Dúvidas "Re-Cablar" Moradia

Edu115

Power Member
Bom dia,

A cablagem para os telefones cá de casa é estupidamente velha, e começa a fazer-se notar isso na qualidade de sinal ADSL.
Dessa forma, estou a pensar tirar o cobre velho e colocar rj45. Assim, adquiria uns telefones IP e com Asterisk no meu servidor caseiro ainda podia fazer umas coisas giras.

Preciso da vossa ajuda para algumas questões:
  • Acham que vale a pena?
  • Se sim, aconselham cat5e ou cat6?
  • "Cablar" uma moradia de 3 andares, de cerca de 80m2, poderá chegar a que preço?
 
o preço tem a haver com as divisórias, as tomadas que irás querer, se precisas de rasgar paredes para passar cabos etc.. a meter aproveita já cat6 blindado :)

e deves-te ter enganado nas contas.. 3º andares e só tem 80m2 ?

ou seja.. 5m por 5m em cada piso e tres pisos ? vives num rectangulo :P
 
o preço tem a haver com as divisórias, as tomadas que irás querer, se precisas de rasgar paredes para passar cabos etc.. a meter aproveita já cat6 blindado :)

e deves-te ter enganado nas contas.. 3º andares e só tem 80m2 ?

ou seja.. 5m por 5m em cada piso e tres pisos ? vives num rectangulo :P

Eu estava a dizer algo mais na ordem dos 9m por pm em cada andar, mas eu em medidas sou zero, portanto se calhar nem é bem isso :D

Aliás, estive agora a ver pelo Google Maps, e será algo tipo 20m * 20m em cada andar. :D
 
não sei até que ponto compensa mais vale a pena comprares um ou 2 routers se calhar. Digo eu, é que vais ter de andar a rasgar , pintar paredes etc ainda deve sair caro.
 
não sei até que ponto compensa mais vale a pena comprares um ou 2 routers se calhar. Digo eu, é que vais ter de andar a rasgar , pintar paredes etc ainda deve sair caro.

Estamos a falar da instalação telefonica, e dá menos dores de cabeça colocar cablagem tanto a nivel de velocidade como a nivel de segurança assim como, neste caso, em que se tem 3 andares, o sinal seria bastante fraco excepto onde o router tivesse ligado, ou seja neste caso teria que ter 3 o que não compensa.

Cumprimentos
 
n precisas gastar dinheiro em mais routers. o cabo CAT5 ou CAT5e fazem perfeitamente a sua função. têm um limite de 100m, a partir daí é preciso repetidores. a n ser q queiras forrar as paredes c cabo UTP, um router chega-te perfeitamente e ainda sobra p o q queres fazer. no maximo consegues gastar 50m na casa toda mas o q conta é a distancia a partir do router por isso mete-lo no piso do meio e daí passas o cabo tranquilamente.
 
Boas.
Se tiveres dinheiro aconselho cat6 ou cat6e isto ja a contar com as novas indicaçoes da ANACOM que irão sair ainda este ano, na nova versão do ITED.
O preço do UTP cat6 tem vindo a descer nos ultimos tempos, e ja ficas preparado para o futuro.
 
A moradia é antiga, portanto o cabo rj11 que lá tenho está praticamente todo colocado nas bermas da parede, raramente entrando pelas paredes.

Em relação ao cabo em si, desde que a diferença entre cat5e e cat6 (€€€) não seja muita, é uma hipótese a considerar.
 
A moradia é antiga, portanto o cabo rj11 que lá tenho está praticamente todo colocado nas bermas da parede, raramente entrando pelas paredes.

Em relação ao cabo em si, desde que a diferença entre cat5e e cat6 (€€€) não seja muita, é uma hipótese a considerar.

Provavelmente não vai ser muita a não ser que escolhas cat6 blindado( o que é um bocado overkill para o que queres fazer)
 
Back
Topo