Gráfica AMD RDNA 3 (Radeon 7000 series)

Sim, por isso é que eu acho estas medições de membros muito precoces :D
Havia aí umas tabelas já com nrs mesmo da AMD ao invés de 1.5 e 1.7, mas mesmo assim só comparando com outros da concorrência.
Enquanto não houver 1 gajo a fazer o teste, em condições controladas, de ambos os produtos, é tudo um disse que disse.
 
Última edição:
@M4N!4K Mas temos números em que eles não batem a 3090Ti?
Pergunta honesta, porque do que vi as comparações deles apenas comparam com eles próprios, não se pode cruzar dados com outros reviewers dado que a AMD pode usar metodologias diferentes de testes de outros reviewers.
A mim não me surpreende perderem obviamente em RT, mas cruzamento de dados nunca resultou bem antes.

A confirmar-se que eles estão a correr o FSR em Ultra Performance vs DLSS Quality o abate no rendimento será ainda maior do que se previa.
 
@Morais Pedido honesto, tive à procura na TPU mas não encontrei os slides, aonde é que está isso?

O slide é da propria amd, e é este:

Screenshot-2022-11-14-at-22-52-12-AMD-RDNA-3-GPU-Architecture-Deep-Dive-The-Ryzen-Moment-for-GPUs-1024x579.png


Como podes verificar, a 6950XT dá 13fps a 4K Nativos com RT.

Foi-se buscar um teste da Techspot, em que a 6950XT deu exatamente os mesmos 13fps nas mesmas condições, o que significa que o teste da Amd e da Techspot foram muito similares.

RT_CP2077_4K-p.webp


A partir daqui e presumindo que os testes são de facto muito similares, a 7900XTX dá os 21fps e a 4080 dá 31fps, o que é um grande incremento.

No teste da Techspot, com DLSS em Quality, a framerate sobe de 31fps para 58fps, e no teste da Amd com FSR sobe de 21fps para 62fps, o que significa que estão a usar em Ultra Performance (3x mais framerate).

Obviamente que só comparativos oficiais se vai ter certezas, mas estes testes parecem muito similares e dá para ter algumas ideias, pelo menos no Cyberpunk.
 
Última edição:
Exactamente, neste momento é tudo "disse que disse" com equações e contas de 3 simples quase :)

Não estará longe da realidade, mas dia 13 já se tiram as teimas :)
 
Exactamente, neste momento é tudo "disse que disse" com equações e contas de 3 simples quase :)

Não estará longe da realidade, mas dia 13 já se tiram as teimas :)

As contas de 3 simples têm estado bastante aproximadas nos ultimos anuncios. Não há grande motivo para esperar algo muito anormal neste lançamento.
 
O slide é da propria amd, e é este:

Screenshot-2022-11-14-at-22-52-12-AMD-RDNA-3-GPU-Architecture-Deep-Dive-The-Ryzen-Moment-for-GPUs-1024x579.png


Como podes verificar, a 6950XT dá 13fps a 4K Nativos com RT.

Foi-se buscar um teste da Techspot, em que a 6950XT deu exatamente os mesmos 13fps nas mesmas condições, o que significa que o teste da Amd e da Techspot foram muito similares.

RT_CP2077_4K-p.webp


A partir daqui e presumindo que os testes são de facto muito similares, a 7900XTX dá os 21fps e a 4080 dá 31fps, o que é um grande incremento.

No teste da Techspot, com DLSS em Quality, a framerate sobe de 31fps para 58fps, e no teste da Amd com FSR sobe de 21fps para 62fps, o que significa que estão a usar em Ultra Performance (3x mais framerate).

Obviamente que só comparativos oficiais se vai ter certezas, mas estes testes parecem muito similares e dá para ter algumas ideias, pelo menos no Cyberpunk.

É um bom cross-over mas não sei se será exatamente a mesma coisa
No caso do HWUnboxed/Techspot diz qualidade em High e depois então RT a Ultra, no caso do teste da AMD não sei exatamente o que escolheram, só sabemos que o RT está a ultra.

Se se verificar os 21 FPS no cyberpunk, a AMD continua atrás da Nvidia a termos de RT, mas duplica o performance face à gen anterior, não é vergonha nenhuma IMO, mesmo que implique ficar uma gen atrás neste sentido
A verificar-se isto, dado que isto tudo não passa de suposições, vai ser um pouco como o Tesslation, em que a nvidia levava vantagem no performance de geometria e a AMD tinha menos, e na maioria dos casos a diferença de performance apenas era grave/mais visível quando o tesslation era usado brutamente, algo que aconteceu em casos como o Crysis 2, ou em jogos que utilizavam o GameWorks para fazer tesslation (que ainda foram uns poucos dado à facilidade dos devs em implementar) e se bem me recordo diversos devs queixavam-se que o SDK não lhes possibilitava mudar a quantidade de tesslation que queriam (Queixa dos devs do Batman Arkham Origins, ainda me lembro disto, na altura tinha AMD), forçando quantidades/precisões exageradas propositadamente para causar problemas nas gráficas da AMD nos benchs e curiosamente também as gens mais antigas da Nvidia também.

Cyberpunk 2077 também é um bom use-case para RT dado que usa e abusa do RT, é dos jogos com mais RT disponiveis, fica a dúvida se em jogos com um grau menor de RT, ao nível do que as consolas fazem se se aguenta.
 
no caso do teste da AMD não sei exatamente o que escolheram, só sabemos que o RT está a ultra.

A 6950XT deu 13fps no slide da Amd e no da Techspot. Tem de estar em High igualmente, ou era alta coincidência darem a mesma framerate com settings gráficos diferentes.

Mas volto a referir, não passa de suposições como é obvio, mas neste momento é tudo o que temos :D
 
Se se verificar os 21 FPS no cyberpunk, a AMD continua atrás da Nvidia a termos de RT, mas duplica o performance face à gen anterior, não é vergonha nenhuma IMO, mesmo que implique ficar uma gen atrás neste sentido

Cyberpunk 2077 também é um bom use-case para RT dado que usa e abusa do RT, é dos jogos com mais RT disponiveis, fica a dúvida se em jogos com um grau menor de RT, ao nível do que as consolas fazem se se aguenta.


Pior é que, a julgar pelos exemplos dados pela AMD e nada mais, nem é o dobro (com 1 excepção). Dito isto é ver como corre tudo em 1080 e 1440, que são as resoluções que interessam à maioria.

Edit - e outra questão é se as 7900, no gráfico, estarão a usar FSR 2 (para manter tudo igual - Modo Performance) ou FSR 3.
 
Portanto a diferença entre a 7900XTX em DXR deverá ser inferior à diferença que existe entre a 4080 e 4090. Sendo que a 7900XTX deve ganhar claramente em raster sendo consideravelmente mais barata.

Não percebo a choradeira que para aqui vai muito sinceramente. Chegamos a um ponto que começo a achar que trata-se apenas de ultraje recreativo da parte de algumas pessoas.
 
Última edição:
Realmente há muita choradeira de ambos os lados, cada um a dizer que a sua predilecta é a melhor. Mas isso vai sempre haver, é uma espécie de Benfica vs Sporting.
 
Quanto muito o "outro" lado reclama, porque assim vai ter que pagar mais, ou pelo menos o que pedem pelos GPU da concorrência. :002:

Ninguém ganha com um dos lados fraco...

Eu pessoalmente, e apesar de não existirem reviews independentes, estou em crer que não irão existir grandes flutuações no desempenho e não considero isso muito mau. Não é um salto de desempenho fantástico, mas aceitável. Eu que jogo a 2K provavelmente serão um mimo para jogos actuais e futuros...

O preço também deve ter saído a contar com possíveis descidas futuras... Achava o preço mais justo e melhor posicionado se fossem 100€ abaixo e em cada respectivo modelos, isto para cortar a tentação de modelos de gerações anteriores (principalmente da concorrência), mas como os stocks sempre foram maus, também não sei se isso vai ser um real problema a curto prazo.
 
Sim, mas não é performance "relevante", isto é, a minha 3070 corre tudo na boa a 4K sem RT, porque raio ia querer gastar 1000€ só para ganhar um pouco mais de performance se não poder usar o RT? Entáo a 1080p ou 1440p nem se fala, isso é segmento para GPUs de 400€, não de 1000€.
Então mas como é que se define performance relevante, é com RT ligado e nada mais importa? Eu fui bastante específico no meu post, e tu vens dizer que a 3070 chega e sobra. Eu percebo a tua narrativa de que enquanto a amd não competir em RT a nvidia faz os preços que quer, mas daí a dizer que é um mau ou pior produto apesar de claramente competir e agradar a um público diferente. Se me conseguires ajudar, diz-me que gráfica de ~400 cumpre os meus requisitos sff
 
cheira-me que teremos poucas unidades e alem disso com os AIB só aparecendo depois.

Já as 6000 séries quase impossível pegar uma founder edition.

Mas pessoalmente acho a FE mais interessante, porque deve ser das poucas que deve respeitar o TDP e ter boa eficiencia. os AIB devem lançar uns monstros que devem atirar-se aos 450-500w e pessoalmente tou fora, já se sabe que o ganho de performance no fim do dia não deve chegar a 10% para 50% a mais de consumo.

Mas pode ser que venha placas nos 355w, quem sabe a linha Pulse da Shappire respeite as specs oficiais e deixando a toxic e nitro para o extreme.

Ainda me recordo da Vega 56 pulse, placa mais bonita e interessante que me passou pelas mãos... Espero que façam algo naquele estilo com o bypass do airflow da terceira ventoinha.

Agora esta 7900 XT que o preço precisa mesmo se reajustado. É 10% mais barata e deve ser 20-25% mais lenta...
 
Gostava era de ter uma placa a 300€ que fosse substancialmente melhor que a 2060 que tenho. Placas a estes preços continuo a dizer não obrigado. Espero pelo dia que voltem a níveis razoáveis.
 
Back
Topo