Gráfica AMD RDNA 3 (Radeon 7000 series)

É a tua opinião. Não concordo.

Ninguém exige 30 por uma linha.. Apenas que não se pare no tempo...

Por essa linha de pensamento passem a lançar gráficas apenas de 4 em 4 anos, que as consolas duram bem mais que isso, e escusam de estar a tentar evoluir tecnologicamente sem necessidade nenhuma.

É o underdog porque efectivamente assim se tem assumido e apresentado. Quando nesta geração opta por nem tentar ir a jogo com a topo de gama adversária, é claramente um lançamento de um produto com as suas limitações., uma vez que em RT segundo os números da própria AMD nem bate a topo de gama da concorrência da geração passada.

Outravez, estamos num ponto onde nenhuma das duas é melhor que a outra. A 4090 está no seu pódiozinho, sossegada da vida, mas é um mercado de nicho.

As restantes, uma é melhor num ponto, a outra é melhor no outro. Nenhuma vence, e isso é um facto, pois cada consumidor tem a sua opinião própria relativamente a querer ou não usufruir de RT, e todas são válidas.
 
Metro Exodus quer falar contigo.

Por acaso acho que a implementação mais normal de raytracing será algo semelhante a esse jogo e não a aberração que tens no Cyberpunk. Se assim for as AMD atuais já tem performance dentro daquilo que eu considero jogavel, a 7900XTX será obviamente ainda melhor.

Lembrar ainda que as RDNA tem um arquitetura diferente, e a BVH é diferente daquilo que encontras nas ampere. Em jogos em que existe uma optimização para a arquitetura da AMD a performance costuma ser boa. Aliás em jogos como o World of Warcraft, as RDNA2 tem melhor performance em raytracing do que as Ampere em algumas zonas. Não sei se é falta de otimização para as nvidia ou se por outro lado é a otimização que é feita para as AMD que as torna melhores (ou talvez uma combinação das duas coisas)
 
Última edição:
É a tua opinião. Não concordo.

Ninguém exige 30 por uma linha.. Apenas que não se pare no tempo...

Por essa linha de pensamento passem a lançar gráficas apenas de 4 em 4 anos, que as consolas duram bem mais que isso, e escusam de estar a tentar evoluir tecnologicamente sem necessidade nenhuma.

Mas a questão aqui é que a AMD não está parada no tempo e continua a evoluir, lançando com regularidade novos produtos e ao mesmo tempo sendo competitiva em vários mercados.

Agora não esperem é que o pequeno "david" enfrente os "GOLIAS" (Nvidia e Intel) com uma fração do orçamento / R&D e esteja sempre na mó de cima.
 
Joguei cyberpunk com a 1070 w gostei bastante, usei fsr. Comecei rerun com a rtx 2060 e tive que desactivar rtx pq ou era rtx a 30fps ou sem rtx a 60 fps (1440p Dls ligado) Agora tenho uma 2080ti , ontem experimentei por o raytracing no máximo ao pé de água e na altura do por do sol e admito que senti ali um factor wow. (com o frame drop a acompanhar) Tenho que ver se consigo fazer outro rerun com rtx ligado, ainda fui pro meio da cidade e já não vi nada particularmente espetacular, e continuo a achar que o rdr2 é superior em gráficos mesmo sem raytracing.
Se calhar faço rerun do metro tb com raytracing para ver se vale a pena.
Acho impressionante o fsr 2.1 , pelo que vi agora no cyberpunk, estar ao nível do Dls, qdo corre em todo o hardware possível
 
Sinceramente depois de ver os preços recomendados das novas AMD e a suposta performance (de acordo como os gráficos apresentados pela propria) não percebo como ha malta a descascar neles como se tivessem milhas atras... ok a 4090 parece inalcansavel...mas tamos a falar de uma placa cujo preço esta a milhas de distancia do MRSP das placas da AMD... o que mais me impressiona é ver a AMD lançar placas com bus de memoria consideravelmente superiores a nVidia e mesmo assim a preços muito mais acessíveis... o que me faz pensar se as placas da nVidia não estarão muito overpriced e com bastante margem para descer de preço....

para mim a partida a maior vantagem das novas placas da nvidia face a AMD é o DLSS3 o que vem aumentar em muito a longevidade das placas se adotado por larga escala, especialmente nos jogos AAA.... Se a AMD conseguir manter uma produção adequada destas placas de modo a manter os preços dentro do MRSP acho que pode conseguir melhorar a sua fatia de mercado a não ser que a relação qualiade/preço da gama/media baixa das ADA se venha a demonstrar consideravelmente superior ao da sua gama alta
 
O que me apercebo para muita gente aqui no forum nem sequer deveria haver segmentação de preco ou features.
Todas as graficas no mercado deveriam ter as mesmas características e os compradores só compravam o que o o consenso geral dissesse que é o melhor do mercado...

Juro que não entendo esta mentalidade que não aplicam a quase mais nenhum mercado. Imaginem o sector automóvel a ter este tipo de comportamento.
 
Para uma pessoa que não joga jogos single player, qual é a vantagem de ir nvidia? Isto e querer manter 160+ fps num ultrawide 1440p.
Pelo que tenho lido aqui se não jogar com RT on não faz sentido procurar uma gráfica de alta gama na nova geração, mas (on paper) não estará a amd a oferecer-me mais performance/$?
 
Parece que as vendas da 4080 e dos processadores 7000 da AMD não estão a correr muito bem... A ver se a AMD faz um update dos preços no dia de lançamento. Tirarem 100 a 150 dolares do preço da 7900XT seria uma boa prenda de natal.
 
Para uma pessoa que não joga jogos single player, qual é a vantagem de ir nvidia? Isto e querer manter 160+ fps num ultrawide 1440p.
Pelo que tenho lido aqui se não jogar com RT on não faz sentido procurar uma gráfica de alta gama na nova geração, mas (on paper) não estará a amd a oferecer-me mais performance/$?

Sim, mas não é performance "relevante", isto é, a minha 3070 corre tudo na boa a 4K sem RT, porque raio ia querer gastar 1000€ só para ganhar um pouco mais de performance se não poder usar o RT? Entáo a 1080p ou 1440p nem se fala, isso é segmento para GPUs de 400€, não de 1000€.
 
Sim, mas não é performance "relevante", isto é, a minha 3070 corre tudo na boa a 4K sem RT, porque raio ia querer gastar 1000€ só para ganhar um pouco mais de performance se não poder usar o RT? Entáo a 1080p ou 1440p nem se fala, isso é segmento para GPUs de 400€, não de 1000€.

Primeiro o tudo na boa a 4k numa 3070 é mentira, basta um borderlands 3 em ultra e já foste e segundo o upgrade na geração seguinte quase nunca faz sentido.

Por essa ordem de ideias estavas sempre a chorar o preço do novo cpu+motherboard todas as gerações e todos eles tinham de custar 100€ e uma sandes de presunto.

O preço da 7900XTX é caro e mau, mas a 4080 consegue ser um negócio muito pior.
 
Olha que o Borderlands aqui corre bem, e já é um jogo assim para o antigo, agora se queres falar no Tiny Tina Wonderlands, esse suporta FSR e, pelo que vejo, tambén DLSS, curioso, nem sabia disso. Se queres falar em jogos que não corram bem a 4K fala nos da Ubisoft, isto é, correm a 60 frames na boa, mas eu quero é jogar a 90, para andar a jogar a 60 tinha ido para uma consola.
 
Borderlands 3 é de 2019 e não, não corre bem em ultra 4k numa 3070. E tens mais exemplos, mas nem interessa para a discussão.

Se já tens uma 3070, muito dificilmente alguma placa das novas gerações será algo de relevante para ti se for só para jogar
 
Para uma pessoa que não joga jogos single player, qual é a vantagem de ir nvidia? Isto e querer manter 160+ fps num ultrawide 1440p.
Pelo que tenho lido aqui se não jogar com RT on não faz sentido procurar uma gráfica de alta gama na nova geração, mas (on paper) não estará a amd a oferecer-me mais performance/$?

Yeap, em teoria, pelo menos. Veremos é como serão os preços dos AIB, que poderão mudar esse panorama, caso o preço aumente substancialmente ou caso, aquando do lançamento das AMD, a Nvidia reduza (substancialmente) o preço da 4080.
 
Sim, mas não é performance "relevante", isto é, a minha 3070 corre tudo na boa a 4K sem RT, porque raio ia querer gastar 1000€ só para ganhar um pouco mais de performance se não poder usar o RT? Entáo a 1080p ou 1440p nem se fala, isso é segmento para GPUs de 400€, não de 1000€.

Continuo a perguntar...
Com que fundamento é que se diz que nas AMDs novas não se pode usar RT?
Por ter pior performance em RT que a nvidia? Mas o quanto pior, alguém aqui sabe? Ninguem aqui sabe decerto!

Se a diferença for 5 FPS no meio de 90 FPS, vai interessar muito?
Volto a dizer, aguardem resultados até dia 13 para termos respostas, até agora não se sabe de nada em relação a este aspecto, sabe-se à partir que é pior em RT, mas não sabemos o quanto pior.
 
Parece que as vendas da 4080 e dos processadores 7000 da AMD não estão a correr muito bem... A ver se a AMD faz um update dos preços no dia de lançamento. Tirarem 100 a 150 dolares do preço da 7900XT seria uma boa prenda de natal.
Pra mim a Nvidia nao vai mexer em nada visto ainda nao terem saido as graficas da AMD,quem nao quiser as 4080 que compre a geracao passada que é capaz de fazer parte da jogada da Nvidia,eles nao devem ter pressa em baixar o preco das 4080.
Se nao as venderem agora vendem mais tarde...
A AMD processadores nao é a mesma coisa que a AMD nas gráficas,os processadores estao a vender mal por isso já há corte de preco,podem ver na amazon alema que o 7600 e o 7700 já baixaram,os outros nao fui ver.
Nas gráficas, o preco a que vao lancar as 7000 parece interessante para a suposta performance logo na minha opiniao nao haverá cortes tao cedo.
 
mas a 4080 consegue ser um negócio muito pior.
Ora aqui está. Como tenho dito, são as duas péssimo negócio.

Continuo a perguntar...
Com que fundamento é que se diz que nas AMDs novas não se pode usar RT?
Por ter pior performance em RT que a nvidia? Mas o quanto pior, alguém aqui sabe? Ninguem aqui sabe decerto!

Se a diferença for 5 FPS no meio de 90 FPS, vai interessar muito?
Volto a dizer, aguardem resultados até dia 13 para termos respostas, até agora não se sabe de nada em relação a este aspecto, sabe-se à partir que é pior em RT, mas não sabemos o quanto pior.
É assim, a malta está apenas a basear-se nos nrs dados pela AMD, e de acordo com estes números há jogos onde nem bate uma 3090Ti.

Mas como dizes, e bem, só quando saírem é que se tiram as teimas.

Pessoalmente se fizer só menos 5fps que uma 4080, e o fsr for só um pouco pior que o Dlss, nem há discussão, era custar $900 ao invés dos $1000 e seria para mim já o negócio da década. (ainda que cara, claro)
 
@M4N!4K Mas temos números em que eles não batem a 3090Ti?
Pergunta honesta, porque do que vi as comparações deles apenas comparam com eles próprios, não se pode cruzar dados com outros reviewers dado que a AMD pode usar metodologias diferentes de testes de outros reviewers.
A mim não me surpreende perderem obviamente em RT, mas cruzamento de dados nunca resultou bem antes.
 
Back
Topo