façam algo naquele estilo com o bypass do airflow da terceira ventoinha.

Agora esta 7900 XT que o preço precisa mesmo se reajustado. É 10% mais barata e deve ser 20-25% mais lenta...